Homepage Logística Newsletter

DHL procura novas ideias de sustentabilidade e robótica para setor logístico

Por a 23 de Junho de 2016 as 16:51

A multinacional de logística DHL acaba de lançar dois desafios, inseridos na iniciativa Innovation Challenge, para desenvolvimento de soluções relacionadas com sustentabilidade e robótica.

A empresa especializada em transporte desafia todas as universidades, estudantes, empresas ou criadores com mais de 18 anos de idade a participarem nos concursos “Desafio Justo e Responsável” e “Desafio Robótica”. As candidaturas de podem ser entregues até ao próximo dia 28 de setembro.

Para primeira competição, “procuram-se conceitos originais e soluções práticas que abordem e resolvam os novos desafios ambientais e sociais. O conceito dos projetos podem estar relacionados com o uso da logística para o desenvolvimento da economia circular ou com o uso de redes de transporte globais para abastecer o comércio justo e a produção. A ideia poderá envolver a criação de um novo produto, uma solução de serviço ou até um conceito de embalagem, desde que acrescente valor para a sociedade, para o meio ambiente e para os negócios”, explica em comunicado a multinacional.

Por sua vez, o desafio de robótica sugere o desenvolvimento de um protótipo de um carrinho de autocondução, que faça entregas autonomamente, circulando entre zonas urbanas e rurais, a curta-velocidade. “Os nossos colegas têm um número cada vez maior de entregas para fazer. Uma vez que este é um trabalho feito manualmente nas ruas, gostaríamos que os conceitos apresentados facilitassem a vida dos nossos colaboradores”, explica Bill Meahl, Chief Commercial Officer da DHL.

Após a submissão, dá-se a pré-seleção dos projetos que serão avaliados por um painel de especialistas em logística, que irá selecionar três finalistas de cada desafio. Estes terão a oportunidade de apresentar a sua ideia ou protótipo diante de 180 profissionais seniores no Dia da Inovação, promovido pela empresa a 17 de novembro de este ano.

Os dois vencedores serão eleitos através de um sistema de votação em direto, tendo direito a um prémio monetário combinado no valor de 20 mil euros, e a oportunidade de exibirem as suas ideias nos centros de inovação da multinacional, em Troisdorf/Alemanha e em Singapura. Além disso, a DHL irá convidar os vencedores para discutir a possibilidade de concretização das ideias numa prova de conceito conjunta.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *