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ESPECIAL Logística. Operações ‘just-in-time’ substituem gestão clássica em armazém

As práticas ‘just-in-time’ têm vindo a substituir a gestão clássica de stock em armazém. A meta é maximizar a capacidade de servir os clientes com a menor acumulação possível de materiais em stock

Rita Gonçalves
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ESPECIAL Logística. Operações ‘just-in-time’ substituem gestão clássica em armazém

As práticas ‘just-in-time’ têm vindo a substituir a gestão clássica de stock em armazém. A meta é maximizar a capacidade de servir os clientes com a menor acumulação possível de materiais em stock

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Especial Logística: Armazenamento e Transporte

armazem

A transformação digital dos negócios está em curso e o setor do grande consumo não é exceção à regra. As cadeias de abastecimento estão a ajustar-se às novas e mais prementes exigências de quem compra.

“No grande consumo, a omnicanalidade tomou conta das preocupações dos retalhistas. Os puros online estão a aventurar-se na abertura de lojas físicas e o retalho tradicional procura conquistar posição e aumentar a resiliência do seu negócio, através do e-commerce e de estratégias de comunicação globais, muito assentes nas redes sociais e na exploração das possibilidades que a internet atualmente oferece. Com o esgotamento do conceito de hipermercado, e mesmo de supermercado, os retalhistas exploram formatos de proximidade e de ecommerce, como forma de responder a consumidores cada vez mais exigentes e sofisticados nos seus comportamentos de consumo”. O retrato é feito por Pedro Gordo, Supply Chain business development do Grupo Generix, especialista no desenvolvimento de software para a cadeia de abastecimento.

O que está, então, a mudar, na gestão dos armazéns? “O ajustamento consiste em gerir stock de forma global e integrada em todos os pontos da cadeia. Surgem armazéns especializados em ecommerce, por vezes com o apoio de lojas físicas próximas. O stock de fornecedores e fabricantes são considerados no stock disponível para os consumidores”, sublinha o colaborador da empresa que lançou em Portugal a primeira aplicação de realidade aumentada para a gestão do armazém.

Isabel Viçoso, administradora da prestadora de outsourcing logístico Logic, sublinha, por sua vez, que o armazenamento evolui no sentido da especialização “em tecnologia, segurança, especificidade de produtos e modelos de negócio” das empresas, com foco na “dispersão geográfica e capilaridade”.

armazem automatico verticalPara otimizar os espaços logísticos e de armazenamento existentes, os operadores tem vindo a apostar em soluções verticais, como os armazéns automáticos, transelevadores, ‘sorters’, plataformas e ‘mezzanines’, entre outros. “Por exemplo, os armazéns verticais permitem esgotar totalmente a capacidade atual do espaço antes de partir para a procura de uma nova infraestrutura”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Leandro Fernandes, key account da VRC, fornecedor de armazéns automáticos.

Pedro Gordo, por sua vez, dá um exemplo de poupança de espaço. “Um armazém automático numa superfície de 2.000 metros quadrados (m2) pode aumentar para mais do dobro a capacidade de armazenamento de paletes, evitando a deslocalização do produto ou a aquisição de um espaço adicional”.

Otimizar ou alugar novos espaços?

O armazenamento vertical revela-se uma “boa opção” para aumentar a capacidade dos espaços, mas a administradora da Logic ressalva que se trata de uma “economia que exige uma estrutura rigorosa em termos de segurança e processos. E perante as circunstâncias conjunturais há menos necessidade de grandes stocks. Hoje em dia, cada vez se produz menos stock armazenado”.

Como está, então, a evoluir a procura de espaços logísticos e armazéns em Portugal? “Há muitos espaços disponíveis, a preços acessíveis e com boa cobertura geográfica. É um bom momento para aumentar a capacidade de armazenagem através de aquisição ou aluguer de armazéns”, revela, por sua vez, o colaborador da Generix.

Jungheinrich EFG S30sA procura em Portugal está atualmente muito relacionada com espaços próximos de grandes cidades, armazéns especializados e instalações dedicadas ao comércio online, além de espaços logísticos de suporte às operações industriais.

A crise económica, o decréscimo do consumo interno e o aumento das exportações influenciaram os custos de armazenamento em Portugal, explica Pedro Gordo. “O custo tem vindo a decrescer ao longo dos últimos anos, estando atualmente em níveis baixos. É previsível que este custo acompanhe o comportamento da economia, que esperamos venha a crescer”.

Subcontratar ou gestão própria?

Para reduzir o risco associado a uma operação logística gerida internamente, muitas empresas subcontratam os serviços de armazenamento e transporte. “A subcontratação de serviços está relacionada sobretudo com o desempenho e o custo que o serviço representa para as empresas. A contratação de armazéns a terceiros apresenta benefícios em cenários onde é possível traduzir esse modelo numa efetiva redução de custos operacionais e financeiros, concretamente, uma simplificação e agilização dos processos. Não raras vezes os benefícios capitalizados pelo facto de se abdicar de um armazém próprio têm uma expressão tão significativa que permite às organizações canalizarem os investimentos para outras áreas de negócio”, defende a administradora da Logic.

pickingNuno Queirós, Product Manager da Primavera BSS, especialista em software de gestão, sublinha, por sua vez, que, como em qualquer negócio, também neste, uma das formas mais universais de conseguir justificar a operação com recursos próprios consiste na capacidade de atingir uma escala que torne o serviço rentável. Quanto maior for a especialização e o custo das condições de armazenagem, maior será a escala necessária para a sua competitividade”.

Por outro lado, Pedro Gordo defende as vantagens de uma solução mista. “Frequentemente, a melhor estratégia logística passa por uma solução mista, com armazenagem contratada a terceiros em complemento da capacidade instalada. É uma forma de fazer face a picos de atividade. Tecnicamente, a melhor solução é a que garante o custo total logístico mais baixo, o que não fácil de calcular, atendendo à diversidade das variáveis envolvidas, com destaque para a incerteza do mercado”.

A era do ‘crossdocking’

Entre as atividades logísticas em armazém, as empresas portuguesas privilegiam sobretudo o ‘crossdocking’. Uma solução que remete para “a tendencial inexistência de armazenagem, ou seja, para práticas ‘just-in-time’, nas quais pretende-se maximizar a capacidade de servir os clientes com a menor acumulação possível de materiais em stock. Efetivamente, é esta última que, sempre que possível e com técnicas pouco evoluídas, tem sido perseguida pela maioria das organizações em Portugal. Isto estará necessariamente relacionado com a situação económica que o País atravessou nos últimos anos, mas provavelmente poderá encontrar uma justificação mais plausível no aumento da granularidade e disparidade dos produtos que servem de base às transações atuais, tornando impossível uma gestão clássica de stock em armazém”, ressalva Nuno Queirós.reposição

As empresas privilegiam todos os processos que permitam baixar os custos logísticos. Além do crossdocking no armazém, também a implementação de, por exemplo, “fluxos tensos e de PBL (Pick-By-Line) permitem reduzir o nível de inventário de forma substancial sem prejuízo dos níveis de serviço ao cliente final”, garante o colaborador da Generix.

Sistemas colaborativos e ‘big data’

Nos últimos anos, a evolução dos sistemas de gestão de armazém e de processos logísticos assentou sobretudo na maximização do seu produtividade e desempenho e dos processos que os sistemas ajudam a gerir. O ‘voice picking’ é um dos exemplos de inovação deste tipo, revela o product manager da Primavera. “Apesar de esta nova abordagem não estar esgotada”, o futuro será marcado pelo incremento do interesse em novas abordagens, como os sistemas colaborativos e o ‘big data’. “Os sistemas colaborativos permitem uma revisão do paradigma dos sistemas atuais com efeitos muito interessantes. Um exemplo disto é a transição para sistemas na ‘cloud’ que abrem as portas à disponibilização de serviços que ajudem a orquestrar os processos logísticos de vários intervenientes do processo. Imagine-se um cenário em que o recetor de um determinado produto consegue saber a todo o momento toda a informação de rastreabilidade das mercadorias que o operador está a transportar, nomeadamente as características da carga e a hora prevista de chegada ao cais. Com esta informação poderia otimizar o seu cais de descarga com as condições adequadas no momento adequado, garantindo uma otimização total dos seus recursos. Imagine-se agora que todo este processo é efetuado automaticamente, ou seja, que o sistema do operador está a comunicar com um serviço de coordenação na ‘cloud’ e que esse mesmo serviço está integrado com o sistema do recetor ajudando-o a ajustar as movimentações em armazém em função dos dados que vai recebendo em tempo real.

Que significado teria esta otimização para ambas as empresas? Que significado teria se fossem incluídos no mesmo processo todos os intervenientes? Seguramente que isto resultaria numa otimização significativa de todos os recursos com impacto direto nos custos”, remata Nuno Queirós.

Sobre o autorRita Gonçalves

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Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva

Disponível, a partir deste mês, em todos Portugal Duty Free nos aeroportos nacionais embalagens exclusivas de Licor Beirão, com ilustrações personalizadas das regiões do país onde as lojas estão localizadas: Lisboa, Porto, Algarve, Açores e Madeira.

A ideia pretende celebrar as características de Portugal junto de todos os viajantes que diariamente passam pelos aeroportos nacionais, que podem levar uma lembrança carregada de Portugalidade para casa: Licor Beirão embalado numa caixa com uma ilustração rica da essência dos principais pontos turísticos nacionais.

“Na Portugal Duty Free valorizamos a Portugalidade e o que de melhor se produz no nosso país. Queremos que cada passageiro que passe pelas nossas lojas, leve uma boa recordação de Portugal, por isso, apostamos num portfólio vasto em produtos e marcas nacionais, desenvolvendo iniciativas ao longo do ano que os destaquem. Termos Licor Beirão, marca que é um símbolo nacional, a desenvolver este packaging especial a pensar nos nossos clientes vem, precisamente, ao encontro da nossa estratégia e é uma mais valia na nossa oferta”, refere Cláudia Carvalho, diretora de marketing da Portugal Duty Free.

“Portugalidade faz parte da nossa essência, não fossemos nós O Licor de Portugal! É por isso que, como a bebida preferida dos portugueses, queremos levar Portugal em cada garrafa, não só pelo nosso precioso líquido, mas também por um packaging, uma ilustração, que é quase uma ode a Portugal. São edições como estas que nos enchem de orgulho e que sabemos que irão fazer a diferença na escolha de produtos portugueses pelos viajantes que passam diariamente pelos nossos aeroportos”, acrescenta Daniel Redondo CEO do Licor Beirão.

 

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Novo packaging das bolachas Arcádia cruza tradição e modernidade

A Arcádia apresenta o novo packaging das suas bolachas artesanais inspirado nas patisseries parisienses e no famoso “chá das 5” inglês.

 

O lançamento da embalagem é feito esta semana, no âmbito do Dia dos Avós, que se assinala no dia 26 de julho, já que as linhas – o elemento central do design – remetem também para as memórias entre netos e avós.

Numerados de 1 a 5 e com cores diferentes associadas a cada sabor, os pacotes mantêm no seu interior a mesma receita que faz parte da história da marca portuense, nas versões chocolate, manteiga, canela, limão e caramelo. A embalagem conta igualmente com uma janela transparente que permite uma maior visibilidade do produto.

No seguimento desta renovação, a marca avança em comunicado que está ainda prevista para setembro a aplicação do novo conceito gráfico à da lata de sortido de bolachas, mantendo o seu estilo vintage, resistente e duradouro.

 

Sobre o autorHipersuper

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SagalExpo regressa a Lisboa de 28 a 30 de abril

De 28 a 30 de abril de 2025, a FIL, em Lisboa, volta a receber mais uma edição da SagalExpo. Durante três dias, empresários portugueses e compradores internacionais reúnem-se num evento que promove a inovação e a excelência das marcas e produtos portugueses.

A próxima edição da SagalExpo já tem data: de 28 a 30 de abril de 2025, a FIL volta a receber aquela que é considerada a maior plataforma para a exportação de marcas e produtos portugueses do setor agroalimentar.

A organização lembra que num momento em que a procura global por produtos de elevada qualidade aumenta, a SagalExpo é o espaço certo para impulsionar a internacionalização das empresas portuguesas e abrir portas a novos mercados.

Durante três dias, empresários portugueses e compradores internacionais reúnem-se em Lisboa para um evento, promovido pela Exposalão, que promove o networking, a promoção da inovação e a presença das empresas portuguesas no cenário internacional.

Na última edição, nos dias 15, 16 e 17 de abril, a SagalExpo reuniu 380 empresas e mais de 1100 compradores estrangeiros.

 

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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Minsait Portugal tem novo diretor-geral

Vasco Mendes de Almeida vai liderar a Minsait assim como as restantes áreas de negócio da Indra Group (defesa, tráfego aéreo e espaço) com o objetivo de executar o plano estratégico do Grupo. Pedro Madeira Rodrigues nomeado diretor de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais, acumulando esta função com o seu atual cargo de diretor de Marketing e Comunicação.

A Indra Group (Indra/Minsait) renovou a direção em Portugal e nomeou Vasco Mendes de Almeida como novo diretor-geral no país. A prioridade de Vasco Mendes de Almeida, que vai liderar a Minsait assim como as restantes áreas de negócio da Indra Group (defesa, tráfego aéreo e espaço), será o desenvolvimento do Plano Estratégico Leading The Future, que prevê um crescimento significativo da empresa em Portugal, tanto no negócio das tecnologias de informação como no da defesa.

Vasco Mendes de Almeida, que reportará a Pedro García, diretor da Minsait na Europa, tem um longo percurso na empresa, onde ocupou diversos cargos de gestão, tanto nas áreas de mercado como das operações. Nos últimos anos, liderou as áreas de desenvolvimento de negócio, estratégia e alianças. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico e tem um mestrado em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.

“Portugal representa, para a Minsait e para o Grupo Indra no seu conjunto, um país com um elevado potencial e com um papel importante no desenvolvimento do novo Plano Estratégico Leading the Future. No âmbito  deste plano, prevemos um crescimento significativo nos próximos anos, que será liderado por uma equipa de gestão renovada e com um amplo conhecimento da geografia e do mercado português, confirmando a aposta da empresa no talento local”, refere Vasco Mendes de Almeida.

Em Portugal, a empresa era liderada desde 2019 por Vicente Huertas, que foi nomeado diretor das filiais no Peru, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai, também com a prioridade de impulsionar o crescimento nestes países, de acordo com as linhas do Plano Estratégico Leading The Future.

Para além de Vasco Mendes de Almeida, a empresa anunciou ainda a nomeação de Pedro Madeira Rodrigues como diretor de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais, acumulando esta função com o seu atual cargo de diretor de Marketing e Comunicação.

Pedro Madeira Rodrigues, com funções executivas na Minsait há cinco anos, foi anteriormente, entre outros cargos, Diretor-Geral da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e Chefe de Gabinete do Ministro da Economia. Licenciado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, possui ainda um MBA pela Universidade Nova de Lisboa, com formação executiva pela Harvard Business School (Program for Leadership Development) e pela AESE (Programa de Alta Direção de Empresas).

Sobre o autorHipersuper

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Nespresso abre quiosque no Nosso Shopping

A Nespresso acaba de abrir um quiosque no Nosso Shopping, centro comercial gerido e comercializado pela consultora imobiliária CBRE, situado em Vila Real. “A chegada do quiosque da Nespresso ao […]

A Nespresso acaba de abrir um quiosque no Nosso Shopping, centro comercial gerido e comercializado pela consultora imobiliária CBRE, situado em Vila Real.

“A chegada do quiosque da Nespresso ao Nosso Shopping é mais uma prova da capacidade do nosso centro comercial em trazer grandes marcas para a região, representando um marco significativo para a cidade de Vila Real. Esta nova insígnia vem complementar a já ampla oferta comercial do Nosso Shopping, proporcionando aos nossos clientes ainda mais variedade e qualidade, consolidando-nos como o centro comercial de referência em Trás-os-Montes”, afirma Roberto Senra, diretor do Nosso Shopping.

 

 

 

 

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Aquaservice adquire a Eden Springs Portugal para reforçar expansão internacional

“Esta operação representa um sucesso importante na nossa estratégia de expansão internacional e fortalecimento da nossa posição na Península Ibérica”, sublinha Alberto Gutiérrez, CEO da Aquaservice.

A empresa Aquaservice adquiriu recentemente a Eden Springs Portugal que, até à data, era propriedade da Primo Water Corporation, de origem norte-americana.

Desta forma, a empresa líder em Espanha na distribuição de água em garrafão com dispensador, une o mercado espanhol e português com o objetivo em ser líder no serviço de água em garrafão com dispensador da Península Ibérica, com cerca de 750.000 clientes residenciais e empresas, 70 delegações, 7 centros de produção localizados em nascentes de água mineral natural e água de nascente e uma equipa de 3.600 pessoas.

“Esta operação representa um sucesso importante na nossa estratégia de expansão internacional e fortalecimento da nossa posição na Península Ibérica. Além disso, esta aquisição permite-nos oferecer um maior valor acrescentado aos nossos clientes, graças à integração das nossas capacidades e aproveitamento de sinergias entre ambas as empresas” sublinha Alberto Gutiérrez, CEO da Aquaservice.

“Acreditamos que esta aliança estratégica impulsionará um crescimento exponencial para nos consolidarmos como o líder indiscutível na distribuição de água em garrafão com dispensador, em Espanha e Portugal. Estou entusiasmado com as oportunidades que esta união trará a todos. Gostaria ainda de aproveitar esta ocasião para reconhecer o trabalho, a dedicação e o talento das pessoas que formam toda a equipa da EDEN. A sua experiência e conhecimento são fundamentais para o sucesso futuro da organização conjunta. Damos as boas-vindas aos 150 colaboradores da Eden Portugal e aos seus 45.000 clientes que se juntam à família Aquaservice.”, acrescenta.

Paulo Rodrigues, country manager Eden Portugal explica que: “estamos muito satisfeitos em nos unir à família da Aquaservice, uma empresa que partilha os nossos valores a nível de inovação, qualidade e excelência no serviço. Esta operação representa uma excelente oportunidade de fortalecer a nossa presença na Península Ibérica e melhorar ainda mais a oferta aos nossos clientes. Acreditamos firmemente que a combinação das nossas forças com as da Aquaservice permitirá alcançar novas metas e oferecer produtos e serviços ainda mais inovadores. Esta integração não irá beneficiar apenas os nossos clientes, mas também os nossos colaboradores e parceiros, através da criação de um ambiente de crescimento e novas oportunidades”.

A Deloitte Financial Advisory atuou como consultora financeira a nível fusões e aquisições da Aquaservice nesta operação, enquanto a Garrigues, empresa internacional de serviços jurídicos, atuou como consultor jurídico.

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Salesforce anuncia o seu primeiro agente de IA totalmente autónomo

A Salesforce, CRM de Inteligência Artificial, anuncia o Einstein Service Agent, o primeiro agente de IA totalmente autónomo da Salesforce.

A Salesforce afirma que o Einstein Service Agent “torna os chatbots convencionais obsoletos, tendo a sua capacidade de compreender e agir perante ampla gama de problemas de serviço, sem cenários pré-programados, ajudando a tornar o atendimento ao cliente mais eficiente”.

Construído na plataforma Einstein 1, o Einstein Service Agent interage com grandes modelos de linguagem (LLMs), analisando o contexto completo da mensagem do cliente e, em seguida, determinando, de forma autónoma, as próximas ações que devem ser tomadas.

Utiliza IA generativa para criar respostas conversacionais – fundamentando as suas respostas em dados de negócios confiáveis ​​de uma empresa, incluindo dados do CRM da Salesforce – adaptadas à voz, ao tom e às diretrizes da marca de uma empresa.

Está disponível 24/7, para comunicar com os clientes em linguagem natural, responder em portais de auto-atendimento e canais de mensagens, e executar tarefas de forma proativa enquanto opera dentro de barreiras claras que as empresas podem definir, através da utilização da Plataforma Einstein 1.

“Quando surgem problemas mais complicados e de alto contacto, que requerem o contacto com um trabalhador humano com base nos parâmetros definidos pela empresa, o Einstein Service Agent realiza a transferência de forma rápida”, informa ainda a Salesforce.

O serviço está atualmente em fase piloto, mas a empresa afirma que estará disponível ainda este ano.

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Setor de retalho alimentar europeu com perspectivas de crescimento otimistas para os próximos anos

De acordo com o mais recente relatório de retalho da Savills, Portugal registou, no 1º semestre, um aumento de 49% no volume de investimento no setor de retalho alimentar em relação ao ano anterior.

De acordo com o mais recente relatório de retalho da Savills, o setor de retalho alimentar europeu apresenta perspectivas de crescimento otimistas para os próximos anos. A análise conclui que a melhoria do índice de confiança dos consumidores, a diminuição da inflação, a redução das taxas de juro e o aumento previsto nas vendas a retalho são bons indicadores para consumidores, retalhistas e investidores.

O aumento do consumo impulsionará os planos de expansão dos principais operadores, acelerando a abertura de novos espaços. Estes fatores desempenharão um papel significativo no estímulo ao apetite dos investidores e no incremento dos volumes de investimento para o segmento.

“Em Portugal, os operadores alimentares nacionais e internacionais têm planos de crescimento ambiciosos. As transações deste tipo de ativo têm vindo a ganhar importância nos últimos anos. O volume do primeiro semestre de 2024 ascendeu a 58 milhões de euros, um aumento de 49% face ao primeiro semestre de 2023. O interesse dos investidores nesta classe de ativos tem aumentado, suportado pela resiliência deste segmento, que goza de sólidos fundamentos de mercado com elevada resistência aos ciclos económicos.”, comenta José Galvão, head of retail na Savills Portugal.

Já  James Burke, global cross border investment da Savills, afirma que “embora a falta de stock possa limitar o número de transações, os negócios de sale & leaseback e as fusões e aquisições apoiarão a atividade no mercado. Esperamos continuar a assistir à consolidação dos portfólios à medida que os grandes intervenientes no setor do retalho alimentar procuram aumentar a sua quota de mercado”. “Espera-se que as yields dos supermercados permaneçam estáveis ​​durante o resto do ano e comecem a subir em 2025, à medida que as taxas de juro em toda a Europa caem e os investidores procuram aumentar a sua exposição ao mercado.”, acrescenta.

Larry Brennan, head of european retail Agency da Savills, sublinha que “estamos a começar a assistir a um aumento na preferência dos consumidores por lojas de conveniência e de menor dimensão, levando muitos retalhistas a concentrarem-se em lojas ‘express’ no centro da cidade e a reduzirem o formato de hipermercado maior”. Para o responsável, “as lojas independentes e de conveniência, que se tornaram cada vez mais proeminentes desde o início da pandemia, permitem aos consumidores fazer compras mais pequenas, mais frequentes e essenciais, perto das suas casas” e que,  como resultado, “os compradores tornaram-se muito mais dependentes do que é local e menos frequentes nos supermercados maiores. Isto está a fazer com que muitos retalhistas repensem a sua presença com hipermercados.”.

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MO abre nova loja em Vila Nova de Famalicão

A nova loja da marca de moda da Sonae junta-se a outras conceituadas insígnias do grupo no Famalicão Retail Park.

A MO abriu a loja Famalicão Retail, em Vila Nova de Famalicão, localizada na galeria comercial Famalicão Retail Park.

A nova loja da marca de moda da Sonae junta-se a outras insígnias do grupo.

Com uma estrutura moderna em termos de design e decoração e uma área de 549 m quadrados, a loja disponibiliza a coleção mais recente da MO, que inclui uma seleção de vestuário, calçado e acessórios para adultos e crianças, “caracterizados pela sua praticidade e versatilidade, mantendo sempre preços competitivos”, apresenta a marca.

A Sonae refere-se a esta nova loja como mais um passo na expansão e fortalecimento da MO no distrito de Braga, especialmente na cidade de Vila Nova de Famalicão. A nova loja está aberta ao público todos os dias, das 09h às 21h.

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Oakberry abre duas lojas em Coimbra

As lojas Oakberry de Coimbra estão estão localizadas na Baixa da cidade e no Centro Comercial Alma Shopping

Coimbra foi a cidade escolhida para duas das lojas Oakberry. Os novos espaços estão localizados em dois pontos estratégicos da cidade – Baixa Coimbra Centro Comercial Alma Shopping – e vêm fortalecer presença da marca na zona centro país.

Conhecida pelas clássicas bowls, smoothies naturais e a uma vasta variedade de combinações, a marca investe no conceito de lifestyle ligado à saúde, bem-estar e desporto, sem esquecer as preocupações ambientais, como refere Ricardo Cherto, managing partner OAKBERRY.

Localizada no número 10 da Rua dos Gatos, a loja da Baixa de Coimbra está no coração da cidade. Já a loja do Alma Shopping atua como estratégia, sendo o centro comercial de eleição da zona.

Fundada em 2016, a Oakberry tornou-se um fenómeno de vendas no Brasil, tendo alargado fronteiras em 2018, ao abrir a sua primeira loja nos Estados Unidos. Está presente em 40 países, nos cinco continentes.

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