Análise Consumo Data Center Distribuição FMCG Homepage Newsletter

39% de portugueses utiliza caixas ‘self service’ nas lojas

Por a 4 de Maio de 2016 as 10:08

cetelemAs caixas Self-Service, o Paypal e o MB Net são as novas formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores portugueses, diz o estudo do Cetelem sobre Literacia Financeira. A utilização do paypal duplicou em Portugal desde o ano passado.

“Todas as novas formas de pagamento analisadas cresceram em Portugal face a 2015”, de acordo com o estudo do Cetelem sobre Literacia Financeira, realizado entre os dias 16 e 19 de fevereiro de 2016. 39% dos portugueses afirma utilizar as Caixas Self-Service disponíveis nos espaços comerciais, seguindo-se o Paypal e o MB Net, utilizados por 22% e 15% dos inquiridos, respetivamente.

No entanto, é o serviço Paypal que mais se destaca, tendo duplicado a percentagem de utilizadores face a 2015. No ano passado, apenas 10% dos portugueses declaravam usar este método de pagamento, percentagem que chega agora aos 22%. Além disso, são também cada vez mais os consumidores a recorrerem ao telemóvel (13%) e ao serviço MB Way (11%) na hora de pagarem as compras.

Por outro lado, os cartões Contactless, que permitem pagamentos inferiores a 20 euros sem introduzir o PIN, têm ainda uma reduzida penetração entre os consumidores portugueses. Apenas 9% dos inquiridos afirmam sentirem-se confortáveis a utilização deste método.

O estudo Cetelem sobre a Literacia Financeira foi realizado em colaboração com a Nielsen, através de 500 entrevistas telefónicas a portugueses de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *