Distribuição Homepage Newsletter

Alibaba cresce acima de estimativas e confirma ser a “maior retalhista do mundo”

Por a 16 de Maio de 2016 as 14:51

alibabaA gigante do comércio eletrónico Alibaba cresceu 39% em volume de negócios no primeiro trimestre do ano. Segundo a empresa chinesa “este é o mais rápido crescimento dos últimos quatro trimestres”.

A Alibaba conquistou uma receita de mais de três mil milhões de euros (3,75 mil milhões de dólares, na moeda norte-americana) nos primeiros três meses de 2016. O resultado representa um crescimento homólogo de 39%. Valor acima das estimativas que apontavam para uma média de crescimento de 33%, de acordo com uma compilação de análises realizada pela Bloomberg News.

Num comunicado enviado à imprensa, citado pelo portal Money Control, Maggie Wu, CFO (chief financial officer) da multinacional chinesa, diz que “estes excelentes resultados trimestrais refletem a força do ‘core’ do negócio e-commerce da companhia, apesar das desafiantes condições económicas”. Durante o mesmo período, a economia chinesa apresenta “o mais lento crescimento de sempre, situando-se nos 6,7%” face ao primeiro trimestre do ano transato.

A Alibaba domina o comércio online na China com as plataformas Taobao, que integra “mais de 90% do comércio entre consumidores”, e Tmall, a qual se estima que englobe “mais de metade” das transações “business to consumer” naquele país.

Nos primeiros três meses do ano, o lucro líquido atribuído aos acionistas cresceu 85%, face ao mesmo período do ano anterior, situando-se nos 832 milhões de dólares (cerca de 733 milhões de euros). A empresa fechou também em março o ano fiscal com um crescimento de 196% em lucro líquido, escalando até aos 11.08 mil milhões de dólares (mais de 976 milhões de euros).

As vendas da retalhista online no primeiro trimestre do ano ascenderam a um total de 115 mil milhões de dólares (acima dos 101 mil milhões de euros), um crescimento de 24%, e atingiram os 485 mil milhões de dólares (mais de 427 mil milhões de euros) no último ano fiscal.

A Alibaba já se tinha afirmado como a “maior retalhista do mundo”, confirmando agora o título com estes resultados.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *