Vodafone e Rock in Rio criam a primeira Cidade do Rock inteligente
Marcas apostam em tecnologias de informação e comunicação para promover a melhoria da experiência dos milhares de espetadores e a sustentabilidade ambiental e económica do festival

Rita Gonçalves
Os erros mais comuns ao usar cashback e como evitá-los
Nova colheita do Azeite Pintas Virgem Extra 2024 já está disponível
Primeira garrafa de água portuguesa produzida em alumínio chega ao mercado
Portugal Duty Free renova conceito de loja nos aeroportos nacionais
Carmo Wood instala mais de 2,5ha de estruturas anti-granizo em Odemira e Alcobaça
MO reabre loja em Barcelos com novo design
Banca de retalho com dificuldade em fidelizar clientes
AJAP alerta para a necessidade de intensificar o apoio aos Jovens Agricultores
Lidl chega a Mértola
Luís Simões e Reta distinguidas com o Estatuto Inovadora Evolution 2024
A 7.ª edição do Rock in Rio-Lisboa vai acolher a primeira “Smart Rock City” do mundo. Através de uma parceria entre a Vodafone Portugal e o Rock in Rio-Lisboa são apresentadas soluções de cariz tecnológico e inovador, “nunca antes” aplicadas num evento de música e entretenimento, sublinha um comunicado da marca de telecomunicações.
O festival vai ter lugar nos dias 19, 20, 27, 28 e 29 de maio de 2016 no Parque da Bela Vista, em Lisboa.
Numa altura em que as cidades inteligentes representam o novo paradigma urbano, as duas marcas apostam em tecnologias de informação e comunicação para promover a melhoria da experiência dos milhares de espetadores, a sustentabilidade ambiental e económica do festival.
Além de impactar positivamente o público, este projeto cria as condições para uma “melhor gestão dos processos e infraestruturas” e otimização dos recursos para futuras edições. No total foram desenvolvidas cinco soluções que permitem monitorizar, em tempo real, as áreas mais críticas.
- Smart Energy: Medir os consumos de energia nos palcos e nas tendas de forma a gerir o desempenho energético destes espaços e garantir poupanças significativas no futuro.
- Smart Water: Supervisionar a rede de água que abastece os quatro hectares do Parque da Bela Vista. Esta solução assegura o controlo do abastecimento, prevenindo interrupções ou irregularidades na distribuição da água.
- Smart Toilets: Monitorizar e informar o público sobre a disponibilidade de WC livres no recinto.
- Smart Waste: Controlar o processo de recolha dos resíduos sólidos (lixo), otimizando os processos de limpeza durante o evento.
- Smart Air: Medir os níveis ambientais (gases, qualidade do ar, concentração de CO2, fumos e moléculas). Ao mesmo tempo, alguns desses parâmetros serão divulgados em tempo real.
As várias soluções têm como denominador comum o sistema de Gestão Técnica Centralizada (GTC) da Vodafone, desenvolvido em parceria com a empresa portuguesa SSA Dynamics, que estará instalado no Centro de Controlo Operacional (GTC) do Rock in Rio, o espaço a partir do qual são geridas todas as operações do festival. O GTC agrega e disponibiliza toda a informação recolhida pelos sensores, em tempo real, emitindo sinais de alerta para prevenir eventuais incidentes.