Homepage Logística Newsletter

Paletes CHEP e contentores IFCO agilizam logística de bancos alimentares

Por a 13 de Maio de 2016 as 14:19

CHEPAs principais marcas do Brambles Limited, grupo de logística que fornece a cadeia de abastecimento em 60 países, assinaram um acordo de três anos com a Federação Europeia de Bancos Alimentares (FEBA).

O acordo contempla o financiamento, apoio de voluntários por parte de ambas as empresas, assim como a utilização de paletes CHEP e os contentores plásticos reutilizáveis da IFCO, com o objetivo de prestar assistência às operações FEBA na Europa.

A luta contra o desperdício alimentar e a pobreza só é possível num quadro de cooperação e criação de parcerias com as partes interessadas, lembra Isabel Jonet, Presidente da FEBA. “Este compromisso de longo prazo é um bom exemplo de uma parceria em ação, que proporcionará verdadeiros benefícios aos mais vulneráveis e necessitados”.

Na Europa, as empresas desenvolveram projetos e programas piloto com bancos alimentares, nomeadamente em Itália, Espanha e no Reino Unido. Os bancos alimentares recorrem a muitos dos produtos destas marcas que consideram “fundamentais para a eficácia das operações e distribuição de donativos alimentares”. No ano passado, a IFCO recebeu um prémio da Federação Alemã de Bancos Alimentares (Bundesverband Deutscher Tafel) pelo seu apoio a bancos alimentares em todo o mundo.

À data do acordo foram publicados os mais recentes dados da Eurostat, o  gabinete de estatísticas da União Europeia (UE) relativas a 2015. Mais de 122 milhões de pessoas, ou quase um quarto da população da UE, correm o risco de pobreza ou exclusão social, ao passo que, ao mesmo tempo, desperdiçamos mais de 100 milhões de toneladas de alimentos por ano, na Europa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *