Distribuição Homepage Newsletter

Pingo Doce no Top 5 das marcas portuguesas mais valiosas

Por a 17 de Junho de 2016 as 15:06
pingo-doce.jpg

pingo_docePela sexta vez consecutiva, a EDP é a marca portuguesa mais valiosa, de acordo com o estudo elaborado pela consultora On Strategy/Brand Finance. No Top 5 das marcas portuguesas mais valiosas está a retalhista Pingo Doce, na terceira posição. Galp, CGD e Millennium BCP completam o ranking.

Apesar da manutenção da liderança, a EDP viu baixar o seu valor de 2,54 mil milhões de euros para 2,15 mil milhões, cerca de 15%. A principal causa para esta redução tem a ver com uma menor perspetiva de crescimento do volume de negócios, transversal a toda a indústria, tendo penalizado praticamente todas as marcas no setor das ‘utilities’ e energia.

Entre as cinco marcas portuguesas mais valiosas, o Pingo Doce é a única que cresce (de 558 para 639 milhões de euros) e a CGD destrona Millennium BCP, voltando à liderança do setor bancário.

De uma forma geral, este ano o valor de marca das principais marcas portuguesas sofreu uma quebra. De acordo com João Baluarte, Partner da On Strategy / Brand Finance “esta quebra generalizada é explicada, em parte pela instabilidade política do final do ano, provocando um aumento do nível de risco associado ao País, em paralelo com as perspetivas de crescimento da economia revistas várias vezes em baixa; no que diz respeito aos aspetos qualitativos, traduzidos na força de marca, verificámos uma manutenção generalizada dos ratings, o que reflete uma gestão sustentada e eficaz das principais marcas a atuar no nosso País”.

O “League Table Valuation Study” é um estudo anual da Brand Finance que avalia a força e o valor das marcas em cada país e a nível global. Para isso, auditou mais de 7.000 empresas e marcas em todo o mundo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *