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“Mais de metade do negócio da Vinalda está na Distribuição”

A gestão da distribuidora ‘premium’ sofreu uma reviravolta no final de 2014. A nova estratégia permitiu à Vinalda duplicar o volume de negócios, no ano seguinte, para 6,6 milhões de euros. Leia a entrevista com José Manuel Espírito Santo, CEO da empresa

Rita Gonçalves
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“Mais de metade do negócio da Vinalda está na Distribuição”

A gestão da distribuidora ‘premium’ sofreu uma reviravolta no final de 2014. A nova estratégia permitiu à Vinalda duplicar o volume de negócios, no ano seguinte, para 6,6 milhões de euros. Leia a entrevista com José Manuel Espírito Santo, CEO da empresa

Rita Gonçalves
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José Manuel Espírito Santo, CEO da VInalda

Uma nova equipa de gestão entrou no final de 2014 para salvar a  ‘distribuidora premium’ Vinalda de anos de depressão. A reorientação estratégica, que ainda está em curso e assenta no reequilíbrio da situação financeira e na distribuição de novas marcas, está a dar frutos, revela em entrevista ao HIPERSUPER José Manuel Espírito Santo, CEO da Vinalda

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A Vinalda iniciou atividade em Portugal com a distribuição de bebidas importadas, em 1947, mas hoje afirma-se como “a mais antiga empresa especializada na distribuição de vinhos de qualidade em Portugal”. 

Começou por distribuir bebidas importadas para as principais unidades hoteleiras e foram várias as marcas internacionais que importou, comercializou e ajudou a construir em todo o território nacional. Ao longo dos anos, a empresa adaptou-se às necessidades dos seus clientes e consumidores e focou o seu negócio na distribuição de vinhos de qualidade. Somos a maior distribuidora nacional exclusivamente focada em vinhos. No entanto, temos ainda uma área de negócio para a distribuição de águas ‘premium’ e azeites, mas estes são produtos complementares das marcas de vinho já existentes.

Que balanço faz da evolução do negócio desde o nascimento até hoje?

Consciente da constante evolução do mercado, a Vinalda procurou, ao longo dos anos, inovar e surpreender, respondendo de forma diferenciadora às necessidades dos seus clientes e consumidores, cada vez mais informados e sofisticados.
Hoje, enquanto distribuidora ‘premium’, temos como missão a necessidade de desenvolver um trabalho que, além de levar até aos clientes e consumidores os grandes vinhos de Portugal e do Mundo, damos a conhecer a todos os apreciadores as histórias do vinho e das suas marcas. Somos uma equipa ambiciosa, flexível e orientada para o cliente e para a qualidade dos serviços.
Além de uma distribuidora de vinhos, posiciona-se como uma consultora especializada que tem especial atenção à ligação entre o produtor e o cliente final, com um conhecimento total dos produtos que distribui. Esta postura de consultora funciona como um complemento ao serviço prestado na distribuição. Atualmente, a empresa distribui 18 produtores portugueses e 13 produtores internacionais, assim como as águas San Pellegrino e Acqua Panna.

Após resultados negativos nos últimos anos, a empresa foi reestruturada. Quando, exatamente? O que mudou?

Esta reestruturação teve início em setembro de 2014, com a entrada da atual equipa de gestão para recuperar a Vinalda de uma administração deficitária de vários anos acumulados. Nesta nova fase da empresa, os investimentos realizados tiveram como principal objetivo o reequilíbrio da situação financeira, a modernização da empresa e a sua reorientação estratégica.
No entanto, a grande componente de investimento tem sido na formação de todos os colaboradores. Há um acompanhamento profundo de todos os produtores para que haja total conhecimento dos vinhos distribuídos (desde a vinha até ao copo). Por exemplo, ao nível comercial e técnico, investe uma média de dois dias por mês em visitas aos produtores com provas comentadas e formação prestada pelos enólogos responsáveis. Paralelamente, marcamos presença em centenas de feiras, provas em garrafeiras e jantares vínicos, que realizamos ao longo de todo o ano com clientes e com os nossos comerciais.
Esta renovação de negócio passou também pelo fortalecimento da equipa comercial, uma nova atitude de ambição e flexibilidade e a reestruturação do portefólio, para responder perante um mercado cada vez mais exigente. A reestruturação originou a entrada de novas marcas de regiões vínicas que ainda não estavam contempladas no portefólio, como é o caso da Beira Interior com a recente entrada da Quinta do Cardo. Ou o reforço de outras regiões como, por exemplo, o Minho (Quinta da Covela e Quinta da Calçada), o Douro (Quinta das Tecedeiras e Churchill’s) ou o Alentejo (Monte da Ravasqueira).
O reforço do portefólio gerou um aumento significativo de vendas, quer no canal ‘on trade’ quer no canal ‘off trade’. Ainda em 2016, continuarão a ser feitos investimentos ao nível da formação dos colaboradores e na reestruturação da empresa.

CEO vinaldaDESAFIOS: LOGÍSTICA E ONLINE

O que ainda falta fazer?
A atual gestão está focada no negócio, no reequilíbrio da situação financeira e a reestruturação dos custos. Esta adaptação passou também pela reestruturação da oferta, que possibilitou criar um dos maiores e mais equilibrados portefólios do mercado, totalmente pensado para responder as necessidades do cliente, assim como do consumidor final. Estas alterações permitiram à empresa especializar-se na distribuição de vinhos de qualidade e diferenciar-se da concorrência devido a esta aposta exclusiva nos vinhos.
Futuramente, a vai continuar a reforçar o seu portefólio e a modernizar-se. Alguns dos maiores desafios estão na reestruturação da sua operação logística assim como nas vendas online.

Quais os resultados já apurados com a mudança de orientação estratégica?
A Vinalda tem uma posição destacada na distribuição de vinhos estrangeiros em Portugal. Os vinhos internacionais representam mais de 5% das vendas, várias vezes mais do que a média do mercado nacional.
Além disso, evidenciamo-nos também na distribuição de águas ‘premium’ líderes de mercado em águas estrangeiras e com taxas de crescimento muito fortes em Portugal, não só na angariação de novos pontos de venda como na sua rotação.

Qual é a estratégia da distribuidora hoje em Portugal?
A estratégia está orientada para a distribuição de vinhos e construção de marcas. Apostamos na qualidade das marcas que comercializamos, na credibilidade, prestígio e competência dos produtores que representamos, assim como na satisfação dos clientes com base na eficiência e profissionalismo dos colaboradores.
Entendemos que o papel da Vinalda é mais abrangente do que o de uma distribuidora, assumimos a nossa missão como a de uma consultora especializada em vinhos, que pretende ser o elo de ligação entre produtores, clientes e consumidores, cada vez mais exigentes. Este objetivo traduz-se num portefólio de excelência, do qual nos orgulhamos. Na verdade, acreditamos que o nosso papel enquanto distribuidora ‘premium’ é mais do que levar até aos clientes e consumidores os grandes vinhos de Portugal e do mundo. É também conhecer a fundo cada vinho, desde que este nasce até ao momento de ser servido, proporcionando momentos de intenso prazer. Empenhamo-nos, por isso, em dar a conhecer as últimas tendências, aconselhar, formar, inovar e surpreender todos os nossos parceiros.

E para os canais de distribuição?
A estratégia para os canais ‘on trade’ passa pelo aumento da confiança dos clientes da restauração e garrafeiras no prestígio e na qualidade dos vinhos representados pela nossa empresa, assim como pela maior disponibilidade e qualidade do serviço prestado pela crescente rede de comerciais. Também ao nível da distribuição ‘off trade’, temos mantido uma posição mais dinâmica e agressiva, aumentando a gama de vinhos disponibilizados e aumentando os investimentos na promoção e visibilidade das marcas.

Qual o peso dos canais de distribuição no volume de negócios global?
A Vinalda distribui 45% para o mercado tradicional (diretamente para os restaurantes, armazenistas e garrafeiras) e 55% na grande distribuição.

AS MARCAS ESTRATÉGICASCEO vinalda2

Qual a estratégia delineada para conquistar, fidelizar e surpreender os consumidores?
Temos uma grande tradição de inovação e liderança. A Vinalda sempre foi uma criadora de grandes marcas. Atualmente, o nosso portefólio aposta em projetos clássicos, com marcas feitas e de grande dimensão, e também, em projetos mais recentes, mas com grande solidez e ambição. Toda a reestruturação da nossa oferta foi elaborada de forma equilibrada e, sobretudo, diversificada em termos de segmento, canais e regiões.

Quais as principais marcas estratégicas?
Desde o início do ano, passamos a distribuir mais duas conceituadas marcas – Churchill’s (vinhos do Douro e vinhos do Porto) e Quinta do Cardo (vinhos biológicos da Beira Interior). Neste momento, estamos a preparar o (re)lançamento dos vinhos da Quinta de Pancas e, até ao verão, lançaremos mais marcas de outras regiões.
Cada uma das marcas que representamos tem a sua especificidade e perfil próprio. Características incorporadas nas estratégias que delineamos para cada uma delas. Esta é uma estratégia paralela a todas as marcas e que varia de acordo com as necessidades do cliente, assim como do consumidor final.
Num outro registo, encontramos as águas ‘premium’, como oferta complementar a dos vinhos. A estratégia foca-se especificamente em aumentar o reconhecimento da marca no mundo da gastronomia. Trabalhar de perto com ‘chefs’ e ‘sommeliers’ de topo para, a par com os vinhos, proporcionar uma verdadeira ‘wine fine dining experience’ em eventos gastronómicos e vínicos.

Qual o volume de negócios da Vinalda no ano passado?
Em 2014, a Vinalda fechou o ano com 4,3 milhões de euros em vendas liquidas. Em 2015, houve um aumento superior a 50%, com 6,6 milhões de euros de vendas.

Como esperam que evolua este ano?
O volume de negócios no primeiro trimestre de 2016 registou um aumento superior a 60% face ao período homólogo do ano anterior. Prevê-se uma consolidação deste crescimento, prevendo-se atingir uma faturação global superior a 11 milhões de euros em 2016. Num contexto económico pouco favorável para o crescimento económico das empresas, as taxas de crescimento que apresentamos são motivo de orgulho e confirmam a eficácia da estratégia delineada.

Quais os grandes desafios para a distribuidora no mercado português a prazo?
O maior desafio é permanentemente atingir a excelência no serviço prestado ao cliente. Não temos uma intervenção direta no produto final, são os produtores que têm essa responsabilidade. Cabe-nos a nós inovar e surpreender num setor relativamente tradicional e maduro, em que as inovações são sempre relativas comparadas com outras áreas.
A médio prazo, pretendemos continuar a reforçar o nosso posicionamento no mercado, evidenciando-nos pela variedade de produtos e pela ‘expertise’ na área dos vinhos. Outro dos desafios nos próximos anos será a aposta contínua no marketing digital e na comercialização ‘online’.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

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Love Butternut participou no 26.º Congresso AECOC de Frutas e Legumes em Valência

No debate com o tema “Frutas e Legumes, podem ser cool?”, Cari Plaza, responsável de marketing e comunicação da Sakata Seed Ibérica, enalteceu o trabalho da Love Butternut e sublinhou que, desde o nascimento do projeto, em 2021, as vendas de abóboras, tanto frescas como minimamente processadas, aumentaram 20%.

A Love Butternut, associação de produtores de abóbora portugueses e espanhóis, participou no 26.º Congresso AECOC de Frutas e Legumes que decorreu em Valência nos dias 11 e 12 de junho, onde agricultores, produtores e distribuidores uniram-se para traçar o futuro do setor.

Cari Plaza, responsável de marketing e comunicação da Sakata Seed Ibérica, foi uma das oradoras deste congresso. Num debate com o tema “Frutas e Legumes, podem ser cool?”, a responsável enalteceu o trabalho da Love Butternut e sublinhou que, desde o nascimento do projeto, em 2021, as vendas de abóboras, tanto frescas como minimamente processadas, aumentaram 20%.

“Isto foi possível porque a maioria dos produtores entendeu a necessidade de ter um objetivo comum sob a defesa da Love Butternut, deixando de lado interesses particulares. Também a colaboração dos supermercados foi essencial, porque é vital ter visibilidade no setor”, explicou Cari Plaza.

Impulsionar o consumo de frutas e legumes, adaptar a oferta destes alimentos aos novos hábitos dos consumidores, a sustentabilidade no centro de muitas decisões e muitos outros desafios foram alguns dos temas abordados neste congresso.

Portugal é o terceiro maior produtor de abóbora da Europa, logo atrás de Espanha e de França.

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Segundo a empresa, o ajuste é necessário devido ao custo estruturalmente mais alto da maioria dos insumos essenciais para a fabricação de papel, o que torna os níveis de preço atuais insustentáveis.

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Lidl ao lado da seleção prepara grande festa para dia 16

No seguimento do seu patrocínio oficial ao UEFA EURO 2024, o Lidl vai ter 4 Euro Lounges, em que clientes e adeptos podem viver o campeonato ao máximo. E já […]

No seguimento do seu patrocínio oficial ao UEFA EURO 2024, o Lidl vai ter 4 Euro Lounges, em que clientes e adeptos podem viver o campeonato ao máximo. E já estão confirmados os artistas que animarão esta festa dia 16, em Lisboa: UHF, Nena, Nôa, Cali Flow, Miguel Azevedo, Tânia, Rich Vellaz são alguns dos nomes que vão marcar presença nesta festa gratuita.

Enquanto parceiro oficial do campeonato europeu na categoria de Frescura (Frutas e Legumes), e como parte integrante do seu compromisso de apoio ao desporto, o Lidl terá a decorrer, nos dias 16, 18, 22 e 26 de junho, diversas atividades que irão garantir diversão para toda a família e amigos, bem como a transmissão em direto dos jogos do campeonato nestes dias, que incluem os jogos da Fase de Grupos de Portugal.

Em Lisboa, a primeira Lidl Euro Lounge terá lugar no Parque de Jogos 1º de Maio, a 16 de junho, das 13h30 às 24h00, permitindo aos adeptos assistirem ao jogo Sérvia vs Inglaterra.

Para além de contarem com uma zona de restauração, as Lidl Euro Lounges terão também várias atividades, desde matraquilhos humanos, jogos variados para mostrar os dotes futebolísticos e que permitem ganhar prémios, e ainda a oportunidade única, caso as condições meteorológicas o permitam, de experimentarem a sensação de viajar num balão de ar quente, através de um voo cativo.

 

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Oakberry está agora disponível nas lojas Continente

A Oakberry passa agora a estar disponível em 96 lojas Continente, de norte a sul do país, com destaque nas zonas junto à costa litoral e zonas urbanas.

A Oakberry passa agora a estar disponível em 96 lojas Continente, de norte a sul do país, com destaque nas zonas junto à costa litoral e zonas urbanas.

“Sendo a Oakberry a marca de açaí mais consumida pelos portugueses, queremos permitir que os consumidores possam usufruir dos nossos produtos em casa, onde podem fazer as suas combinações preferidas. Esta parceria permite-nos entrar num novo posicionamento da marca, com um parceiro reconhecido e estabelecido no mercado de retalho, que acreditamos que irá ter excelentes resultados e que proporcionará um crescimento cada vez maior, para além da maior proximidade com os consumidores”, afirma o grupo Alida Castro, distribuidor da marca em Portugal.

Ricardo Cherto, managing partner Oakberry, refere que a parceria com o Continente e a constante abertura de lojas, fazem com que a marca tenha uma previsão de crescimento de 80% para este ano.

Fundada em 2016, a Oakberry alargou fronteiras em 2018, ao abrir a sua primeira loja nos Estados Unidos. Está presente em 40 países nos cinco continentes. Em Portugal, conta atualmente com 41 lojas.

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Burger King abre primeiro restaurante na Mealhada

Este é o 11º restaurante do Burger King no distrito de Aveiro e o 1º do concelho da Mealhada. Representa a criação de mais 30 postos de trabalho.

O Burger King acaba de inaugurar o seu primeiro restaurante no concelho da Mealhada. A inauguração oficial deste novo espaço contou com a presença de António Jorge Franco, Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Abílio Semedo, Presidente da União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, de Carlos Couceiro  Presidente da Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA), e de Sandra Santos, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que foram recebidos pelo diretor geral do Burger King Portugal, Domingos Esteves.

Há 23 anos em Portugal, este é o 11º restaurante do Burger King no distrito de Aveiro e o 1º do concelho da Mealhada. Representa a criação de mais 30 oportunidades de trabalho na região, aumentando para mais de 300 o número de postos de trabalho criados pela marca nesta região.

A abertura na Mealhada é parte integrante do plano de expansão do Burger King em Portugal, que conta com cerca de 4500 colaboradores e prevê a abertura de 200 restaurantes até o final do ano.

“A abertura deste espaço na Mealhada é para nós um marco importante no nosso plano de expansão, pois permite-nos levar a experiência Burger King a ainda mais clientes no distrito de Aveiro e, sobretudo, no concelho da Mealhada.”, diz Domingos Esteves, diretor geral do Burger King Portugal. “Nos próximos 3 anos temos previstas cerca de 50 novas aberturas e a criação de mais 1200 postos de trabalho em Portugal, algumas das quais também para reforçar a nossa presença na região Centro”, acrescenta.

Para António Jorge Franco, Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, “é com enorme satisfação que vemos a partir de agora, instalada no concelho, mais uma importante marca internacional, que enriquece e diversifica a oferta e aposta na proximidade com os seus clientes, adaptando-se e moldando-se a cada realidade e a cada território. Em linha com a criação de emprego e a dinamização da economia, que são prioridades da ação do nosso Executivo, este novo Burger King resulta de um entendimento com o nosso Município, assente na premissa do desenvolvimento local. Por outro lado, esta foi uma excelente oportunidade para dar o primeiro passo na requalificação e animação de uma zona histórica e de memória da nossa cidade, que queremos elevar através de novas dinâmicas comerciais e culturais.”

Abílio Semedo, Presidente da União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, congratula o Burger King pela abertura de um restaurante na região, acrescentando ser uma “lacuna já há muito identificada na Mealhada e que certamente responderá às necessidades dos apreciadores deste tipo de comida, que residem na freguesia, e que por aqui passam diariamente (dada a sua localização estratégica bem à entrada sul da Cidade da Mealhada), acreditando que será uma mais-valia para a economia local da nossa área geográfica.”

O novo restaurante segue o conceito free standing, com a criação de espaços maiores e mais agradáveis para os clientes, como as esplanadas e zonas infantis, que proporcionam experiências não só aos mais pequenos, mas a toda a família.

Situado na Alameda da Cidade, nº 2, o restaurante está aberto de segunda-feira a domingo, das 11h30 às 00h00, com o serviço Drive Thru a funcionar de segunda a quinta-feira até às 01h00 e de sexta e domingo até às 02h00.

Possui uma área de cerca de 350m2 com capacidade para 147 pessoas, 78 em sala e 69 em esplanada.

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Vinhos Dona Paterna distinguidos com ouro e prata na Roménia

Alvarinho 2022, Alvarinho Trajadura 2022 e Espumante Bruto Alvarinho 2019 foram os vinhos galardoados no VINARIUM International Wine Contest 2024

A marca de vinhos Dona Paterna viu três dos seus vinhos serem distinguidos no Vinarium International Wine Contest 2024. O Alvarinho Dona Paterna 2022 foi distinguido com medalha de ouro, enquanto o Alvarinho Trajadura 2022 e o Espumante Bruto Alvarinho 2019 receberam prata na 21ª edição do concurso.

“Receber estes prémios no Vinarium International Wine Contest é um reconhecimento do nosso compromisso contínuo com a qualidade e a autenticidade dos nossos vinhos. Estes prémios reforçam a excelência da nossa produção e as condições únicas que a sub-região de Monção e Melgaço tem para a produção de alvarinhos sublimes”, destacou Carlos Codesso, produtor da Dona Paterna.

A concurso no Vinarium International Wine Contest 2024 estiveram 1502 vinhos de 26 países.

A marca Dona Paterna foi lançada em 1990, altura em que Carlos Condesso lançou no mercado o seu primeiro vinho, o 100% Alvarinho. Desde então, o vitivinicultor alargou o portfólio a diferentes segmentos e perfis, quer de alvarinho como de outras castas, assim como de espumantes e aguardentes, mas o alvarinho continua a ser o ex-libris da marca.

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Aldi doou mais de 300 toneladas de excedentes alimentares essenciais a cerca de 106 entidades

Em linha com o seu compromisso de combate ao desperdício alimentar, entre janeiro e março de 2024, a Aldi Portugal apoiou cerca de 106 instituições parceiras de norte a sul do país, com a doação de excedentes alimentares.

Em linha com o seu compromisso de combate ao desperdício alimentar, entre janeiro e março de 2024, a Aldi Portugal apoiou cerca de 106 instituições parceiras de norte a sul do país, com a doação de excedentes alimentares.

No primeiro trimestre do ano, a Aldi doou mais de 300 toneladas de excedentes alimentares essenciais a cerca de 106 entidades nacionais de cariz social com as quais colabora ativamente, entre as quais Bancos Alimentares, IPSS e ONG, tendo as doações sido feitas a partir de cada uma das suas mais de 140 lojas em Portugal. 

O combate ao desperdício alimentar é uma das maiores preocupações do Grupo Aldi Nord com o Aldi a  retalhista implementar um conjunto de medidas para ajudar a combater o desperdício em Portugal, sendo uma delas as doações de excedentes alimentares. A retalhista colabora atualmente com cerca de 108 entidades por todo o país, estendendo a sua colaboração, em alguns dos casos, aos vários núcleos locais destas entidades, como é o caso da Re-Food, da Cruz Vermelha Portuguesa e da CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo.

“O desperdício alimentar é um problema que traz grandes impactos negativos em termos ambientais, sociais e económicos. E, enquanto retalhistas, contribuir para combatê-lo é uma das nossas prioridades. Assim, todas as lojas ALDI fazem doações de excedentes alimentares que ainda estão aptos para consumo, tendo parcerias com várias instituições de solidariedade social um pouco por todo o país, que fazem chegar estes alimentos às populações locais”, salienta Elke Muranyi, corporate responsibility director da Aldi Portugal. 

“Desde o dia em que abrimos uma loja, já temos firmada uma ou mais parcerias com instituições locais, o que nos permite não só materializar o nosso compromisso, como contribuir de forma próxima e relevante para as comunidades onde estamos inseridos”, acrescenta em comunicado.

 

 

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Uriage dá a Volta a Portugal em Bicicleta

A Uriage patrocina a 85ª Volta a Portugal em Bicicleta, que vai acontecer de 24 de julho a 4 de agosto de 2024.

A Uriage patrocina a 85ª Volta a Portugal em Bicicleta, que vai acontecer de 24 de julho a 4 de agosto de 2024.

“A Volta a Portugal é uma das competições desportivas mais emblemáticas do país, representando resistência, dinamismo e uma ligação forte à comunidade. A Uriage vê nesta ligação um casamento perfeito para promover o bem-estar, a superação pessoal e, claro, a saúde e proteção da pele”, explica Marco Loureiro, diretor geral da Uriage Portugal.

O patrocínio é significativo para o património da Uriage, pois permite à marca de origem francesa uma maior aproximação ao público português, fortalecendo a sua imagem de insígnia saudável e ativa. O objetivo ao associar-se a um evento de grande visibilidade como a Volta a Portugal em Bicicleta é consolidar a sua reputação e expandir a sua notoriedade no mercado, numa escolha que a marca de dermocosmética considera estratégica, dado que os ciclistas e o público em geral, durante a competição, estarão expostos ao sol por longos períodos de tempo.

“Para a Uriage, associar-se a um evento com a história e dimensão da Volta a Portugal 2024 é uma oportunidade de reforçar a sua imagem como uma marca sólida e de confiança. A Volta a Portugal é um evento com uma longa tradição e um grande impacto nacional, o que proporciona à Uriage uma plataforma de grande visibilidade para comunicar os seus valores e produtos – especialmente os seus cuidados de proteção solar – a um público alargado. Esta associação também permite à Uriage demonstrar o seu compromisso com a promoção de um estilo de vida saudável e ativo, bem como o seu apoio ao desporto e à comunidade”, remata o diretor geral da marca de dermocosmética.

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Rede Aqui é Fresco quer duplicar número de lojas com insígnia e identidade visual da marca

A diretora-executiva da Aqui É Fresco e da Unimark, Carla Esteves, destacou o crescimento de 10,3% nos resultados verificado em 2023, ano em que 23 novas lojas passaram a integrar a rede que soma já 110.000m2 de área de venda a retalho no total dos 17 distritos em que se insere. 

A rede Aqui É Fresco anunciou, no decurso da sua XIII Convenção em Braga, o reforço do investimento para a colocação da identidade visual da marca nas lojas associadas.

A decisão, de acordo com João Vieira Lopes, que discursou na Convenção na qualidade de diretor-geral da Aqui É Fresco e da Unimark, visa responder ao aumento da concorrência enfrentada pelo comércio de proximidade e causada pelos grandes operadores económicos, que têm aumentado o número de lojas de pequena e média dimensão desde o final do período pandémico.

Reforçando que a identidade comum das lojas é um fator chave para a sua afirmação no mercado e que a superação da pequena dimensão de cada loja, quando individualmente considerada, passa inevitavelmente pela partilha de uma identidade comum que corresponda ao papel da Aqui É Fresco como principal rede de lojas de proximidade nacional, João Vieira Lopes destacou que o investimento será reforçado visando a duplicação a curto prazo do número de lojas com insígnia e identidade visual da marca.

As declarações de João Vieira Lopes foram proferidas após a diretora-executiva da Aqui É Fresco e da Unimark, Carla Esteves, ter salientado o crescimento de 10,3% nos resultados verificado em 2023, ano em que 23 novas lojas passaram a integrar a rede que soma já 110.000m2 de área de venda a retalho no total dos 17 distritos em que se insere.

A crescer continua igualmente a marca própria da rede Aqui é Fresco, a UP, que registou um aumento de 25% em termos de vendas e alargou o número de referências nos diferentes segmentos de produto.

Em Braga, a XIII Convenção Aqui É Fresco reuniu, durante dois dias, cerca de 1.500 participantes e foi palco de negócios diretos no valor de 15 milhões de euros, entre representantes das principais marcas, retalhistas e grossistas. Este número superou o recorde anterior de 11 milhões de euros no total das transações realizadas durante a Convenção anterior, em 2023.

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Concurso televisivo Mistura Beirão quer revolucionar a arte de fazer bebidas em Portugal

Arranca este sábado um novo programa que pretende celebrar da arte de fazer bebidas e da criatividade dos bartenders portugueses. ‘Mistura Beirão’, apresentado por Maria Cerqueira Gomes e Rui Simões, […]

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Arranca este sábado um novo programa que pretende celebrar da arte de fazer bebidas e da criatividade dos bartenders portugueses. ‘Mistura Beirão’, apresentado por Maria Cerqueira Gomes e Rui Simões, é a a primeira competição de mixologia a ser transmitida em canal aberto e em horário nobre. Desenvolvido em parceria com a TVI/Shine, tem estreia marcada já para este sábado, dia 15, pelas 23h e estará no ar ao longo de cinco semanas.

“É um sonho antigo tornado realidade. Enquanto bebida espirituosa número um em Portugal, sentimos a responsabilidade de promover a formação e informação sobre esta fascinante área da mixologia”, afirma Daniel Redondo, diretor geral do Licor Beirão. “Portugal já fez um excelente percurso a elevar a gastronomia com programas como o Masterchef, pelo que agora é a vez de fazermos o mesmo pela mixologia, revelando os profissionais incríveis que temos em Portugal.”, acrescenta.

Ao longo da temporada, Mistura Beirão receberá vários convidados especiais, incluindo o Chef Carlos Afonso, Leonor Seixas, Isaac Alfaiate, Madalena Brandão, Fernanda Serrano, entre outros, que serão também eles jurados.
No entanto, serão os especialistas da área de mixologia que terão um papel fundamental, ajudando a desvendar os segredos de ingredientes inusitados e técnicas avançadas.

O vencedor terá a possibilidade de participar no prestigiado Curso Avançado de Bartending da European Bartender School, em Nova Iorque.

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