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Retalho hiperconectado. A nova proposta de valor da Fujitsu

Por a 14 de Junho de 2016 as 14:46

2016_Fujitsu world_tourRita Gonçalves, em Madrid*

A Fujitsu apostou forte da primeira edição do Digital Entreprise Show (DES), que teve lugar no final de maio, na capital espanhola. Além de exibir o maior stand do certame, estrategicamente localizado à entrada da zona de conferências, a multinacional nipónica escolheu Madrid para dar início à sexta edição do Fujitsu World Tour. Este ano dedicado ao tema “Inovação centrada no ser humano em ação”, a mostra vai viajar por 22 países dos cinco continentes. Susana Soares, diretora de marketing da Fujitsu, assim como os responsáveis internacionais da multinacional, conduziram o HIPERSUPER numa visita guiada à área do stand dedicada ao retalho e à transformação digital dos negócios. Conheça as novidades.

PALM SECURE

Neste sistema patenteado a autenticação para pagamento, por exemplo, é feita através da forma com o sangue circula na palma da mão. A solução é única e uma alternativa à impressão digital, cada vez mais copiada. “Se estamos mais nervosos, numa situação de tentativa de assalto, por exemplo, então, a circulação do sangue é feita de maneira diferente e o sistema apercebendo-se não faz a acreditação”, explica a diretora de marketing da Fujitsu.

INTERNET DAS COISAS

Aplicação de realidade aumentada com ecrã acoplável ao capacete

O ecrã acoplável ao capacete nesta solução de realidade aumentada destaca-se pelo seu peso. É leve, pode ser aplicado em ambiente de trabalho intensivo. Pode ser o guia dos passos do trabalho, relativamente à área de intervenção, informa sobre o que já aconteceu nesse ambiente, quais são os próximos passos e tem inclusivamente sensores temperatura, permitindo diagnosticar a temperatura do espaço e dando indicações para corrigir. O comando é feito por voz mas as informações podem ser recebidas em vídeo. Solução utilizada em ambiente industrial e armazéns e fábricas.

Localização e Internet das CoisasFujitsu world_tour

A tecnologia de localização associada à internet das coisas (IoT) no retalho é utilizada para, por exemplo, compreender e analisar o comportamento do consumidor em loja. Através de um georeferenciador, dispositivo com uma precisão de 10cm, o retalhista tem acesso a informação sobre todo o percurso feito em loja, que cruza com a informação do que está na prateleira. A solução chama-se Ubiquitousware.

Com o crescimento das compras online, os retalhistas têm de otimizar a recolhas dos produtos no armazém, esta solução permite ler onde estão os produtos e como está a evoluir o stock, cruzando essa informação com a frente de loja, em tempo real. No caso do ‘picking’, os golocalizadores colocados nos empilhadores permitem otimizar a reposição e as rotas.

Sensores de Orelha

O sensor é colocado na orelha de um condutor de um veículo de transporte de mercadorias, por exemplo, e dá indicações sobre o nível de sonolência. Em caso de alarme, o condutor recebe uma notificação, através da vibração da orelha, para parar e descansar. Esta tecnologia permite detetar a temperatura do coFujitsuImpulserpo e a sua movimentação, ajudando a prevenir acidentes.

SELFCHECKOUT

São equipamentos pequenos que podem ser acoplados a qualquer sítio na loja, uma mesa, uma parede ou uma prateleira. Para compras de pequena dimensão, permite pagamento com cartão ou dinheiro, para aliviar a frente de caixa.

CARRINHA CONECTADA

Dotada de duas antenas de radiofrequência, a soluço permite controlar todo o stock no seu interior. Cada mercadoria tem uma etiqueta 100% eletromagnética e reutilizável. Quando é retirada do veículo, o sistema é automaticamente atualizado.

RFID ROUPA

Todas as peças de roupa têm uma etiqueta maleável na loja, colocada na origem, permitindo saber que peças chegaram da fábrica, que peças estão em armazém e que peças estão na placa de vendas. Uma vez comprado na loja, pode ser feito o scan de várias peças em simultâneo, o sistema dá automaticamente baixa do produto. Processo automático que reduz o erro humano.

DIGITAL ROOM

Numa sala com ecrãs projetados em várias paredes e uma mesa comum ao centro o software cumpre o papel principal: coordena a interação entre os participantes. Permite editar conteúdo na parede, na mesa ou qualquer outra superfície. Possibilita movimentar o conteúdo da parede, por exemplo, para dentro da zona pré-definida como palco principal da edição. Quando está concluído, é enviado para o telemóvel para a partilha.

*A jornalista viajou a convite da Fujitsu Portugal

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