Distribuição FMCG Homepage Newsletter

Bens de grande consumo. 44% das vendas feitas em promoção no primeiro trimestre

Por a 30 de Maio de 2016 as 12:35

promocoesCom uma atividade promocional cada vez mais intensa em Portugal, no primeiro trimestre do ano, um total de 44% das vendas de bens de grande consumo foram feitas em promoção, mais seis pontos face ao período homólogo.

Estes bens continuam a crescer via marcas de fabricante (+4,4%) já que as marcas da distribuição mantêm perdas (-2,8%), segundo o relatório “Growth Reporter” da Nielsen.

“Esta tendência de menor crescimento dos preços na Europa de uma forma global manifesta-se com especial relevância no mercado de grande consumo em Portugal, uma vez que existe mesmo deflação desde o início de 2014”, sublinha a consultora, acrescentando que no primeiro trimestre 2016 o país assistiu a uma “deflação histórica” face aos últimos nove trimestres (-1,8%). O crescimento de 3,6% na quantidade vendida é impactado pela descida de preços, resultando num aumento inferior em faturação (+1,8%). Ainda assim, esse aumento de vendas é superior ao registado na Europa (+1,5%) neste período”.

A contribuir para este resultado em Portugal estão as bebidas alcoólicas, que crescem 6% no período analisado (essa categoria já crescia 5% em 2015). “Lacticínios continua a ser a única área com perdas de vendas (-2%) ainda que inferiores a 2015 (-3% em 2015).  No geral, as categorias de higiene crescem mais do que a área alimentar”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *