Distribuição Homepage Newsletter

O que pode ler na edição impressa do HIPERSUPER

Por a 8 de Junho de 2016 as 13:58

HipersuperO futuro dos pagamentos no comércio desdobra-se em soluções tecnológicas inovadoras que parecem saídas de um filme de ficção científica. No entanto, os novos sistemas já existem e estão prestes a mudar a forma como os consumidores fazem compras. Este é o tema em destaque na próxima edição impressa do HIPERSUPER, capa de junho.

É unânime entre os principais operadores do setor entrevistados pelo HIPERSUPER: a indústria de pagamentos está a assistir ao maior período de transformação de sempre na história do dinheiro e dos serviços financeiros. Chips, sensores, tecnologia ingerível, ‘contactless’ e outras ferramentas disponíveis permitem múltiplas conjugações para trazer ao público as melhores soluções de pagamento, sejam físicos, mobile ou online. Fique a conhecer as inovações que já se apresentaram ao mercado e as que podem chegar brevemente.

EXPERIÊNCIAS

De Ílhavo para o mundo. Estratégia para conquistar o mercado nacional

Arsenio Gil, fundador da Sysdev, conta na primeira pessoa como o seu ‘software’ para a área de mobilidade empresarial atrai profissionais de todo o mundo.

Modernizar o futuro

As empresas mais tradicionais são por vezes as que mais sentem dificuldade na modernização da sua proposta de valor. O que não aconteceu com a Montiqueijo, que adaptou a sua oferta aos novos hábitos de consumo e modernizou a sua imagem, sem esquecer a sua génese familiar. Dina Duarte, diretora-geral da empresa que lhe foi herdada pelos pais, explica como.

DISTRIBUIÇÃO

Mercado de Campo de Ourique atrai 1 milhão de visitantes por ano

Este foi o primeiro mercado de Lisboa a passar por uma modernização a fundo, em 2012, resultado de uma parceria público-pivada. Hoje o espaço mistura a oferta do tradicional mercado de produtos frescos com conceitos de restauração para todos os gostos, incluindo bar e café, atraindo mais de um milhão de visitantes por ano.

Espanha e Brasil na mira da Topsndolls

A Topsndolls é a primeira marca portuguesa de revenda de produtos para criança. Nasceu no Porto em 2009 e nos seus horizontes estão a Espanha e o Brasil. O ‘master’ da insígnia, Sérgio Carvalho diz que uma abertura no país vizinho pode acontecer “a qualquer momento”.

Vem aí a década dos ‘millenials’. Está preparado?

Os escritórios físicos como os conhecemos hoje vão provavelmente deixar de existir na próxima década, quando os nativos digitais representarem a maior fatia da população ativa mundial. Esta foi uma das principais conclusões da Workplace Conference – Beyond 2020 Lisboa, a sessão inserida nas conferências internacionais promovidas pela 3gOffice. Em entrevista ao Hipersuper, o presidente da consultora espanhola especialista em arquitetura corporativa explica como vê os espaços de retalho neste futuro próximo.

O processo criativo de uma aplicação móvel

A aplicação ‘Pronto a Levar’ venceu o concurso Star APP levado a cado pela Sonae. A vencedora explica como construiu o serviço e como este vem dar mais conveniência à experiência de compra do consumidor.

ENTREVISTA

“Novos ‘self service’ da Fujitsu desenhados em Portugal”

A Fujitsu prepara-se para exportar para todo o mundo o software de ‘self service’ que foi conduzido de raíz no centro de inovação da multinacional nipónica em Lisboa. O Hipersuper aproveitou a visita à primeira edição da Digital Enterprise Show, em Madrid, para entrevistar o responsável de retalho e diretora de Marketing da Fujitsu Portugal.

“RioSul é um centro familiar de visita diária”

O RioSul Shopping comemora 10 anos a servir as populações da margem sul do Rio Tejo. Saiba a estratégia que faz deste um centro de vista diária para as famílias da zona.

ESTUDOS&ESTATÍSTICAS

Estamos preparados para ter lineares de produtos financeiros?

Mais uma análise do Comparaja.pt para o Hipersuper. Está o retalho nacional a preparar-se para oferecer produtos financeiros como já acontece nos supermercados de outros países?

Higiene do Lar em recuperação – aumentar a penetração é chave para crescer

Teresa Cotim Figueiredo, country manager da Kantar Worldpanel desde novembro de 2015, faz a sua primeira análise do mercado de FMCG (bens de grande consumo) para o Hipersuper. A responsável analisa os padrões de compra que levaram a crescimentos na categoria de higiene para o lar, que representa uma oportunidade para as marcas.

ESPECIAL PONTO DE VENDA: CONSTRUÇÃO, DESIGN E DECORAÇÃO

Redesenhar e reposicionar para oferecer experiências

As novas tendências de materiais, ambiente e comunicação nos espaços comerciais são expostas nesta edição.

Loja física na estratégia dos ‘marketeers’

As estratégias de marketing estão a reconhecer as oportunidades de aproximação ao consumidor na loja física. Saiba porquê.

MARCAS

Os ícones pop da cultura de consumo

Uma exposição sobre a história das marcas, levada a cabo pela Superbrands Portugal, conta a evolução do ‘design’ e da comunicação com o consumidor daquelas que se tornaram ícones da cultura ‘pop’ da sociedade portuguesa.

Leite de pastagem traz valor aos Açores

A Terra Nostra lançou uma nova categoria de leite em Portugal. O primeiro leite de pastagem produzido no País resulta do Programa Vacas Felizes, que veio valorizar a sustentabilidade e a qualidade de criação dos animais nos Açores.

FEIRAS

Retalho hiperconectado

A Digital Enterprise Show nasceu este ano na capital espanhola. A convite da Fujitsu Portugal, o Hipersuper viajou até à feira dedicada à transformação digital dos negócios, que recebeu os maiores ‘players’ do setor.

IFFA 2016: Automatizar a indústria alimentar

A cada três anos a indústria alimentar reúne-se na cidade alemã Frankfurt para conhecer a mais recente maquinaria disponível para a indústria alimentar, sobretudo para o setor de carne, assim como as tendências no processamento dos produtos. A Multivac, líder do mercado mundial de termoformadoras para acondicionamento de produtos, apresenta-se num dos maiores da feira com as novidades para automatizar os sistemas de embalagem.

OPINIÃO

Revivalismo: fazer da saudade lusitana uma oportunidade de negócio

Sérgio Pereira, diretor-geral e fundador do Comparaja.pt, diz que ser do bairro voltou a ser ‘cool’ e a atrair muita clientela. Ainda assim, os “revivalismos” surgem da iniciativa de pequenos investidores de retalho e não dos grandes ‘players’ do mercado. O colaborador do Hipersuper deixa o desafio.

Os desafios do conceito gourmet

Temos visto nascer novos conceitos denominados gourmet ou de produtos mais específicos. Os retalhistas apostam nestes espaços para trazer mais valor ao negócio, mas há que ter em conta alguns aspetos para não se correr riscos, como o de prejudicar o negócio já existente. Miguel Murta Cardoso, o consultor sénior, especialista em retalho e uma presença habitual no Hipersuper, explica as várias formas de o fazer e o que está em questão em cada uma das estratégias.

Multiplique os momentos de verdade

Ir ao encontro do consumidor para aumentar a disponibilidade pode contribuir para aumentar a penetração que, segundo Miguel Tapada, managing partner da On Spot, é o caminho para o crescimento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *