FMCG Homepage Newsletter

Indústria nacional de produtos lácteos começa a exportar para Colômbia

Por a 28 de Junho de 2016 as 11:44

O mercado da Colômbia abriu para as exportações de leite e produtos lácteos portugueses.

O Ministério da Agricultura anunciou ontem (27 de junho) que irá publicar nos próximos dias as listas de empresas nacionais da fileira do leite autorizadas a exportar para o mercado colombiano. As trocas comerciais iniciam-se após a publicação.

O Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, já tinha dado conta, em janeiro, que a Comissão Europeia estaria a “agir no sentido de abrir os mercados do México e da Colômbia” aos produtores europeus, enquanto medida para atenuar os efeitos do embargo russo, e que o Governo estaria a agir de forma a incluir os produtos portugueses nas aberturas.

Além disso, o Ministério revelou que as autoridades venezuelanas pediram uma lista atualizada das empresas exportadoras para determinar a revalidação das credenciais de exportação de carne de porco, que expiram no próximo mês de agosto. O comunicado publicado na página do Governo dá conta que estas “deverão ser revalidadas” e que tem em vista a abertura do mercado venezuelano também para a exportação de produtos lácteos.

No próximo mês de julho, Portugal recebe inspetores líbios para avaliarem o sistema nacional de inspeção sanitária, tendo como objetivo a aprovação das exportações de bovinos, ovinos e caprinos para a Líbia. “Foram já efetuadas algumas transações comerciais, mas o objetivo é permitir o trânsito regular de animais vivos para aquele país”.

Também em setembro o país deve acolher uma “missão empresarial cubana” para habilitar as empresas de “peixe, carne e produtos lácteos” a vender para aquele país.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *