Software português para criar aplicações móveis multiplataforma é estrela internacional
Uma pequena empresa de software de Ílhavo, Aveiro, que exporta os seus produtos para todo o mundo, conseguiu motivar 200 profissionais de 12 nacionalidades diferentes a deslocarem-se a Portugal para a apresentação do Kalipso. Saiba porquê

Rita Gonçalves
Clube de Produtores Continente comprou mais de 620 milhões de euros à produção nacional em 2024
Simple lança Oat Shakes e reforça aposta em soluções práticas e nutritivas
Mercadona aumenta em 19% o volume de compras a fornecedores nacionais em 2024
Portugal Sou Eu comemora o Dia da Produção Nacional
Lidl relança programa de estágios de verão para universitários com modelo flexível e remunerado
Absorvit lança nova campanha e reforça importância do magnésio na performance desportiva
A Leiteira estreia-se no segmento dos iogurtes com nova gama 100% natural
Nova loja Intermarché em Leiria permite a criação de 50 postos de trabalho
Fundação Mendes Gonçalves quer nutrir futuros e regenerar legados na Golegã
Vinted reforça parceria logística com a InPost para entregas em oito países, incluindo Portugal
Uma pequena empresa de software de Ílhavo, Aveiro, que exporta os seus produtos para todo o mundo, conseguiu motivar 200 profissionais de 12 nacionalidades diferentes a deslocarem-se a Portugal para uma apresentação.
A empresa chama-se Sysdev Mobile Computing e naquela apresentação exibiu a nova versão do aplicativo global: “Kalipso – Mobile Application Generator”, que já conquistou clientes em mais de 70 países e é utilizado por grandes empresas de distribuição e logística, a nível nacional e internacional, como Continente, CTT, EDP, Coca-Cola e Pirelli.
A capital portuguesa acolheu o evento internacional de tecnologia promovido por esta empresa portuguesa. O espaço – num hotel da capital – foi completamente preenchido por profissionais de diversos países, como Alemanha, Arábia Saudita, Bélgica, Dubai, Egito, Eslovénia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra e Suécia, além de Portugal.
“O segredo do sucesso está na especificidade do aplicativo. Ninguém no mundo faz o que nós fazemos com o Kalipso, um aplicativo móvel que serve a todas as empresas, não precisa de código de programação e disponibiliza acesso a tecnologias emergentes. Não temos concorrência direta”, justifica Arsénio Gil, CEO da Sysdev.
O que é então o Kalipso? Trata-se de um software empresarial multiplataforma, que permite a criação rápida de aplicações móveis à medida de cada negócio, num esquema “simples” de “drag & drop”. O facto de não necessitar de programação “torna-o único no mercado mundial – e motivou a vinda de centenas de clientes a Lisboa”.
Com esta solução qualquer empresa pode desenvolver aplicações para vendas, controlo de produção, controlo de qualidade, ‘business intelligence’, inventário, separação de encomendas, registo de entregas, leitura de códigos de barras, impressão de etiquetas, entre outras. “Basta instalar o Kalipso e adaptá-lo, de forma intuitiva e rápida, às suas necessidades. As aplicações são as mais variadas possíveis, desde unidades industriais de ponta ao comércio de retalho, passando pelos transportes”, exemplifica a empresa de Aveiro.
“Uma aplicação que demoraria semanas a um programador, com este software fica pronta em dias ou horas – e sem código. Defendemos a democratização do desenvolvimento de aplicações móveis multiplataforma, e que esta deve estar ao serviço das empresas”. Com o Kalipso, “as empresas podem desenhar um produto à sua medida, sem terem de investir em programação nem terem de comprar um produto fechado a outros”, sublinha Arsénio Gil.
Entre as principais novidades da versão agora apresentada, destacam-se um novo ambiente gráfico, “mais rápido, moderno e intuitivo; a possibilidade de correr em qualquer versão W10, através da arquitetura ‘Windows Universal Apps’; a possibilidade de ‘Teamwork’; um navegador HTML; a possibilidade de criação de gráficos dentro de uma aplicação; sensores como luminosidade, proximidade, movimento e temperatura; ‘Near field communication’ (NFC); ‘Push Notifications’; e JSON (JavaScript Object Notation), entre outras”.