Vodafone e Rock in Rio criam a primeira Cidade do Rock inteligente
Marcas apostam em tecnologias de informação e comunicação para promover a melhoria da experiência dos milhares de espetadores e a sustentabilidade ambiental e económica do festival
![Rita Gonçalves](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Rita Gonçalves
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva
Novo packaging das bolachas Arcádia cruza tradição e modernidade
SagalExpo regressa a Lisboa de 28 a 30 de abril
Minsait Portugal tem novo diretor-geral
Nespresso abre quiosque no Nosso Shopping
Aquaservice adquire a Eden Springs Portugal para reforçar expansão internacional
Salesforce anuncia o seu primeiro agente de IA totalmente autónomo
Setor de retalho alimentar europeu com perspectivas de crescimento otimistas para os próximos anos
MO abre nova loja em Vila Nova de Famalicão
A 7.ª edição do Rock in Rio-Lisboa vai acolher a primeira “Smart Rock City” do mundo. Através de uma parceria entre a Vodafone Portugal e o Rock in Rio-Lisboa são apresentadas soluções de cariz tecnológico e inovador, “nunca antes” aplicadas num evento de música e entretenimento, sublinha um comunicado da marca de telecomunicações.
O festival vai ter lugar nos dias 19, 20, 27, 28 e 29 de maio de 2016 no Parque da Bela Vista, em Lisboa.
Numa altura em que as cidades inteligentes representam o novo paradigma urbano, as duas marcas apostam em tecnologias de informação e comunicação para promover a melhoria da experiência dos milhares de espetadores, a sustentabilidade ambiental e económica do festival.
Além de impactar positivamente o público, este projeto cria as condições para uma “melhor gestão dos processos e infraestruturas” e otimização dos recursos para futuras edições. No total foram desenvolvidas cinco soluções que permitem monitorizar, em tempo real, as áreas mais críticas.
- Smart Energy: Medir os consumos de energia nos palcos e nas tendas de forma a gerir o desempenho energético destes espaços e garantir poupanças significativas no futuro.
- Smart Water: Supervisionar a rede de água que abastece os quatro hectares do Parque da Bela Vista. Esta solução assegura o controlo do abastecimento, prevenindo interrupções ou irregularidades na distribuição da água.
- Smart Toilets: Monitorizar e informar o público sobre a disponibilidade de WC livres no recinto.
- Smart Waste: Controlar o processo de recolha dos resíduos sólidos (lixo), otimizando os processos de limpeza durante o evento.
- Smart Air: Medir os níveis ambientais (gases, qualidade do ar, concentração de CO2, fumos e moléculas). Ao mesmo tempo, alguns desses parâmetros serão divulgados em tempo real.
As várias soluções têm como denominador comum o sistema de Gestão Técnica Centralizada (GTC) da Vodafone, desenvolvido em parceria com a empresa portuguesa SSA Dynamics, que estará instalado no Centro de Controlo Operacional (GTC) do Rock in Rio, o espaço a partir do qual são geridas todas as operações do festival. O GTC agrega e disponibiliza toda a informação recolhida pelos sensores, em tempo real, emitindo sinais de alerta para prevenir eventuais incidentes.