Márcia Vicente, Country Manager do selo “Sabor do Ano”, na apresentação dos vencedores da última edição
Edição de 2017 do “Sabor do Ano” estende inscrições às marcas da distribuição
“É fundamental estarmos atentos à realidade do consumo em Portugal e entender a importância que os produtos das marcas de distribuição têm nas compras dos portugueses e, nesse sentido, tornou-se inevitável alargar esta certificação aos produtos da Distribuição”, esclarece Márcia Vicente, Country Manager do selo “Sabor do Ano”
Rita Gonçalves
AJAP condena enormes cortes no investimento na reprogramação do PEPAC
Hoje é o Dia Mundial do Ovo e a Reina sublinha a importância deste ingrediente na sua gama de produtos
Super Bock e designer Madalena Martins criaram o Design Collab
Flying Tiger chega ao Nova Arcada em Braga
Nescafé Dolce Gusto reforça a sua oferta de cafés do sistema Neo
Grupo os Mosqueteiros integra movimento de Empresas Responsáveis
Ferreira do Zêzere organiza Festival Gastronómico do Ovo
Lidl investe na abertura de loja em Gaia e reabertura em Paços de Ferreira
Amarguinha apresenta novos sabores da gama cremosa
Época natalícia de 2024 será mais competitiva para o retalho mundial
O “Sabor do Ano 2017” já deu início ao período de inscrições para produtos alimentares e bebidas e na edição deste ano estende as inscrições às marcas da distribuição. Numa primeira fase, os consumidores vão testar os produtos de marca e só depois têm lugar os testes aos produtos da distribuição.
A certificação de qualidade baseada no sabor nasceu há 20 anos em França e alargou atividade a Portugal, Espanha, Bélgica, Itália, Tunísia e México. França foi o primeiro país a reconhecer a importância dos produtos da distribuição e Portugal passará também este ano a considerar os produtos da Distribuição. “É fundamental estarmos atentos à realidade do consumo em Portugal e entender a importância que os produtos das marcas de distribuição têm nas compras dos portugueses e, nesse sentido, tornou-se inevitável alargar esta certificação aos produtos da Distribuição”, esclarece Márcia Vicente, Country Manager do selo “Sabor do Ano”.
Os testes de análise e avaliação dos produtos de fabricantes e distribuidores decorrem da mesma forma: o consumidor habitual daquele tipo de produto prova e avalia, em ambiente de laboratório num teste cego, o produto em quatro indicadores principais: Sabor, Odor, Textura, Aspeto e Satisfação Global. “Se o produto obtiver seis pontos em dez, ou mais, e a nota mais alta entre produtos da concorrência, poderá usar o selo”.
De acordo com um estudo realizado em 2015 pela Full5en5e ALS, junto de 500 consumidores, para 77% dos consumidores portugueses o selo “Sabor do Ano” é sinónimo de “qualidade” e os produtos que o exibem “são superiores” face aos restantes da mesma categoria.
O Jornal Hipersuper é media partner exclusivo para Portugal da iniciativa “Sabor do Ano”