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Márcia Vicente, Country Manager do selo “Sabor do Ano”, na apresentação dos vencedores da última edição

Alimentação

Edição de 2017 do “Sabor do Ano” estende inscrições às marcas da distribuição

“É fundamental estarmos atentos à realidade do consumo em Portugal e entender a importância que os produtos das marcas de distribuição têm nas compras dos portugueses e, nesse sentido, tornou-se inevitável alargar esta certificação aos produtos da Distribuição”, esclarece Márcia Vicente, Country Manager do selo “Sabor do Ano”

Rita Gonçalves

Márcia Vicente, Country Manager do selo “Sabor do Ano”, na apresentação dos vencedores da última edição

Alimentação

Edição de 2017 do “Sabor do Ano” estende inscrições às marcas da distribuição

“É fundamental estarmos atentos à realidade do consumo em Portugal e entender a importância que os produtos das marcas de distribuição têm nas compras dos portugueses e, nesse sentido, tornou-se inevitável alargar esta certificação aos produtos da Distribuição”, esclarece Márcia Vicente, Country Manager do selo “Sabor do Ano”

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Márcia Vicente, Country Manager do selo “Sabor do Ano”, na apresentação dos vencedores da última edição

Márcia Vicente, Country Manager do selo “Sabor do Ano”, na apresentação dos vencedores da última edição

O “Sabor do Ano 2017” já deu início ao período de inscrições para produtos alimentares e bebidas e na edição deste ano estende as inscrições às marcas da distribuição. Numa primeira fase, os consumidores vão testar os produtos de marca e só depois têm lugar os testes aos produtos da distribuição.

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A certificação de qualidade baseada no sabor nasceu há 20 anos em França e alargou atividade a Portugal, Espanha, Bélgica, Itália, Tunísia e México. França foi o primeiro país a reconhecer a importância dos produtos da distribuição e Portugal passará também este ano a considerar os produtos da Distribuição. “É fundamental estarmos atentos à realidade do consumo em Portugal e entender a importância que os produtos das marcas de distribuição têm nas compras dos portugueses e, nesse sentido, tornou-se inevitável alargar esta certificação aos produtos da Distribuição”, esclarece Márcia Vicente, Country Manager do selo “Sabor do Ano”.

Os testes de análise e avaliação dos produtos de fabricantes e distribuidores decorrem da mesma forma: o consumidor habitual daquele tipo de produto prova e avalia, em ambiente de laboratório num teste cego, o produto em quatro indicadores principais: Sabor, Odor, Textura, Aspeto e Satisfação Global. “Se o produto obtiver seis pontos em dez, ou mais, e a nota mais alta entre produtos da concorrência, poderá usar o selo”.

De acordo com um estudo realizado em 2015 pela Full5en5e ALS, junto de 500 consumidores, para 77% dos consumidores portugueses o selo “Sabor do Ano” é sinónimo de “qualidade” e os produtos que o exibem “são superiores” face aos restantes da mesma categoria.

O Jornal Hipersuper é media partner exclusivo para Portugal da iniciativa “Sabor do Ano”

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Não Alimentar

AJAP condena enormes cortes no investimento na reprogramação do PEPAC

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal lamenta os cortes no investimento que estão consagrados na terceira reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal 2023-2027) e manifesta o seu profundo desacordo e voto contra a proposta apresentada.

A AJAP manifesta o seu profundo desacordo e voto contra a proposta apresentada e pretende corrigir o entendimento tido na reunião do Comité de Acompanhamento no Continente do PEPAC. A AJAP sublinha, em comunicado, que nesta reunião, que se realizou a 9 de outubro, em Lisboa, e onde pela AJAP não pôde estar presente nenhum membro da direção, nem o seu diretor-geral, foi mal percebida a sua posição pelo facto de os técnicos da AJAP não se terem manifestado: terá sido erradamente interpretado pela mesa como voto favorável. “Solicitamos, nesse sentido, e por isso tornamos pública, a posição da AJAP em relação a esta matéria, sublinha.

“É público que a AJAP tem manifestado pelos recentes comunicados divulgados, uma enorme concordância, com as linhas mestras que o Ministério, pela voz do seu Ministro, tem apresentado, em relação aos Jovens Agricultores, aos incentivos no apoio ao investimento aos Jovens Agricultores e ao Desenvolvimento dos Territórios Rurais. No que respeita à baixa do rendimento dos Agricultores da União Europeia (e dos portugueses em particular), no que toca à média dos salários europeus, com a qual também concordamos, esta correção não deve, na nossa perspetiva, ser minimizada pela transferência de meios destinada ao investimento, para o aumento dos apoios anuais”, sublinha em comunicado.

“Falamos de cortes muito significativos no que respeita ao Investimento Agrícola e Rejuvenescimento do setor, que ascendem a 221 milhões de euros. Também em matéria de Sustentabilidade das Zonas Rurais há um corte de 181 milhões de euros, que abrange investimentos na Bioeconomia de base agrícola/florestal e que coloca em causa, no entender da AJAP, o crescimento económico dos territórios rurais, dos produtores florestais e a sustentabilidade das suas explorações, acrescenta.

“Na Organização da Produção, somos confrontados nesta reprogramação, com um corte de 55 milhões de euros que abrange a gestão de riscos (seguros, prevenção de calamidades e catástrofes naturais ou o restabelecimento do potencial produtivo). Tudo isto coloca em causa a coesão do território, limita a produção e deixa defraudada a expectativa que os produtores nacionais tinham em relação a esta alteração, do PEPAC já da responsabilidade do atual Ministério da Agricultura”, refere também.

Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP, considera que “o cenário que temos em cima da mesa, com estes cortes, coloca em causa o futuro da agricultura em Portugal, sobretudo quando o investimento é prioritário e urgente na reconversão e dinamização de muitas explorações em todo o País”.

Firmino Cordeiro sublinha ainda que, “se existe setor que exige estabilidade nas políticas, na estratégia, na estruturação e restruturação e programação, é o setor agrícola”. E lembra que a AJAP “tem alertado sucessivamente, os anteriores Governos e o atual, para o envelhecimento e o despovoamento galopantes que ameaçam a agricultura e os territórios, sendo urgente inverter esta tendência, fixando mais jovens agricultores à terra e até noutras atividades da área económica, impulsionando a figura do Jovem Empresário Rural – JER.

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Alimentar

Hoje é o Dia Mundial do Ovo e a Reina sublinha a importância deste ingrediente na sua gama de produtos

A Reina tem como objetivo até 2025 que todos os ovos consumidos pelo Grupo sejam provenientes de galinhas criadas no solo.

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Ovo e a Reina sublinha a importância deste ingrediente que, para a Reina, “é uma matéria-prima muito importante e está na base de muitas das nossas receitas, tais como, Pudim de Ovos, Natas do Céu, Toucinho do Céu, Pudim Flan Proteico, Creme Catalana e Flan de Café”.

A Reina sublinha em comunicado que tem como objetivo até 2025, que todos os ovos consumidos pelo Grupo sejam provenientes de galinhas criadas no solo. Um processo que teve início em 2019 com o lançamento do Pudim Flan de Ovo de galinhas criadas no solo. Desde então tem sido introduzida a mudança nos produtos que vai lançando, informa.

“Estamos também empenhados em monitorizar a não utilização de sistemas de aviários combinados. Este objetivo é o resultado da nossa preocupação com uma produção sustentável e, em particular, com o bem-estar animal”, conclui a marca de sobremesas tradicionais que surgiu em 1926 e inaugurou a primeira fábrica em Portugal, localizada em Pombal – a Doce Reina, em 2011 – que produz não só gelatinas como outras sobremesas lácteas da marca.

 

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Bebidas

Super Bock e designer Madalena Martins criaram o Design Collab

O projeto está a dar nova vida a lonas publicitárias da Super Bock, através do trabalho e arte de reclusos.

Este projeto de design ecológico e social surge de uma parceria entre a loja online da Super Bock e a designer Madalena Martins. Até ao momento já foram produzidas 140 peças, que estão disponíveis na Super Bock Store.

Os produtos do Design Collab são criados numa oficina anexa ao Estabelecimento Prisional de Vale do Sousa, em Paços de Ferreira, a partir de lonas e telas publicitárias antigas da Super Bock.

“Nascem pelas mãos, pela arte e pela mestria de alguns reclusos deste estabelecimento prisional”, destaca a empresa num comunicado.

A parceria com Madalena Martins começou em 2011 e gerou vários projetos ao longo do tempo. O Design Collab começou a ser idealizado e estruturado no final de 2023 e, a par de outros projetos feitos em parceria com a artista, tem origem no re-exist, “um projeto de design ecológico e social que dá uma nova vida a materiais usados através da arte de alguns reclusos dos Estabelecimentos Prisionais de Vale do Sousa e de Paços de Ferreira”, revela a Super Bock.

O objetivo é transformar materiais usados em peças de design originais e exclusivas, dando-lhes uma nova vida através da arte, “ao mesmo tempo que desempenha um papel importante na reinserção social de reclusos”, acrescenta a empresa no comunicado.

“Depois de cumprir o seu propósito, estas peças tornam-se num desafio muito gratificante quando chegam às minhas mãos: dar uma nova vida a estes materiais, criando uma linha de produtos sustentáveis, com um design cuidado e funcional, traduzindo nela a identidade visual da marca”, apresenta Madalena Martins.

Desde abril deste ano, quando se iniciou a produção, foram criados cerca de 100 tote bags, 15 puffs grandes e 25 puffs pequenos, perfazendo um total de 140 peças. O facto de serem reutilizadas lonas e telas antigas da marca, fazem delas peças exclusivas.

Bruno Albuquerque, diretor de Marketing Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group sublinha que a parceria de longa data Madalena Martins “é um exemplo claro de como a co-criação pode gerar impacto real, unindo marcas e arte para transformar ideias em projetos concretos”.

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Retalho

Flying Tiger chega ao Nova Arcada em Braga

Com uma área de 197 metros quadrados, a loja localiza-se no piso 0 do centro comercial com “produtos originais e divertidos”.

A Flying Tiger Copenhagen inaugurou esta sexta-feira, 11 de outubro, um loja no centro comercial Nova Arcádia, em Braga.

O espaço comercializa um portfólio de produtos “que combinam funcionalidade, cor e diversão, desde decoração e artigos de papelaria, a produtos para festas, cozinha e lifestyle” e ainda jogos, brinquedos e artigos de desporto, apresenta a marca.

Há também uma secção com alimentos e bebidas, que variam de acordo com as épocas festivas, como o Halloween e o Natal, que se estão a aproximar. Para celebrar a abertura no Nova Arcada, a Flying Tiger Copenhagen preparou surpresas e promoções para os primeiros dias.

Nascida em Copenhaga, em 1995, a marca inaugurou a sua primeira loja em Portugal, em 2012. Este o 43º quarto espaço no país.

Além da Flying Tiger Copenhagen, a semana foi ainda marcada pela reabertura da Opticália. no piso 0, resultado da expansão do espaço ocupado e de uma remodelação total, com grande foco na vertente pediátrica, nomeadamente, na especialidade de miopia.

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Bebidas

Nescafé Dolce Gusto reforça a sua oferta de cafés do sistema Neo

“Apesar da forte e diferenciada gama de lançamento, era necessário ouvir as necessidades dos consumidores. O descafeinado foi muito pedido pelos portugueses e a introdução de Buondi e Sical, marcas fortes e nacionais, fazia todo o sentido num sistema como NEO”, sublinha Miguel Abreu, marketing manager de Nescafé Dolce Gusto.

Nescafé Dolce Gusto reforça a sua oferta de cafés para o sistema Nescafé Dolce Gusto Neo com o lançamento de Neo Espresso Buondi Original, Neo Espresso Sical e Neo Espresso Decaffeinated.

A Nescafé refere em comunicado que o Espresso Decaffeinated, com o seu aroma aveludado e frutado, naturalmente descafeinado com água, permite aos consumidores desfrutar do autêntico sabor do café NescaféDolce Gusto Neo, sem cafeína.  Por outro lado, o Buondi Original, de intensidade 9, apresenta-se como uma combinação única de aromas e sabores intensos. Inspirado no café português, é um expresso com carácter, selecionado a partir de uma seleção de grãos de café Arábica e Robusta. Destaca-se pelo seu creme dourado envolto num corpo aveludado, com aromas frutados e notas de cacau.  Já o Sical Espresso, inspirado na tradição portuguesa, é um blend cuidadosamente selecionado com grãos de café Arábica e Robusta, que equilibra os aromas frutados com notas subtis apimentadas. De intensidade 8, é uma bebida curta e encorpada, finalizada com um creme denso e dourado, acrescenta.

“Em Nescafé Dolce Gusto, estamos continuamente atentos às necessidades dos consumidores e procuramos proporcionar novas experiências, mais variedade e qualidade no café. Foi nesse sentido que decidimos alargar a gama de cafés do sistema NEO. Apesar da forte e diferenciada gama de lançamento, era necessário ouvir as necessidades dos consumidores. O descafeinado foi muito pedido pelos portugueses e a introdução de Buondi e Sical, marcas fortes e nacionais, fazia todo o sentido num sistema como NEO. Acreditamos que estas novidades irão contribuir para o sucesso deste sistema em Portugal”, sublinha Miguel Abreu, marketing manager de Nescafé Dolce Gusto.

Estas novidades estão disponíveis na loja online da marca e nos supermercados e hipermercados.

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ESG

Grupo os Mosqueteiros integra movimento de Empresas Responsáveis

O Grupo os Mosqueteiros aderiu à GRACE – Empresas Responsáveis, uma associação empresarial centrada na sustentabilidade e na responsabilidade social.

A adesão do Grupo os Mosqueteiros ao movimento, “marca um passo significativo” e reforça o seu compromisso “em atuar de forma ética, transparente e sustentável, contribuindo para a construção de um futuro mais equilibrado e responsável”, informa.

A GRACE – Empresas Responsáveis é uma associação empresarial com estatuto de utilidade pública fundada em 2000 e conta atualmente com mais de 300 empresas associadas de diversos setores de atividade, todas comprometidas com os princípios da sustentabilidade nas suas diversas dimensões.

Esta parceria permitirá ao Grupo os Mosqueteiros participar em formações exclusivas sobre sustentabilidade, alinhar práticas com tendências internacionais em responsabilidade corporativa, colaborar em clusters temáticos e setoriais, receber apoio na implementação do framework ESG e aumentar a proximidade com outros associados.

“Continuaremos a trabalhar empenhadamente para fortalecer os princípios da sustentabilidade em todas as nossas operações e acreditamos que esta aliança com o GRACE será um pilar essencial nesta jornada”, afirma Rita Ferreira, responsável pela Direção de Comunicação e Informação do Grupo os Mosqueteiros.

Um dos maiores grupos de distribuição mundiais multi-insígnia, a multinacional opera em Portugal, França, Polónia e Bélgica. No nosso país, onde tem mais de 358 pontos de venda e emprega mais de 14 mil colaboradores, está presente com as insígias Intermarché, Bricomarché e Roady.

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Alimentar

Ferreira do Zêzere organiza Festival Gastronómico do Ovo

Entre hoje e domingo, o município de Ferreira do Zêzere, conhecido como a ‘Capital do Ovo’, realiza o Festival Gastronómico do Ovo.

A larga produção de ovo por empresas do concelho, levou a autarquia de Ferreira do Zêzere a adotar, em 2011, o slogan ‘Capital do Ovo’.

Em outubro de 2023, foi constituída a Confraria do Ovo de Ferreira do Zêzere, que integra os sete presidentes das Juntas de Freguesia, o presidente da câmara municipal e dois representantes das duas grandes empresas produtoras de ovos do município, Zêzerovo e Uniovo.

Dada a importância deste setor produtivo, a autarquia organiza entre hoje e domingo o Festival Gastronómico do Ovo, com o produto a ser o protagonista nas ementas dos restaurantes, cafés e pastelarias aderentes.

Com este evento, o município tem como objetivos promover a gastronomia local e os produtos endógenos, preservar o património cultural e culinário, incentivar o comércio e posicionar Ferreira do Zêzere como destino turístico gastronómico.

“O ovo é um ingrediente fundamental na nossa culinária e Ferreira do Zêzere tem muito orgulho em ser a Capital do Ovo e de poder organizar um Festival que honra o que a nossa terra tem de melhor para oferecer”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Bruno Gomes.

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Retalho

Lidl investe na abertura de loja em Gaia e reabertura em Paços de Ferreira

Com um investimento de quase 10 milhões de euros nas novas lojas, a cadeia de retalho reforça a presença no Norte do país.

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O Lidl inaugurou nesta quinta-feira, 10 de outubro, uma nova loja em Vila Nova de Gaia – Monte da Virgem, construída de raiz para substituir a loja desta freguesia. No âmbito da estratégia de modernização da sua rede de lojas em Portugal, a insígnia reabriu a loja de Paços de Ferreira, que foi totalmente renovada.

A nova loja de Vila Nova de Gaia permite uma maior oferta de artigos, novos serviços tanto na zona de padaria como uma zona de bacalhau a corte e de frango assado pronto a levar, e ainda seis caixas de pagamento rápido, em registo de self-service.

A loja renovada de Paços de Ferreira tem corredores mais largos e uma fachada inteiramente em vidro e um maior de serviços e produtos, entre os quais a máquina de corte de pão self-service, a zona de bacalhau a corte e também seis caixas de pagamento self-service.

Ambas as lojas contam com a oferta de artigos não alimentares, desde as ferramentas aos têxteis e utensílios de cozinha, entre outros, e privilegiam o uso de iluminação LED. Estão equipadas com pré-instalação para painéis solares. Disponibilizam ainda um posto de carregamento rápido, que permite o carregamento de 80% da bateria de viaturas elétricas em 30 minutos.

No âmbito da parceria com o programa Realimenta, a loja de Vila Nova de Gaia beneficiará a Fios e Desafios, instituição a quem o Lidl presta apoio desde 2018. A loja de Paços de Ferreira vai continuar a beneficiar a Santa Casa da Misericórdia do concelho, instituição a quem o Lidl presta apoio também desde 2018.

Há 29 anos em Portugal, o Lidl, insígnia alemã do Grupo Schwarz, tem cerca de 9000 colaboradores, distribuídos por 280 lojas, de Norte a Sul do país, e quatro direções regionais e entrepostos.

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Bebidas

Amarguinha apresenta novos sabores da gama cremosa

Chegaram ao mercado a Amarguinha Tarte de Amêndoa e Caramelo e a Amarguinha Chocolate com Amêndoas, ambas da gama cremosa, que se juntam ao sabor Creme original.

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Sabores que fazem lembrar a sobremesa, enquanto reforçam a portugalidade d’A Amarguinha, é o ponto de partida para a nova campanha da marca, que associa os estrangeirismos e sobremesas francesas ao lançamento dos novos produtos: ‘Podia ser petit gâteau, preferimos um copinho de chocolate’ ou ‘Podia ser crème brûlée, preferimos o caramelo no ponto’.

Estes slogans apresentam os novos sabores Chocolate com Amêndoas e Tarte de Amêndoas e Caramelo, respetivamente.’Cream é não provar’ é recuperado numa campanha multimeios, “reforçando o tom de voz indulgente e hedónico da marca e a origem portuguesa, agora para falar de toda a gama cremosa”, apresenta a Casa Redondo, empresa distribuidora da marca.

A Amarguinha Creme Chocolate com Amêndoas “apresenta notas robustas de cacau profundo, harmonizadas com a suavidade aveludada da amêndoa amarga”, apresenta a marca, revelando ainda que, dada a presença relevante do cacau, “precisa de um bom abanão” (10 a 15 segundos) antes de consumir.

Já a Amarguinha Creme Tarte de Amêndoas e Caramelo “cria uma relação singular entre as notas intensas e envolventes da amêndoa amarga, equilibradas com a doçura aveludada do creme”. Ambas devem ser consumidas bem frescas ou com gelo.

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Retalho

Época natalícia de 2024 será mais competitiva para o retalho mundial

É o que avança um estudo, onde se conclui que 43% dos consumidores inquiridos estão mais endividados do que em 2023 e 40% afirma que irá comprar menos.

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O estudo, realizado pela Salesforce, partilha previsões para uma das épocas mais importantes do retalho – a Black Friday e o Natal. “A temporada de compras do fim do ano de 2024 traz desafios concretos para o retalho, setor no qual as empresas competem por atrair consumidores com menor poder de compra e entre os quais 43% se encontra com mais dívidas do que em 2023”, revela a tecnológica norte-americana especializada em CRM.

Os novos dados do Shopping Index, indicam que os consumidores estão particularmente preocupados com os preços dos produtos: com dois terços dos inquiridos a nível global afirmara que será o preço a ditar as escolhas de marcas e lojas onde irão comprar este ano. Mais do que os 46% dos inquiridos em 2020, com menos de um terço a dar prioridade à qualidade dos produtos.

Menor crescimento das vendas

Com 47% dos consumidores a afirmar que irá gastar o mesmo valor de 2023, e 40% a afirmar comprar menos, as vendas da época de Natal deverão crescer menos do que em 2023, indica o estudo, recordando que no ano passado foi “registado um crescimento de 3% face ao ano anterior, num total de 1.17 biliões de dólares (do inglês trillion)”.

“A Salesforce prevê um crescimento de 2% em novembro e dezembro nas vendas de marcas de retalho, face a igual período do ano passado, atingindo os 1.19 biliões de dólares (do inglês trillion)”, avança a empresa.

As estratégias apontadas pelo estudo para ultrapassar estes desafios são maiores descontos e a utilização de dados e de Inteligência Artificial (IA) para aumentar a eficiência operacional, construir relações mais profundas com os clientes e gerar maiores margens de lucro, indicaram as empresas.

O estudo indica que dois terços dos consumidores afirma que está a aguardar por momentos de descontos como a Cyber Week, para encontrar os melhores descontos e promoções. E prevê ainda que uma em cada cinco compras (21%) nesta época de Natal seja feita em aplicações de compras chinesas, como a Temu, SHein, AliExpress e TikTok.

Com base no commerce cloud, marketing cloud e service cloud, a Salesforce analisa dados agregados para produzir insights da época festiva a partir da atividade de mais de 1,5 mil milhões de consumidores a nível global em mais de 64 países, incluindo Portugal. “Os dados de previsão apresentados são de pesquisas proprietárias da Salesforce. Os cálculos utilizados combinam dados próprios e de terceiros, bem como diversas suposições de mercado, para gerar os pontos de dados apresentados”, informa a tecnológica norte-americana.

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