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Os primeiros contornos do Complexo Comercial da Ikea no Algarve (com imagens)

Por a 23 de Maio de 2016 as 13:05

IKEA ENTRANCEO Complexo Comercial do MAR Shopping Algarve que a Ikea está a fazer erguer em Loulé vai contemplar uma arquitetura ao estilo “escandinavo”, com foco na “eficiência”. Por outro lado, o centro ‘outlet’ vai assemelhar-se a uma “vila algarvia típica”.

O complexo de 82 mil metros quadrados divide-se em uma loja Ikea, um centro comercial (MAR Shopping Algarve) e um centro ‘outlet’ (Designer Outlet Algarve). Com abertura prevista para 2017, este projeto representa um investimento de 200 milhões de euros por parte da empresa sueca de mobiliário e decoração na região sul do País. O grupo desvenda agora os primeiros contornos arquitectónicos que o empreendimento irá assumir.

MAIN ENTRANCE

Entrada Principal

Com o MAR Shopping no centro dos três edifícios, a loja Ikea estará situada no extremo Este e o centro ‘outlet’ será disposto “ao ar livre” no extremo oposto. O centro comercial estará a interligar os edifícios, assim como os parques de estacionamento subterrâneo (aproximadamente 1 000 lugares) e externo (2 500 viaturas). Entre o shopping e o “Designer Outlet”, encontrar-se-á uma área de oito mil metros quadrados “de importância paisagística, onde se desenvolverão diversas atividades de lazer”.

Com projeto conceptual de BDP – Building Design Partnership e projeto técnico a cargo dos portugueses CPU, Quadrante e Iperplano, o MAR Shopping Algarve será um “edifício moderno, com inspiração no estilo escandinavo”. Disponibilizará 110 lojas, salas de cinema, zona de restauração e serviços.BUZZ HUB

Já o centro ‘outlet’, projetado pela ATP e com concepção técnica das empresas nacionais CPU e Afaconsult, terá “numa primeira fase” 70 lojas disponíveis num espaço “a céu aberto” que “simula as ruas de uma típica vila algarvia, onde não faltam as tradicionais chaminés ou as paredes caiadas de branco”.

No edifício central, o MAR Shopping estende-se ao longo de um corredor – um “mall com teto falso, composto por uma estrutura contínua perfurada, em Barrisol – que estabelece a ligação entre a loja Ikea, o ‘outlet’ e as entradas que ACTIVE HUBlhes estão próximas. Com dois andares, no piso superior do centro estarão dispostas as unidades comerciais de “maior dimensão”, como Primark, C&A, Zara, Mango ou o Pingo Doce, ao lado do qual ficará a Worten. O supermercado terá ligação à entrada “nascente”, através de uma área de terraço ligada ao estacionamento de superfície por elevadores e tapetes rolantes.

“Independentemente da sua relação com a cobertura, os espaços de circulação interiores do centro comercial foram pensados de forma a incluir uma componente de iluminação natural significativa, minimizando os ganhos térmicos correspondentes. Os materiais dos acabamentos interiores foram determinados em função da utilização prevista para os diferentes espaços e com o ciclo de vidaSUPERMARKET ENTRANCE que se pretende obter dos mesmos. Assim, as zonas de público terão pavimentos cerâmicos, de pedra natural e de madeira, paredes em painéis fenólicos, cerâmicos e de gesso cartonado e tetos falsos metálicos e de painéis de gesso cartonado”, explica o grupo em comunicado.

Com projeto da empresa espanhola theleisureway, a área de lazer estará articulada com os dois pisos do centro comercial através de escadas mecânicas, que complementarão os percursos pedestres. Estes, ligarão o nível de estacionamento e o piso superior do centro comercial na zona da varanda exterior que, por sua vez, se localizará METROPOLITAN HUBjunto da zona de restaurantes.

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