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“Mais de metade do negócio da Vinalda está na Distribuição”

A gestão da distribuidora ‘premium’ sofreu uma reviravolta no final de 2014. A nova estratégia permitiu à Vinalda duplicar o volume de negócios, no ano seguinte, para 6,6 milhões de euros. Leia a entrevista com José Manuel Espírito Santo, CEO da empresa

Rita Gonçalves
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“Mais de metade do negócio da Vinalda está na Distribuição”

A gestão da distribuidora ‘premium’ sofreu uma reviravolta no final de 2014. A nova estratégia permitiu à Vinalda duplicar o volume de negócios, no ano seguinte, para 6,6 milhões de euros. Leia a entrevista com José Manuel Espírito Santo, CEO da empresa

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Vinalda1

José Manuel Espírito Santo, CEO da VInalda

Uma nova equipa de gestão entrou no final de 2014 para salvar a  ‘distribuidora premium’ Vinalda de anos de depressão. A reorientação estratégica, que ainda está em curso e assenta no reequilíbrio da situação financeira e na distribuição de novas marcas, está a dar frutos, revela em entrevista ao HIPERSUPER José Manuel Espírito Santo, CEO da Vinalda

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A Vinalda iniciou atividade em Portugal com a distribuição de bebidas importadas, em 1947, mas hoje afirma-se como “a mais antiga empresa especializada na distribuição de vinhos de qualidade em Portugal”. 

Começou por distribuir bebidas importadas para as principais unidades hoteleiras e foram várias as marcas internacionais que importou, comercializou e ajudou a construir em todo o território nacional. Ao longo dos anos, a empresa adaptou-se às necessidades dos seus clientes e consumidores e focou o seu negócio na distribuição de vinhos de qualidade. Somos a maior distribuidora nacional exclusivamente focada em vinhos. No entanto, temos ainda uma área de negócio para a distribuição de águas ‘premium’ e azeites, mas estes são produtos complementares das marcas de vinho já existentes.

Que balanço faz da evolução do negócio desde o nascimento até hoje?

Consciente da constante evolução do mercado, a Vinalda procurou, ao longo dos anos, inovar e surpreender, respondendo de forma diferenciadora às necessidades dos seus clientes e consumidores, cada vez mais informados e sofisticados.
Hoje, enquanto distribuidora ‘premium’, temos como missão a necessidade de desenvolver um trabalho que, além de levar até aos clientes e consumidores os grandes vinhos de Portugal e do Mundo, damos a conhecer a todos os apreciadores as histórias do vinho e das suas marcas. Somos uma equipa ambiciosa, flexível e orientada para o cliente e para a qualidade dos serviços.
Além de uma distribuidora de vinhos, posiciona-se como uma consultora especializada que tem especial atenção à ligação entre o produtor e o cliente final, com um conhecimento total dos produtos que distribui. Esta postura de consultora funciona como um complemento ao serviço prestado na distribuição. Atualmente, a empresa distribui 18 produtores portugueses e 13 produtores internacionais, assim como as águas San Pellegrino e Acqua Panna.

Após resultados negativos nos últimos anos, a empresa foi reestruturada. Quando, exatamente? O que mudou?

Esta reestruturação teve início em setembro de 2014, com a entrada da atual equipa de gestão para recuperar a Vinalda de uma administração deficitária de vários anos acumulados. Nesta nova fase da empresa, os investimentos realizados tiveram como principal objetivo o reequilíbrio da situação financeira, a modernização da empresa e a sua reorientação estratégica.
No entanto, a grande componente de investimento tem sido na formação de todos os colaboradores. Há um acompanhamento profundo de todos os produtores para que haja total conhecimento dos vinhos distribuídos (desde a vinha até ao copo). Por exemplo, ao nível comercial e técnico, investe uma média de dois dias por mês em visitas aos produtores com provas comentadas e formação prestada pelos enólogos responsáveis. Paralelamente, marcamos presença em centenas de feiras, provas em garrafeiras e jantares vínicos, que realizamos ao longo de todo o ano com clientes e com os nossos comerciais.
Esta renovação de negócio passou também pelo fortalecimento da equipa comercial, uma nova atitude de ambição e flexibilidade e a reestruturação do portefólio, para responder perante um mercado cada vez mais exigente. A reestruturação originou a entrada de novas marcas de regiões vínicas que ainda não estavam contempladas no portefólio, como é o caso da Beira Interior com a recente entrada da Quinta do Cardo. Ou o reforço de outras regiões como, por exemplo, o Minho (Quinta da Covela e Quinta da Calçada), o Douro (Quinta das Tecedeiras e Churchill’s) ou o Alentejo (Monte da Ravasqueira).
O reforço do portefólio gerou um aumento significativo de vendas, quer no canal ‘on trade’ quer no canal ‘off trade’. Ainda em 2016, continuarão a ser feitos investimentos ao nível da formação dos colaboradores e na reestruturação da empresa.

CEO vinaldaDESAFIOS: LOGÍSTICA E ONLINE

O que ainda falta fazer?
A atual gestão está focada no negócio, no reequilíbrio da situação financeira e a reestruturação dos custos. Esta adaptação passou também pela reestruturação da oferta, que possibilitou criar um dos maiores e mais equilibrados portefólios do mercado, totalmente pensado para responder as necessidades do cliente, assim como do consumidor final. Estas alterações permitiram à empresa especializar-se na distribuição de vinhos de qualidade e diferenciar-se da concorrência devido a esta aposta exclusiva nos vinhos.
Futuramente, a vai continuar a reforçar o seu portefólio e a modernizar-se. Alguns dos maiores desafios estão na reestruturação da sua operação logística assim como nas vendas online.

Quais os resultados já apurados com a mudança de orientação estratégica?
A Vinalda tem uma posição destacada na distribuição de vinhos estrangeiros em Portugal. Os vinhos internacionais representam mais de 5% das vendas, várias vezes mais do que a média do mercado nacional.
Além disso, evidenciamo-nos também na distribuição de águas ‘premium’ líderes de mercado em águas estrangeiras e com taxas de crescimento muito fortes em Portugal, não só na angariação de novos pontos de venda como na sua rotação.

Qual é a estratégia da distribuidora hoje em Portugal?
A estratégia está orientada para a distribuição de vinhos e construção de marcas. Apostamos na qualidade das marcas que comercializamos, na credibilidade, prestígio e competência dos produtores que representamos, assim como na satisfação dos clientes com base na eficiência e profissionalismo dos colaboradores.
Entendemos que o papel da Vinalda é mais abrangente do que o de uma distribuidora, assumimos a nossa missão como a de uma consultora especializada em vinhos, que pretende ser o elo de ligação entre produtores, clientes e consumidores, cada vez mais exigentes. Este objetivo traduz-se num portefólio de excelência, do qual nos orgulhamos. Na verdade, acreditamos que o nosso papel enquanto distribuidora ‘premium’ é mais do que levar até aos clientes e consumidores os grandes vinhos de Portugal e do mundo. É também conhecer a fundo cada vinho, desde que este nasce até ao momento de ser servido, proporcionando momentos de intenso prazer. Empenhamo-nos, por isso, em dar a conhecer as últimas tendências, aconselhar, formar, inovar e surpreender todos os nossos parceiros.

E para os canais de distribuição?
A estratégia para os canais ‘on trade’ passa pelo aumento da confiança dos clientes da restauração e garrafeiras no prestígio e na qualidade dos vinhos representados pela nossa empresa, assim como pela maior disponibilidade e qualidade do serviço prestado pela crescente rede de comerciais. Também ao nível da distribuição ‘off trade’, temos mantido uma posição mais dinâmica e agressiva, aumentando a gama de vinhos disponibilizados e aumentando os investimentos na promoção e visibilidade das marcas.

Qual o peso dos canais de distribuição no volume de negócios global?
A Vinalda distribui 45% para o mercado tradicional (diretamente para os restaurantes, armazenistas e garrafeiras) e 55% na grande distribuição.

AS MARCAS ESTRATÉGICASCEO vinalda2

Qual a estratégia delineada para conquistar, fidelizar e surpreender os consumidores?
Temos uma grande tradição de inovação e liderança. A Vinalda sempre foi uma criadora de grandes marcas. Atualmente, o nosso portefólio aposta em projetos clássicos, com marcas feitas e de grande dimensão, e também, em projetos mais recentes, mas com grande solidez e ambição. Toda a reestruturação da nossa oferta foi elaborada de forma equilibrada e, sobretudo, diversificada em termos de segmento, canais e regiões.

Quais as principais marcas estratégicas?
Desde o início do ano, passamos a distribuir mais duas conceituadas marcas – Churchill’s (vinhos do Douro e vinhos do Porto) e Quinta do Cardo (vinhos biológicos da Beira Interior). Neste momento, estamos a preparar o (re)lançamento dos vinhos da Quinta de Pancas e, até ao verão, lançaremos mais marcas de outras regiões.
Cada uma das marcas que representamos tem a sua especificidade e perfil próprio. Características incorporadas nas estratégias que delineamos para cada uma delas. Esta é uma estratégia paralela a todas as marcas e que varia de acordo com as necessidades do cliente, assim como do consumidor final.
Num outro registo, encontramos as águas ‘premium’, como oferta complementar a dos vinhos. A estratégia foca-se especificamente em aumentar o reconhecimento da marca no mundo da gastronomia. Trabalhar de perto com ‘chefs’ e ‘sommeliers’ de topo para, a par com os vinhos, proporcionar uma verdadeira ‘wine fine dining experience’ em eventos gastronómicos e vínicos.

Qual o volume de negócios da Vinalda no ano passado?
Em 2014, a Vinalda fechou o ano com 4,3 milhões de euros em vendas liquidas. Em 2015, houve um aumento superior a 50%, com 6,6 milhões de euros de vendas.

Como esperam que evolua este ano?
O volume de negócios no primeiro trimestre de 2016 registou um aumento superior a 60% face ao período homólogo do ano anterior. Prevê-se uma consolidação deste crescimento, prevendo-se atingir uma faturação global superior a 11 milhões de euros em 2016. Num contexto económico pouco favorável para o crescimento económico das empresas, as taxas de crescimento que apresentamos são motivo de orgulho e confirmam a eficácia da estratégia delineada.

Quais os grandes desafios para a distribuidora no mercado português a prazo?
O maior desafio é permanentemente atingir a excelência no serviço prestado ao cliente. Não temos uma intervenção direta no produto final, são os produtores que têm essa responsabilidade. Cabe-nos a nós inovar e surpreender num setor relativamente tradicional e maduro, em que as inovações são sempre relativas comparadas com outras áreas.
A médio prazo, pretendemos continuar a reforçar o nosso posicionamento no mercado, evidenciando-nos pela variedade de produtos e pela ‘expertise’ na área dos vinhos. Outro dos desafios nos próximos anos será a aposta contínua no marketing digital e na comercialização ‘online’.

Sobre o autorRita Gonçalves

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Bebidas

Costa Boal lança o seu primeiro Rosé

É a mais recente novidade da Costa Boal Family Estates e chega este mês ao mercado.

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O rosé Costa Boal Homenagem, um reserva 2023 do Douro do planalto de Alijó, que integra a gama Homenagem, uma das referências superiores da marca. Ao mercado vão chegar, ainda este mês, 600 garrafas em formato 1,5 litros, com assinatura do enólogo Paulo Nunes, produzido a partir das castas tradicionais da região, de uma vinha plantada em 1965 – Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz.

“O contexto atual é sensível, temos perfeita noção da realidade, mas acreditamos no potencial dos vinhos nacionais e no posicionamento que alguns podem e devem ter. Contra os números frios das estatísticas, tendo em conta a qualidade da uva para seguir em frente, decidimos arriscar e lançar um rosé para beber o ano todo”, refere o António Boal, CEO da empresa.

“O Rosé Reserve 2023 foi produzido de acordo com o método tradicional, muito semelhante ao que fazemos com os vinhos brancos, mas com um tempo de maceração inicial mais alargado para maior extração aromática. Também o processo de estágio pós fermentação, em barrica, envolveu uma análise sensorial mais meticulosa para que não se sobreponha à fruta típica dos rosés do Douro”, explica a equipa de enologia da Costa Boal.

Ainda que a procura do mercado por vinhos rosés já estivesse cimentada, António Boal assegurou, desde o início, que o lançamento do “vinho rosado” só iria acontecer quando surgisse “a vinha ou talhão ideal que reunisse todas as condições necessárias para produzir um rosé sublime”.

É um lançamento “marca a entrada da Costa Boal no mundo dos rosés super premium” e a produção de mais um “Douro de excelência”, adianta. Trata-se de um “vinho único”, cujos aromas e texturas sobressaem, especialmente, “no momento da degustação”, devido à extração fenólica mais elevada e ao período de estágio em barricas de carvalho francês, durante 6 meses.

Cada garrafa deste vinho pode ser adquirida nos parceiros habituais da marca, distribuidores e garrafeiras.

 

 

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Sabe bem neste verão: a sugestão de Raul Silva, diretor da Manzwine

Para os dias mais quentes, Raul Silva, diretor da Manzwine, sugere dois vinhos: o Manz Rosé 2023 100% Castelão e o Dona Fátima 2022.

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O Verão traz-nos o sol, a praia e as reuniões de amigos, geralmente com comidas mais leves como peixes grelhados, marisco e saladas. Para estes dias, Raul Silva, diretor da Manzwine, sugere dois vinhos: o Manz Rosé 2023 100% Castelão e o Dona Fátima 2022.

“É em cima desse cenário que buscamos chamar a atenção do consumidor para a frescura natural que os vinhos feitos em Cheleiros (Mafra) proporcionam. Vinhas apenas a 6 km do mar da Ericeira, com um solo cheios de vestígios marinhos (ostras, mexilhão e ameijoas fossilizadas), permitem-nos fazer um vinho Rosé de alta qualidade, como o Manz Rosé 2023 100% Castelão”, afirma. “Uvas colhidas manualmente no ponto ótimo de acidez e um processamento muito rápido, garantem pouca transferência de cor das películas para o mosto e, mais importante ainda, permite-nos fazer um vinho completamente seco e naturalmente refrescante” acrescenta o diretor da Mazwine.

“Para o jantar de verão mais especial, temos o único vinho do mundo certificado como 100% Jampal, o Dona Fátima 2022”, acrescenta. “Motivo de artigo na Forbes USA e selecionado pela Bloomberg como um dos ’10 Vinhos mais Memoráveis de 2021′”, enaltece.

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ESG

Academia Ponto Verde de regresso com a maior edição de sempre

O objetivo é chegar a 300 escolas a nível nacional, levando, pela primeira vez, as sessões formativas aos alunos dos Açores e da Madeira. 

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A Sociedade Ponto Verde (SPV) acompanha o novo ano letivo e arranca com a maior edição de sempre do roadshow da Academia Ponto Verde, “Reciclar é na boa”.

O roadshow “Reciclar é na boa” pretende sensibilizar e consciencializar os alunos dos 2.º e 3.º ciclos para a importância de separarem e depositarem, onde quer que se encontrem, as suas embalagens nos ecopontos, dando o seu contributo na preservação do Ambiente e para ajudarem o país a alcançar as metas da reciclagem.

Durante as formações da Academia Ponto Verde, com 45 minutos de duração, os alunos têm a oportunidade de esclarecer e desmistificar todas as dúvidas relacionadas com a reciclagem de embalagens, e depois, mais informados, poderão ter um papel mais ativo e participativo neste tema, levando as aprendizagens para junto da família e amigos. Já às escolas e aos professores, a SPV oferece ferramentas e materiais didáticos para continuarem a impulsionar a ação junto da comunidade escolar.

“Este ano letivo queremos chegar ainda a mais escolas e a mais alunos, por isso, vamos levar o roadshow da Academia Ponto Verde de norte a sul do país e, pela primeira vez, aos Açores e à Madeira. Vai ser a maior de sempre e as escolas interessadas já se podem candidatar.”, sublinha o coordenador de marketing e comunicação da Sociedade Ponto Verde, Ricardo Sacoto Lagoa.

“Estamos cientes que alcançar os 300 estabelecimentos de ensino é ambicioso, mas também são ambiciosas as metas da reciclagem que o país tem de alcançar e, portanto, é fundamental continuar a apostar na literacia ambiental. A SPV vai prosseguir com a sua estratégia, de ajudar a preparar as gerações mais novas para estes temas ligados ao Ambiente, onde a reciclagem de embalagens tem um papel fundamental.”, acrescenta.

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Retalho

Continente chega a Aljustrel

Esta abertura reforça a aposta da insígnia no distrito de Beja, que fica a contar com 5 lojas da marca.

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Aljustrel recebe a partir desta quarta-feira a primeira loja Continente com 1046 m2 de área de venda e cerca de 90 lugares de estacionamento. Localizado na Estrada Nacional 2, o Continente Bom Dia Aljustrel conta com 22 colaboradores e funciona, diariamente, das 8h00 às 21h00, seguindo a estratégia de expansão das lojas de proximidade da MC em localidades e bairros urbanos.

“A abertura do Continente Bom Dia Aljustrel reforça o compromisso que mantemos há mais de 38 anos, focado em oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis. Esta nova loja representa mais uma aposta na proximidade com os nossos clientes, proporcionando-lhes uma experiência de compra conveniente e uma vasta gama de produtos, desde marca própria até às marcas habituais no cabaz das famílias”, explica o gerente de loja, Marcos Antônio Júnior, na empresa há 4 anos.

O novo Continente Bom Dia Aljustrel tem painéis solares fotovoltaicos na cobertura e no parque de estacionamento, o que representa cerca de 45% do consumo total da loja, garantindo a sua autossuficiência num período superior a 8 horas, num dia de boa radiação solar. A loja dispõe também de carregadores elétricos Plug&Charge, lâmpadas de baixo consumo, 100% LED, para iluminação e equipamentos de controlo e redução de consumos excessivos de água.

Para assinalar a chegada à região, a Missão Continente ofereceu carrinhos de compras de bens essenciais às instituições apadrinhadas pela nova loja: Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel, Associação de Solidariedade Social de S. João de Negrilhos e Associação Cantinho dos Animais de Beja. Estas instituições vão ser permanentemente apoiadas pela Missão Continente, através dos excedentes alimentares diários da nova loja Continente Bom Dia Aljustrel.

No Continente Bom Dia Aljustrel, os consumidores podem ainda utilizar sacos reutilizáveis na compra de fruta, legumes ou padaria, como também caixas reutilizáveis na charcutaria e take-away, avança a retalhista.

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Pingo Doce reforça garrafeira com quatro novos lançamentos

Estes lançamentos, a par de uma seleção de vinhos de excelência, queijos e enchidos estão em destaque no Especial de Vinhos e Sabores de Portugal em loja até 30 de setembro.

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O Pingo Doce reforçou a sua gama de vinhos selecionados e exclusivos com o lançamento de quatro novas referências: Rabigato Beira Interior, Sangiovese Touriga Nacional Alentejo, Pinot Noir Lisboa e uma edição limitada de Negra Mole Algarve.

Os Vinhos Selecionados Pingo Doce, reconhecidos há mais de 25 anos, já receberam cerca de 200 as distinções, e são elogiados pela sua qualidade fruto de parcerias com produtores nacionais e adegas regionais.

 

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Inteligência Artificial na Black Friday: Guia Grátis da E-goi Reúne Especialistas e Dicas Exclusivas

O conteúdo, disponível no site da plataforma, conta com a participação de especialistas de diferentes áreas, além de incluir desafios e dicas práticas.

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“Black FrAIday” – Guia Prático é o novo material gratuito disponibilizado pela E-goi, plataforma de automação de marketing. O conteúdo reúne dicas de especialistas de diversas áreas para a Black Friday, com um foco especial em como utilizar a inteligência artificial para otimizar as estratégias.

Neste material, o nome inovador resulta de uma combinação entre a palavra Black Friday e Inteligência Artificial (AI), evidenciando a proposta do guia, que é fornecer boas práticas de Inteligência Artificial nas estratégias de marketing e, assim, auxiliar na criação de campanhas eficientes para a Black Friday, explica o Head de Marketing da E-goi, Marcelo Caruana.

O lançamento é especialmente oportuno tendo em conta as tendências atuais. Um estudo recente da Gartner prevê que até 2026, 80% dos negócios estarão a utilizar AI regularmente nas suas operações de marketing.

De acordo com Caruana, “a ideia de reunir diferentes especialistas surgiu para trazer mais diversidade ao conteúdo, mostrando como profissionais de diversas áreas estão a utilizar a AI para otimização do trabalho”.

Além dos especialistas da E-goi, o guia também conta com a participação de Lívia Faustino, Marketing Leader da Agência e-Plus, Marco Gouveia, Consultor de Marketing Digital, Thiago Falanga, Performance Marketing Manager da Corebiz e Vanessa Zimmermann,  General Manager  EMEA & APAC da Corebiz.

Adicionalmente ao conteúdo teórico aprofundado, o guia oferece dicas práticas, checklists detalhados e desafios interativos. Os recursos foram desenvolvidos para ajudar empresas de todos os tamanhos a criar estratégias de sucesso para a data comercial mais importante do ano.

O guia “Black FrAIday” está disponível gratuitamente no site da E-goi e oferece uma oportunidade única para as empresas se prepararem para a Black Friday com estratégias baseadas em AI. Este lançamento reafirma o compromisso da E-goi em fornecer recursos valiosos e inovadores para o sucesso dos negócios.

Para aceder ao material, faça o download gratuito aqui:  Black FrAIday – Guia Prático

Sobre a E-goi

A E-goi é uma plataforma de automação de marketing omnicanal projetada para ajudar empresas a aumentar as suas vendas e economizar tempo. Com mais de 20 funcionalidades avançadas, a E-goi permite-lhe conquistar novos clientes, fidelizar a sua base existente e impulsionar as vendas do seu e-commerce em até 34%, tudo isso utilizando uma única plataforma integrada.

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Retalho

Aldi Portugal lança campanha “Stop Stress”

Até 5 de novembro, esta iniciativa pretende aliviar o impacto financeiro das famílias durante o regresso à rotina, num período tradicionalmente marcado por despesas extra, com o regresso às aulas e ao trabalho.

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A Aldi Portugal lança esta quarta-feira a campanha “STOP Stress”. Até 5 de novembro, esta iniciativa pretende aliviar o impacto financeiro das famílias durante o regresso à rotina, num período tradicionalmente marcado por despesas extra, com o regresso às aulas e ao trabalho.

A campanha, com o lema “STOP Stress (Aqui Poupas)”, oferece uma baixa de preço em centenas de produtos alimentares e não alimentares das marcas próprias Aldi, abrangendo categorias como carne e peixe, congelados, mercearia, lacticínios, pastelaria, snacks e refeições prontas.

Esta é mais uma iniciativa de apoio ao consumidor sublinha o retalhista discounter. Em janeiro, com o fim da medida “IVA zero” anunciada pelo Governo, a Aldi lançou a campanha “Stop IVA”, que descontou o valor do IVA em mais de 300 produtos de marcas próprias. Esta foi seguida pela campanha “Sempre a Encher”, que ofereceu um cabaz económico com mais de 50 produtos essenciais.

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I&D

ID Logistics implementa sistema de picking inovador

Esta solução representa um avanço significativo no processo de picking, aumentando a produtividade e contribuindo para o bem-estar dos colaboradores, sublinha a ID Logistics.

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A ID Logistics deu mais um passo rumo à inovação com a implementação de um sistema de picking para unidades, caixas completas e paletes. O sistema “3 Jumps” permite reforçar os requisitos de alta qualidade e desempenho, gerindo de forma mais eficaz a preparação de várias encomendas, enquanto otimiza as deslocações e elimina erros através da validação do peso por linha, avança a empresa.

Esta tecnologia permite processar até 16 pedidos em simultâneo, reduzindo em média 30% o tempo de preparação e as deslocações dos colaboradores, com menor esforço, graças ao equipamento motorizado. Equipada com um sistema LED e uma câmara frontal que, através da cor, identifica o estado da encomenda e alerta para qualquer ocorrência durante o processo de picking, o ecrã apresenta todas as informações relativas ao pedido, como a quantidade de artigos por caixa, facilitando o trabalho do colaborador ao longo de todo o processo.

Além disso, o sistema integra um registo fotográfico e de peso por cada quantidade agregada ao pedido.

“Mantemos firme o compromisso de melhorar continuamente a forma como executamos as nossas tarefas, simplificando o trabalho dos nossos colaboradores e reforçando a eficiência junto dos nossos clientes”, afirma Gonçalo Silveira, site manager pharma da ID Logistics. “Com o sistema ‘3 Jumps’, reafirmamos o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação, enquanto nos preparamos para enfrentar as exigências de mercado que os nossos clientes encaram diariamente”, acrescenta.

Este novo sistema de picking oferece uma melhoria significativa no trabalho dos colaboradores, sendo manobrável e proporcionando total liberdade de movimentos. Comparado com sistemas anteriores, o sistema “3 Jumps” destaca-se pela sua ergonomia, redução do esforço na movimentação da carga, validação de peso, confirmação de etapas e um esquema de cores para distinguir os diferentes estados de preparação da encomenda.

Após a validação do artigo e leitura do código com o scanner ótico portátil, o sistema determina o lote e informa as quantidades necessárias. O colaborador, então, coloca as unidades nas caixas, valida o peso e, se não houver divergências, atualiza a nova localização do picking.

Além de beneficiar os colaboradores, esta inovação também melhora a experiência do cliente. A qualidade da entrega é aprimorada graças à validação da carga, à eficiência na ocupação dos volumes enviados e ao registo de peso e fotográfico por linha, que permite detetar divergências de forma célere, destaca a ID Logistics.

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Yang Zhonghua (vencedor geral e da categoria ‘Champagne Taittinger Food for Celebration’ em 2024) | World Food Photography Awards

Alimentar

Bimi patrocina o maior prémio de fotografia de comida do mundo

Anteriormente conhecido como Pink Lady Food Photographer of the Year, o concurso passa a chamar-se World Food Photography Awards e é patrocinado por Bimi. As inscrições para a edição de 2025 do maior prémio de fotografia de comida do mundo estão abertas até 09 de fevereiro do próximo ano.

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O World Food Photography Awards, anteriormente conhecido como Pink Lady Food Photographer of the Year, está aberto a fotógrafos amadores e profissionais que demonstrem “a sua competência técnica e criatividade”, celebrando histórias de comida de todo o mundo, “seja através de fotografia de paisagem, retrato, viagem, casamento, fotojornalismo ou qualquer outro estilo”, informa a organização do WFPA. Haverá um prémio principal de 5936 euros (5.000 libras esterlinas) e todas as imagens finalistas serão exibidas nas Mall Galleries, em Londres.

“Esta mudança de nome é uma grande e feliz evolução para nós, feita para refletir o prestígio, alcance, gravitas e dimensão global dos Prémios, que entram agora no seu 14º ano”, explica Caroline Kenyon, fundadora dos Prémios.

WFPA Bimi

Em 2025, a Bimi será o patrocinador principal do concurso que inclui mais de 25 categorias e reconhece “que a comida toca vidas de formas diversas – desde o cultivo, colheita e confeção, até ao consumo, celebração e sobrevivência”, destaca a organização. Na edição de 2025 o Prémio apresenta uma nova categoria – a ‘World of Drinks’, que celebra fotografia de bebidas. Esta categoria junta-se à Errazuriz Wine Photographer of the Year, dedicada a imagens sobre tudo o que envolve a área vinícola.

Outra novidade é o ‘Prémio Bimi’, que será atribuído apenas à imagem mais deslumbrante, selecionada da lista de finalistas, que melhor represente as frutas e/ou vegetais frescos.

Caroline Kenyon afirma o entusiasmo “por ter como parceiro uma marca global tão respeitada, que pertence à prestigiada empresa japonesa de sementes Sakata, com 111 anos de existência, ainda de gestão familiar”.

Azim Khan Ronnie (2024) | World Food Photography Awards

Já Dave Samuels, diretor global da Bimi, destaca o prazer da marca em ser o patrocinador principal dos World Food Photography Awards. “Estes prestigiados Prémios são uma celebração única da forma como a comida toca vidas em todo o mundo, e uma iniciativa que, como marca global de alimentos, é crucial que apoiemos. Estamos ansiosos por colaborar com a Caroline e a sua equipa, com quem partilhamos valores como qualidade, integridade e sustentabilidade”, sublinha.

Edição 2024 premiou três fotógrafos portugueses

O prestigiado fotógrafo de comida David Loftus preside o  juri dos World Food Photography Awards 2025. O painel global de jurados inclui ainda Henrique Sá Pessoa, Chef galardoado com estrelas Michelin, Claire Reichenbach, CEO da James Beard Foundation, Tom Athron, CEO da Fortnum & Mason e Rein Skullerud, fotógrafo sénior e editor de fotografia do World Food Programme.

Recorde-se que a edição de 2024 distinguiu três fotógrafos portugueses: André Boto, António Bernardino e Ana Misskind. André Boto destacou-se com o segundo lugar na categoria ‘Hotel Art Group Cream of the Crop’ e com duas distinções ‘Highly Commended’ na categoria de ‘MPB Award for Innovation’. António Bernardino obteve o prémio ‘Highly Commended’ na categoria ‘Food in the Field’ e Ana Misskind foi distinguida com a posição ‘Highly Commended’ na categoria ‘Production Paradise Previously Published’.

“Significa muito estar entre os finalistas e receber uma distinção nesta competição, pois é o concurso de fotografia de comida mais prestigiado do mundo”, sublinha André Boto, finalista português, para quem “o desafio em si é extremamente inspirador”. “Na fotografia de alimentos, às vezes parece que tudo já foi feito. O que me inspira é exatamente o uso da criatividade para criar imagens fora do comum, surpreendendo o público e os jurados. Criar um efeito de surpresa e uma estética diferente é, para mim, o grande desafio, e acredito que há espaço no mercado para grandes e novas ideias”, acrescenta.

Mais informações sobre o WFPA e sobre como concorrer estão disponíveis em www.worldfoodphotographyawards.com As inscrições encerram a 06 de fevereiro de 2025.

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Henkell Freixenet adquire a totalidade do capital da Vinicom

A Henkell Freixenet reforça a sua posição em Portugal ao adquirir a totalidade do capital da distribuidora nacional Vinicom. A transação aconteceu na semana passada.

Francisco de Sousa Coutinho e Henkell Freixenet fundaram a Vinicom em 2004, com a Henkell Freixenet a deter 49,5 % das acções. Desde então, a Vinicom tem sido o parceiro de distribuição das marcas da Henkell Freixenet no mercado português. Com esta aquisição, a Henkell Freixenet assume o controlo total da empresa.

Além da distribuição de vinhos espumantes e tranquilos da Henkell Freixenet, a Vinicom distribui marcas portuguesas como os Lavradores de Feitoria, a Quinta do Vale Meão, a Quinta de Sto António, a Howard’s Folly e os vinhos do Porto Blackett, entre muitas outras.

“Expressamos o nosso sincero agradecimento a Francisco de Sousa Coutinho e a toda a equipa da Vinicom pela parceria de confiança e pelo excelente trabalho ao longo de todos estes anos”, afirma Alfred Oetker, Presidente do Conselho de Supervisão da Henkell Freixenet.

Andreas Brokemper, CEO da Henkell Freixenet, acrescenta que “vemos grandes oportunidades de desenvolvimento no mercado para as nossas marcas e parceiros, como a Freixenet e a Mionetto, em conjunto com o excelente portefólio de marcas de vinhos portugueses”.

Já Francisco de Sousa Coutinho, da Vinicom, sublinha a importância da missão de desenvolver o mercado português “através da construção das marcas dos nossos parceiros e da oferta de produtos de excelente qualidade”. “Estamos satisfeitos pelo facto de a Henkell Freixenet continuar este trabalho árduo e explorar novas oportunidades de crescimento para o mercado”, refere em comunicado.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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