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Henkel adquire dona de detergentes Surf e sobe à 2ª posição no mercado norte-americano

Por a 28 de Junho de 2016 as 13:34
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A Henkel, dona de marcas como Persil e Schwarzkopf, comprou a concorrente Sun Products Corporation, sediada nos Estados Unidos. A operação atingiu os 3,2 mil milhões de euros e permite à multinacional posicionar-se na segunda posição no mercado norte-americano de ‘Laundry Care’.

A Sun Products Corporation, pertencente ao fundo Vestar Capital Partners, é “líder” nos Estados Unidos no que diz respeito aos segmentos de “detergentes e amaciadores para a roupa e outros produtos para o lar”, com marcas como All, Snuggle, Wisk, Sun, Surf, e Sunlight. Os 3,2 mil milhões de euros pagos pela aquisição da empresa sediada em Wilton, Connecticut (EUA), incluem a dívida, sendo que a conclusão da transação está ainda “sujeita à autorização regulamentar e a outras condições habituais de fecho”, explica em comunicado a Henkel.

“Com esta aquisição estratégica reforçamos a nossa posição nos EUA, o maior mercado de detergentes do mundo, e no Canadá”, sublinha Hans Van Bylen, CEO (chief executive officer) da multinacional de detergentes e cuidados domésticos e de beleza. A empresa tem vindo a fortalecer a sua posição no mercado do norte da América, “um dos mais importantes tendo em conta o peso na sua faturação global”, tendo vindo a adquirir nas últimas décadas operadores daquele mercado como Loctite, Dial, os adesivos National Starch ou outras marcas profissionais de cuidado com o cabelo como Sexy Hair, Kenra e Alterna. No último ano, a empresa atingiu na América do Norte um volume de vendas acima dos 3,6 mil milhões de euros, sendo que a nível global a multinacional faturou18,1 mil milhões de euros, no fiscal de 2015. Conta atualmente com mais de 6 000 colaboradores naquela região.

Por sua vez, a Sun Products gerou no último ano fiscal, um volume de vendas de cerca de 1,4 mil milhões de euros nos EUA e Canadá. Além de ser especializada em detergentes e amaciadores, a empresa é parceira e fornecedora de outras pequenas marcas de produtos de lavagem de roupa e de louça na América do Norte, empregando cerca de 2 000 colaboradores.

A Perella Weinberg Partners e o Credit Suisse têm prestado serviços de consultoria financeira e a Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP como consultores legais da Henkel para esta operação. A aquisição será completamente financiada e subscrita pelos Deutsche Bank, JP Morgan e BNP Paribas.

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