Mercadona chega a Portugal em 2019
A cadeia de supermercados de origem espanhola Mercadona anunciou a intenção de avançar com o seu plano de internacionalização no mercado português. As primeiras quatro lojas abrem em 2019
![Rita Gonçalves](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Rita Gonçalves
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
A cadeia de supermercados de origem espanhola Mercadona anunciou a intenção de avançar com o seu plano de internacionalização no mercado português. O objetivo da empresa consiste na abertura das primeiras quatro lojas em 2019, iniciando assim o projeto de expansão internacional.
A retalhista estima investir inicialmente 25 milhões de euros e prevê criar cerca de 200 postos de trabalho nesta primeira fase de expansão. Para este objetivo, pretende iniciar contatos e o trabalho de campo, assim como identificar os locais mais adequados para as primeiras aberturas.
“A Mercadona comunicou às autoridades portuguesas a decisão de estabelecer o seu projeto empresarial no mercado português e as chaves do modelo de crescimento partilhado, que impulsiona a empresa”, explica a cadeia espanhola.
“Portugal é uma grande oportunidade para iniciar o crescimento internacional da empresa, e um país com o qual podemos aprender tanto com o consumidor como com o setor altamente competitivo da distribuição. A possibilidade de contribuir para o progresso económico e social do País e para o desenvolvimento do sector agroalimentar, é um desafio emocionante e uma aspiração de todos nós que fazemos parte do projeto Mercadona e que o sentimos como um compromisso”, afirma o presidente da empresa, Juan Roig.
A escolha de Portugal por parte da Mercadona, para iniciar o seu plano de expansão internacional, foi determinada pelo facto de ser um mercado próximo, de proximidade logística e que se enquadra no crescimento orgânico e natural da empresa.
A empresa de capital familiar é dirigida desde 1981 por Juan Roig. O presidente e a sua esposa Hortensia Herrero, vice-presidente da empresa, são os principais acionistas com mais de 80% do capital.
Em 2015, a Mercadona alcançou uma faturação de 20.831 milhões de euros. Atualmente, tem 1.587 supermercados e uma força de trabalho de 76 mil colaboradores, todos com contratos.