As notícias que marcaram a semana na Distribuição
Fique a par das notícias que marcaram a semana nos setores de distribuição, retalho e grande consumo, na semana que está agora a terminar
NACIONAL
Nobel da Economia, Paul Krugman. “Economia diz que Europa estará em crise por muito tempo”
Paul Krugman diz que “a política de austeridade europeia é esmagadora”. O norte-americano compara o modelo europeu com o dos Estados Unidos, mostrando uma política diferente perante situações de crise
Intermarché fatura €1,9 mil milhões e quer abrir dez lojas em Portugal
O Intermarché alcançou vendas de 1,9 mil milhões em Portugal no ano passado, valor que inclui o negócio do combustível e se mantém estável face ao período homólogo de 2014
Como oferecer a melhor experiência de compra no supermercado, em casa e no carro?
Perguntámos à maior cadeia de hipermercados do País – a insígnia Continente que aterrou em Portugal há 30 anos pela mão da Sonae – que estratégia devem adoptar os retalhistas hoje para oferecer a melhor experiência de compra no supermercado, em casa e no carro, com base nas necessidades e desejos dos consumidores
Portugal lidera em março queda das vendas a retalho na zona euro
As vendas a retalho cresceram, em março, na zona euro na comparação homóloga. Portugal liderou as quebras na variação em cadeia, segundo dados do Eurostat
Lidl investe €2,5 milhões em novo conceito de loja
A cadeia de supermercados Lidl investiu €2,5 milhões para reconstruir, a partir do zero, a loja de Estarreja, no distrito de Aveiro, e inaugurar o seu novo conceito de loja, já aplicado em duas lojas
Nestlé investe €8,1 milhões para modernizar fábricas portuguesas
A Nestlé investiu 17,2 milhões de euros em Portugal no ano passado, mais 4.2% face a 2014. O grupo que emprega 1732 colaboradores no nosso País aplicou 8,1 milhões de euros na melhoria das três fábricas em Portugal
NewCoffee compra NovoDia Cafés e entra no segmento das cápsulas
É a maior aquisição no setor do café em Portugal desde 2009. A NovoDia Cafés, do grupo especialista em bacalhau Riberalves, foi comprada pela NewCoffee, que detém as marcas Caféeira, Sanzala, Caffècel, Bogani e Lavazza em Portugal
Sonae certifica gestão de RH. São 38 mil colaboradores em Portugal e no exterior
A certificação abrange os principais processos do departamento de “Personnel Administration & Payroll”: a gestão de estrutura organizacional, a gestão da informação de cerca de 38 mil colaboradores em Portugal e no exterior, o processamento salarial e a gestão dos horários de trabalho das mais de mil unidades de retalho e logística
Freeport vai abrir 35 lojas e uma nova praça de gastronomia
O Freeport Fashion Outlet vai investir mais de 20 milhões de euros para reformular integralmente o centro a céu aberto localizado em Alcochete. O shopping vai abrir 35 novas lojas para um total de 130 unidades e erguer uma nova praça dedicada à gastronomia
Software português para criar aplicações móveis multiplataforma é estrela internacional
Uma pequena empresa de software de Ílhavo, Aveiro, que exporta os seus produtos para todo o mundo, conseguiu motivar 200 profissionais de 12 nacionalidades diferentes a deslocarem-se a Portugal para uma apresentação
Grupo Os Mosqueteiros fatura €2 mil milhões em Portugal
Com 306 lojas no nosso País, o volume de negócios do grupo em 2014 totalizou cerca de 2 mil milhões de euros, “também em linha com o exercício homólogo”
INTERNACIONAL
Grupo Metro relança programa que apoia ‘startups’
O grupo Metro, que em Portugal opera a cadeia de distribuição grossista Makro, lançou a segunda edição do programa que nasceu para apoiar ‘startups’
A estratégia da nova marca de retalho de Isabel dos Santos
Localizado no “Shopping Avennida”, Luanda, o ponto de venda ocupa 10 mil metros quadrados (m2) e aposta num conceito que reúne “as melhores práticas internacionais a uma forma de ser e de comprar genuinamente angolana”
Mercurio: o robot que interage com o cliente em loja
Denominado Mercurio, em honra ao deus romano do comércio, o robot tem capacidade para reconhecer expressões faciais e recomendar promoções em função do histórico de compra do cliente
“Os grandes operadores internacionais têm vontade de ter uma loja na capital portuguesa”
A cidade de Lisboa está classificada na 50ª posição do ranking global das cidades que apresentam maior atratividade para os retalhistas expandirem internacionalmente as suas marcas