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Três perguntas a… Francisco Vázquez, presidente da 3gOffice

Por a 24 de Junho de 2016 as 16:51

Presente no mercado ibérico e latino-americano, a consultora 3gOffice presta serviços de ‘design’ e gestão de espaços colaborativos. Em entrevista ao HIPERSUPER, Francisco Vázquez, presidente da multinacional espanhola explica como vê o futuro das lojas.

Sendo que com o digitalos escritórios físicos vão desaparecer”, qual o futuro das lojas físicas?

As lojas físicas não vão desaparecer. Vão integrar o digital. Até agora, apenas era possível recolher dados do consumidor no canal online, agora conseguimos informação na loja. Sabemos o trajeto consumidor, o que vê, as zonas mais visitadas na loja, as montras mais eficazes. As lojas começam a integrar ecrãs para se adaptarem ao digital. O que é bastante dispendioso e o cliente não quer aceder a informação na loja. Se quiser, tem o seu telemóvel. A maioria dos ‘millenials’ já vem de casa a saber toda a oferta. O importante é disponibilizar uma rede ‘wireless’ para recolher dados do cliente. Até agora, pensávamos em fidelização, neste momento a palavra de ordem é personalização. As pessoas têm tanta oferta que é necessário haver diferenciação. As lojas vão transmitir cada vez mais o ‘lifestyle’ e a cultura da marca.

Qual vai ser o papel dos colaboradores?

O futuro dos trabalhadores na loja passa pelo aconselhamento. Vão-se tornar especialistas no conselho ao consumidor. O que vai exigir mais formação profissional. O operadores de loja são normalmente estudantes ou outros indivíduos que não estão ali por paixão. É visto como uma trabalho temporário. Mas acredito que no futuro os trabalhadores vão ser especializados.

Que trabalhos de retalho realizaram em Portugal?

Em Portugal remodelamos duas lojas da Vodafone, transformando-as em espaços que acompanham melhor o trajeto do consumidor. Anteriormete, o cliente ia até ao fundo da loja e só aí recebia atendimento, agora o trajeto é mais circular. O conceito já estava aplicado em outros países e tentamos aplicá-lo localmente.

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