Análise Consumo Data Center FMCG Homepage Newsletter

Portugueses otimistas esperam aumento de rendimentos

Por a 5 de Maio de 2016 as 16:13

Fnac3Os consumidores portugueses esperam um crescimento “moderado” da economia do País e uma subida “ligeira” dos rendimentos nos próximos meses.

“Esta situação reflete-se no indicador de expetativas de rendimento, que continuou a posicionar-se nos 20 pontos em março, apesar de uma queda de 4,4 pontos em comparação com dezembro. No entanto, janeiro atingiu temporariamente os 25,2 pontos, o nível mais elevado desde outubro de 1995, altura em que foram registados 26,3 pontos”, conclui um estudo da consultora especialista em retalho não alimentar GFK.

Contudo, as expetativas económicas desceram 7 pontos no primeiro trimestre do ano, colocando o indicador nos 16,5 pontos em março. “Deve-se em parte às más condições económicas persistentes e à elevada taxa de desemprego, os cidadãos continuam a não se sentirem em posição para fazerem grandes compras ou gastarem grandes quantias de dinheiro”. Desta forma, a propensão para comprar registou -24,4 pontos em março, o que, ainda assim, constitui uma subida de seis pontos face a dezembro. “O baixo nível atingido por este indicador ilustra até que ponto as pessoas ainda estão longe de conseguirem aumentar as suas despesas o suficiente para beneficiar a economia doméstica”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *