Edição digital
PUB
Alimentação e Bebidas

Starbucks reabre ‘flagship store’ em Belém. Marca quer abrir 2 lojas este ano e introduzir pagamentos ‘contacless’

A Starbucks reabriu esta segunda-feira a loja em Belém, Lisboa, considerada a ‘flagship store’ da marca em Portugal. O espaço apresenta um novo ‘design ‘, inspirado no “mar e no café”. Na reabertura foram também apresentados os novos produtos da marca norte-americana, que chegam às lojas portuguesas e espanholas no próximo dia 10 de maio

Ana Catarina Monteiro
Alimentação e Bebidas

Starbucks reabre ‘flagship store’ em Belém. Marca quer abrir 2 lojas este ano e introduzir pagamentos ‘contacless’

A Starbucks reabriu esta segunda-feira a loja em Belém, Lisboa, considerada a ‘flagship store’ da marca em Portugal. O espaço apresenta um novo ‘design ‘, inspirado no “mar e no café”. Na reabertura foram também apresentados os novos produtos da marca norte-americana, que chegam às lojas portuguesas e espanholas no próximo dia 10 de maio

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
Artigos relacionados
Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva
Bebidas
Novo packaging das bolachas Arcádia cruza tradição e modernidade
Alimentar
SagalExpo regressa a Lisboa de 28 a 30 de abril
Exportação
Minsait Portugal tem novo diretor-geral
Retalho
Nespresso abre quiosque no Nosso Shopping
Bebidas
Aquaservice adquire a Eden Springs Portugal para reforçar expansão internacional
Retalho
Eden Springs Portugal
Salesforce anuncia o seu primeiro agente de IA totalmente autónomo
I&D
Setor de retalho alimentar europeu com perspectivas de crescimento otimistas para os próximos anos
Retalho
supermercado
MO abre nova loja em Vila Nova de Famalicão
Retalho
Oakberry abre duas lojas em Coimbra
Alimentar
PUB

DSCF2282A Starbucks reabriu esta segunda-feira a loja em Belém, Lisboa, considerada a ‘flagship store’ da marca em Portugal. O espaço apresenta um novo ‘design ‘, inspirado no “mar e no café”. Na reabertura foram também apresentados os novos produtos da marca norte-americana, que chegam às lojas portuguesas e espanholas no próximo dia 10 de maio.

A Starbucks apresentou esta segunda-feira, dia 2 de maio, o novo design e disposição da loja de Belém em Lisboa, a sua ‘flagship store’ no mercado nacional. Depois da loja no Alegro Alfragide ter passado por uma “simples renovação” no último ano, esta é a segunda loja da marca a apresentar uma nova imagem em Portugal, sendo a primeira a passar por uma remodelação mais profunda. “Vamos renovar pelo menos uma por ano”, explica em entrevista ao HIPERSUPER, Luis Rocha e Mello, diretor de Operações da Starbucks Portugal, divisão inserida no grupo Vips, responsável pela gestão da marca de café na Península Ibérica. O espaço instalado na zona emblemática de Belém é considerado o “principal ponto de venda entre os 11 espaços detidos pela empresa em Portugal”.

Mantendo a fachada do edifício pombalino protegido, cuja construção remonta ao séc. XVIII, o espaço que se distribui por dois andares e uma varanda apresenta uma nova disposição e um ‘design’ inspirado em “Lisboa, no mar e no café”. “No início a Starbucks tinha três modelos de ‘design’ de loja e entretanto evoluiu. Agora cada loja é única, específica e com ‘design’ relacionado com o País, cidade e local onde está instalada. DSCF2183Queremos que cada loja em Portugal seja única, seguindo uma lógica de ‘design’ e tipos de materiais comuns. No mercado nacional fez sentido adotar a cortiça, o que nos outros países não é normal”.

Cortiça e madeiras portuguesas

Além das paredes de cortiça com a sereia (símbolo da marca desde 1971) gravada, entre as novidades está também o balcão de granito “português”, instalado à entrada da loja, que foi alterado para uma melhor circulação dos clientes. “Retiramos a vitrina do balcão da entrada porque as pessoas acumulavam-se a olhar para os produtos. Agora, as pessoas são encaminhadas para o fundo”. As escadas para o segundo andar estão também mais “iluminadas”, incentivando os clientes a subirem até ao segundo andar. “As escadas não se viam e as pessoas que não conheciam não percebiam desde logo que tinham um segundo andar disponível. A sereia nas paredes de cortiça, que se estendem ao andar de cima, também está a convidar os consumidores a subir”, explica o diretor de operações. O mobiliário da loja também é novo e de um fornecedor português, “que fabrica os móveis das lojas para Espanha e Portugal”.

DSCF2162Subindo as escadas, o cliente depara-se com uma parede, que se destaca neste nova apresentação do espaço. Como se de um quadro de giz se tratasse, ostenta vários desenhos com elementos náuticos, ligado á marca, ao mar – em representação da história de Portugal – e ao café. “Vemos no meio um polvo a engolir a sede da Starbucks em Seattle”, aponta o responsável. “Quem pintou foi um artista local, de Lisboa”, mas o design do espaço foi concebido pela ‘designer’ holandesa, responsável pela imagem das lojas na Península Ibérica. “Já trabalha conosco há algum tempo e esteve cá para ver como poderia tornar esta loja numa nova experiência para os muitos clientes que já temos”.

Pagamentos Contactless chegam até final do ano

“Preservamos o relacionamento com os nossos clientes e queremos criar uma comunidade na loja. Temos muitas pessoas que vêm para aqui estudar, trabalhar, então temos tomadas integradas por baixo das mesas para as pessoas poderem ligar os seus dispositivos á corrente, wi-fi gratuito e tentamos manter um ambiente propício para estes clientes”.

Além disso, a Starbucks está a desenvolver novas tecnologias para introduzir nas lojas de forma a melhorar a experiência em loja dos seus clientes. “Temos um sistema de multibanco que está ultrapassado. Queremos introduzir até ao final do ano os sistemas de pagamento ‘contacless’. A começar por esta loja de Belém, este serviço vai chegar a todas as lojas, assim como a aplicação ‘mobile’ que estamos a desenvolver, dentro do grupo espanhol Vips, que gere a Starbucks na Península Ibérica. A app, que nos permite fazer pagamentos e pedidos através do telemóvel, vai também estar disponível até final deste ano”.

Starbucks abre “no mínimo” duas lojas este ano

DSCF2193A empresa pretende renovar “pouco a pouco as lojas mais antigas” no país, introduzindo um ‘design’ personalizado em cada uma das 11 lojas da Starbucks em Portugal. A próxima loja a ser renovada ainda não está definida mas será “talvez a do Rossio”, no centro de Lisboa.

Além das renovações, a empresa quer “alargar o número de lojas em Portugal”, sendo que as prioridades são “Lisboa e Porto”. “Na zona Norte, temos ainda apenas uma loja, no El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia, e vamos continuar a expandir no Porto. Em Lisboa, ainda estamos longe de estar com lojas suficientes”, explica Luís Mello.

A primeira loja no Norte do país abriu por via do acordo que o grupo Vips firmou, “a nível ibérico, com os centros El Corte Inglés para aberturas da Starbucks nesses expaços. Em Espanha já abriram mais de uma dezena de lojas”. Em Portugal, já chegaram a ambos os centros. “As duas últimas lojas que abrimos, no El Corte Inglés – em Lisboa e em Vila Nova de Gaia, já têm este novo ‘design’ personalizado”. Depois destas aberturas, a empresa prevê “abrir no mínimo duas lojas” este ano, no mercado nacional. “Temos uma quase com contrato assinado mas ainda não podemos revelar”.

A primeira loja a abrir em Portugal foi no centro comercial Alegro de Alfragide em 2008 e um mês depois, em novembro, abriu a loja de Belém, inauguração que se atrasou mas na qual se celebrou “a grande estreia de mercado” da marca em Portugal. “Entre 2008 e 2010 abrimos sete lojas. Depois entramos numa situação de crise e o grupo onde estamos entegrados sofreu muito, passando por uma reestruturação. O que fez com que todo o investimento do grupo parasse um pouco mais de três anos. E nós ficamos com 7 lojas à espera. A marca em Portugal sempre funcionou bem mas precisava de chegar a mais clientes e tinhamos muitos pedidos para abrir. Voltamos a abrir no final de 2011. Em 2015, já voltamos abrir mais do que uma loja”, conta o responsável.

Novos produtos chegam às lojas dia 10 de maio

Em Portugal, o produto mais consumido na Starbucks é o “expresso” (ou a “bica”) em quantidade. Em valor de vendas é o capucciono, seguindo-se mais uma vez a “bica”. “O que não acontece em mais nenhum país onde a marca está presente”, sublinha o responsável.

DSCF2280A marca oferece “87 mil diferentes bebidas”, englobando as combinações possíveis entre leite, café e outros elementos. “Queremos que cada pessoa tenha uma experiencia única. Uma bebida personalizada ao seu gosto, por isso temos tantas hipóteses. Nos Estados Unidos, as pessoas só pedem bebidas elaboradas, personalizadas, como mais gosta. Já ninguém chega a uma loja e pede simplemente um café ou um capuccino”.

A Starbucks realiza todos os anos “seis campanhas de lançamento de novos produtos” na sua rede lojas. Temos sempre produtos ‘core’, quer em bebida quer em ‘food’. Há produtos que são desde sempre muito procurados, como as ‘cookies’, os ‘muffins’ ou os ‘cheesecakes’. Depois vamos sempre inovando em cada campanha, como temos seis campanhas por ano, vamos sempre introduzindo novas bebidas e novos alimentos, que são lançadas em Portugal e Espanha em simultâneo. Podem também surgir novos produtos entre campanhas, particularmente em termos de ‘food’. Por exemplo, lançamos há pouco tempo uma nova gama de salgados em Portugal. Temos um produtor de salgados português e quisemos inovar para os portugueses”, relata o diretor de operações para Portugal. “No próximo dia dez chegam as novas cookies, bebidas, café, entre outros produtos”.

A próxima campanha vai trazer novidades para as lojas da marca como as “Cookies de Pistachio, de Caramelo, Amêndoa e Chocolate, as novas saladas de Grão e Couscous com Tangerina, as novas ‘bars’, as novas bolachas e o S’mores Frappuccino. Estes últimos são bebidas que “têm uma base de marshmallow, e depois têm as variedades de caramelo e baunilha com bolacha esmagada”.

DSCF2279Além destes, o responsável destaca os novos “Cold Brew”, introduzidos “há pouco tempo” e que são também abrangidos pela nova campanha. Este produto “passa por uma nova forma de fazer café, a frio, na própria loja. Todo o processo de confeção é realizado sempre a frio, que dá ao café um aroma e sabor muito especiais e é ótimo para ser bebido sem acompanhamento. Este processo já tem uma longa história. Foi desenvolvido há muitos anos por um químico e agora voltou. Em Inglaterra esta é uma tendência, as pessoas pensam ser mais saudável porque tem menos cafeína. Também acaba por se mais filtrado e por ser mais saudável”.

Sem revelar investimentos ou faturação, o diretor de operações em Portugal revela que as vendas da empresa no mercado nacional têm verificado uma dinâmica de crescimento “acima da verificada no ano anterior”.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

Artigos relacionados
Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva
Bebidas
Novo packaging das bolachas Arcádia cruza tradição e modernidade
Alimentar
SagalExpo regressa a Lisboa de 28 a 30 de abril
Exportação
Minsait Portugal tem novo diretor-geral
Retalho
Nespresso abre quiosque no Nosso Shopping
Bebidas
Eden Springs Portugal
Aquaservice adquire a Eden Springs Portugal para reforçar expansão internacional
Retalho
Salesforce anuncia o seu primeiro agente de IA totalmente autónomo
I&D
supermercado
Setor de retalho alimentar europeu com perspectivas de crescimento otimistas para os próximos anos
Retalho
MO abre nova loja em Vila Nova de Famalicão
Retalho
Oakberry abre duas lojas em Coimbra
Alimentar
Bebidas

Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva

Disponível, a partir deste mês, em todos Portugal Duty Free nos aeroportos nacionais embalagens exclusivas de Licor Beirão, com ilustrações personalizadas das regiões do país onde as lojas estão localizadas: Lisboa, Porto, Algarve, Açores e Madeira.

Hipersuper

A ideia pretende celebrar as características de Portugal junto de todos os viajantes que diariamente passam pelos aeroportos nacionais, que podem levar uma lembrança carregada de Portugalidade para casa: Licor Beirão embalado numa caixa com uma ilustração rica da essência dos principais pontos turísticos nacionais.

“Na Portugal Duty Free valorizamos a Portugalidade e o que de melhor se produz no nosso país. Queremos que cada passageiro que passe pelas nossas lojas, leve uma boa recordação de Portugal, por isso, apostamos num portfólio vasto em produtos e marcas nacionais, desenvolvendo iniciativas ao longo do ano que os destaquem. Termos Licor Beirão, marca que é um símbolo nacional, a desenvolver este packaging especial a pensar nos nossos clientes vem, precisamente, ao encontro da nossa estratégia e é uma mais valia na nossa oferta”, refere Cláudia Carvalho, diretora de marketing da Portugal Duty Free.

“Portugalidade faz parte da nossa essência, não fossemos nós O Licor de Portugal! É por isso que, como a bebida preferida dos portugueses, queremos levar Portugal em cada garrafa, não só pelo nosso precioso líquido, mas também por um packaging, uma ilustração, que é quase uma ode a Portugal. São edições como estas que nos enchem de orgulho e que sabemos que irão fazer a diferença na escolha de produtos portugueses pelos viajantes que passam diariamente pelos nossos aeroportos”, acrescenta Daniel Redondo CEO do Licor Beirão.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Novo packaging das bolachas Arcádia cruza tradição e modernidade

A Arcádia apresenta o novo packaging das suas bolachas artesanais inspirado nas patisseries parisienses e no famoso “chá das 5” inglês.

Hipersuper

 

O lançamento da embalagem é feito esta semana, no âmbito do Dia dos Avós, que se assinala no dia 26 de julho, já que as linhas – o elemento central do design – remetem também para as memórias entre netos e avós.

Numerados de 1 a 5 e com cores diferentes associadas a cada sabor, os pacotes mantêm no seu interior a mesma receita que faz parte da história da marca portuense, nas versões chocolate, manteiga, canela, limão e caramelo. A embalagem conta igualmente com uma janela transparente que permite uma maior visibilidade do produto.

No seguimento desta renovação, a marca avança em comunicado que está ainda prevista para setembro a aplicação do novo conceito gráfico à da lata de sortido de bolachas, mantendo o seu estilo vintage, resistente e duradouro.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Exportação

SagalExpo regressa a Lisboa de 28 a 30 de abril

De 28 a 30 de abril de 2025, a FIL, em Lisboa, volta a receber mais uma edição da SagalExpo. Durante três dias, empresários portugueses e compradores internacionais reúnem-se num evento que promove a inovação e a excelência das marcas e produtos portugueses.

A próxima edição da SagalExpo já tem data: de 28 a 30 de abril de 2025, a FIL volta a receber aquela que é considerada a maior plataforma para a exportação de marcas e produtos portugueses do setor agroalimentar.

A organização lembra que num momento em que a procura global por produtos de elevada qualidade aumenta, a SagalExpo é o espaço certo para impulsionar a internacionalização das empresas portuguesas e abrir portas a novos mercados.

Durante três dias, empresários portugueses e compradores internacionais reúnem-se em Lisboa para um evento, promovido pela Exposalão, que promove o networking, a promoção da inovação e a presença das empresas portuguesas no cenário internacional.

Na última edição, nos dias 15, 16 e 17 de abril, a SagalExpo reuniu 380 empresas e mais de 1100 compradores estrangeiros.

 

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Retalho

Minsait Portugal tem novo diretor-geral

Vasco Mendes de Almeida vai liderar a Minsait assim como as restantes áreas de negócio da Indra Group (defesa, tráfego aéreo e espaço) com o objetivo de executar o plano estratégico do Grupo. Pedro Madeira Rodrigues nomeado diretor de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais, acumulando esta função com o seu atual cargo de diretor de Marketing e Comunicação.

Hipersuper

A Indra Group (Indra/Minsait) renovou a direção em Portugal e nomeou Vasco Mendes de Almeida como novo diretor-geral no país. A prioridade de Vasco Mendes de Almeida, que vai liderar a Minsait assim como as restantes áreas de negócio da Indra Group (defesa, tráfego aéreo e espaço), será o desenvolvimento do Plano Estratégico Leading The Future, que prevê um crescimento significativo da empresa em Portugal, tanto no negócio das tecnologias de informação como no da defesa.

Vasco Mendes de Almeida, que reportará a Pedro García, diretor da Minsait na Europa, tem um longo percurso na empresa, onde ocupou diversos cargos de gestão, tanto nas áreas de mercado como das operações. Nos últimos anos, liderou as áreas de desenvolvimento de negócio, estratégia e alianças. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico e tem um mestrado em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.

“Portugal representa, para a Minsait e para o Grupo Indra no seu conjunto, um país com um elevado potencial e com um papel importante no desenvolvimento do novo Plano Estratégico Leading the Future. No âmbito  deste plano, prevemos um crescimento significativo nos próximos anos, que será liderado por uma equipa de gestão renovada e com um amplo conhecimento da geografia e do mercado português, confirmando a aposta da empresa no talento local”, refere Vasco Mendes de Almeida.

Em Portugal, a empresa era liderada desde 2019 por Vicente Huertas, que foi nomeado diretor das filiais no Peru, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai, também com a prioridade de impulsionar o crescimento nestes países, de acordo com as linhas do Plano Estratégico Leading The Future.

Para além de Vasco Mendes de Almeida, a empresa anunciou ainda a nomeação de Pedro Madeira Rodrigues como diretor de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais, acumulando esta função com o seu atual cargo de diretor de Marketing e Comunicação.

Pedro Madeira Rodrigues, com funções executivas na Minsait há cinco anos, foi anteriormente, entre outros cargos, Diretor-Geral da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e Chefe de Gabinete do Ministro da Economia. Licenciado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, possui ainda um MBA pela Universidade Nova de Lisboa, com formação executiva pela Harvard Business School (Program for Leadership Development) e pela AESE (Programa de Alta Direção de Empresas).

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Nespresso abre quiosque no Nosso Shopping

A Nespresso acaba de abrir um quiosque no Nosso Shopping, centro comercial gerido e comercializado pela consultora imobiliária CBRE, situado em Vila Real. “A chegada do quiosque da Nespresso ao […]

Hipersuper

A Nespresso acaba de abrir um quiosque no Nosso Shopping, centro comercial gerido e comercializado pela consultora imobiliária CBRE, situado em Vila Real.

“A chegada do quiosque da Nespresso ao Nosso Shopping é mais uma prova da capacidade do nosso centro comercial em trazer grandes marcas para a região, representando um marco significativo para a cidade de Vila Real. Esta nova insígnia vem complementar a já ampla oferta comercial do Nosso Shopping, proporcionando aos nossos clientes ainda mais variedade e qualidade, consolidando-nos como o centro comercial de referência em Trás-os-Montes”, afirma Roberto Senra, diretor do Nosso Shopping.

 

 

 

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Eden Springs Portugal

Eden Springs Portugal

Retalho

Aquaservice adquire a Eden Springs Portugal para reforçar expansão internacional

“Esta operação representa um sucesso importante na nossa estratégia de expansão internacional e fortalecimento da nossa posição na Península Ibérica”, sublinha Alberto Gutiérrez, CEO da Aquaservice.

Hipersuper

A empresa Aquaservice adquiriu recentemente a Eden Springs Portugal que, até à data, era propriedade da Primo Water Corporation, de origem norte-americana.

Desta forma, a empresa líder em Espanha na distribuição de água em garrafão com dispensador, une o mercado espanhol e português com o objetivo em ser líder no serviço de água em garrafão com dispensador da Península Ibérica, com cerca de 750.000 clientes residenciais e empresas, 70 delegações, 7 centros de produção localizados em nascentes de água mineral natural e água de nascente e uma equipa de 3.600 pessoas.

“Esta operação representa um sucesso importante na nossa estratégia de expansão internacional e fortalecimento da nossa posição na Península Ibérica. Além disso, esta aquisição permite-nos oferecer um maior valor acrescentado aos nossos clientes, graças à integração das nossas capacidades e aproveitamento de sinergias entre ambas as empresas” sublinha Alberto Gutiérrez, CEO da Aquaservice.

“Acreditamos que esta aliança estratégica impulsionará um crescimento exponencial para nos consolidarmos como o líder indiscutível na distribuição de água em garrafão com dispensador, em Espanha e Portugal. Estou entusiasmado com as oportunidades que esta união trará a todos. Gostaria ainda de aproveitar esta ocasião para reconhecer o trabalho, a dedicação e o talento das pessoas que formam toda a equipa da EDEN. A sua experiência e conhecimento são fundamentais para o sucesso futuro da organização conjunta. Damos as boas-vindas aos 150 colaboradores da Eden Portugal e aos seus 45.000 clientes que se juntam à família Aquaservice.”, acrescenta.

Paulo Rodrigues, country manager Eden Portugal explica que: “estamos muito satisfeitos em nos unir à família da Aquaservice, uma empresa que partilha os nossos valores a nível de inovação, qualidade e excelência no serviço. Esta operação representa uma excelente oportunidade de fortalecer a nossa presença na Península Ibérica e melhorar ainda mais a oferta aos nossos clientes. Acreditamos firmemente que a combinação das nossas forças com as da Aquaservice permitirá alcançar novas metas e oferecer produtos e serviços ainda mais inovadores. Esta integração não irá beneficiar apenas os nossos clientes, mas também os nossos colaboradores e parceiros, através da criação de um ambiente de crescimento e novas oportunidades”.

A Deloitte Financial Advisory atuou como consultora financeira a nível fusões e aquisições da Aquaservice nesta operação, enquanto a Garrigues, empresa internacional de serviços jurídicos, atuou como consultor jurídico.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

I&D

Salesforce anuncia o seu primeiro agente de IA totalmente autónomo

A Salesforce, CRM de Inteligência Artificial, anuncia o Einstein Service Agent, o primeiro agente de IA totalmente autónomo da Salesforce.

Hipersuper

A Salesforce afirma que o Einstein Service Agent “torna os chatbots convencionais obsoletos, tendo a sua capacidade de compreender e agir perante ampla gama de problemas de serviço, sem cenários pré-programados, ajudando a tornar o atendimento ao cliente mais eficiente”.

Construído na plataforma Einstein 1, o Einstein Service Agent interage com grandes modelos de linguagem (LLMs), analisando o contexto completo da mensagem do cliente e, em seguida, determinando, de forma autónoma, as próximas ações que devem ser tomadas.

Utiliza IA generativa para criar respostas conversacionais – fundamentando as suas respostas em dados de negócios confiáveis ​​de uma empresa, incluindo dados do CRM da Salesforce – adaptadas à voz, ao tom e às diretrizes da marca de uma empresa.

Está disponível 24/7, para comunicar com os clientes em linguagem natural, responder em portais de auto-atendimento e canais de mensagens, e executar tarefas de forma proativa enquanto opera dentro de barreiras claras que as empresas podem definir, através da utilização da Plataforma Einstein 1.

“Quando surgem problemas mais complicados e de alto contacto, que requerem o contacto com um trabalhador humano com base nos parâmetros definidos pela empresa, o Einstein Service Agent realiza a transferência de forma rápida”, informa ainda a Salesforce.

O serviço está atualmente em fase piloto, mas a empresa afirma que estará disponível ainda este ano.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

supermercado

supermercado

Retalho

Setor de retalho alimentar europeu com perspectivas de crescimento otimistas para os próximos anos

De acordo com o mais recente relatório de retalho da Savills, Portugal registou, no 1º semestre, um aumento de 49% no volume de investimento no setor de retalho alimentar em relação ao ano anterior.

Hipersuper

De acordo com o mais recente relatório de retalho da Savills, o setor de retalho alimentar europeu apresenta perspectivas de crescimento otimistas para os próximos anos. A análise conclui que a melhoria do índice de confiança dos consumidores, a diminuição da inflação, a redução das taxas de juro e o aumento previsto nas vendas a retalho são bons indicadores para consumidores, retalhistas e investidores.

O aumento do consumo impulsionará os planos de expansão dos principais operadores, acelerando a abertura de novos espaços. Estes fatores desempenharão um papel significativo no estímulo ao apetite dos investidores e no incremento dos volumes de investimento para o segmento.

“Em Portugal, os operadores alimentares nacionais e internacionais têm planos de crescimento ambiciosos. As transações deste tipo de ativo têm vindo a ganhar importância nos últimos anos. O volume do primeiro semestre de 2024 ascendeu a 58 milhões de euros, um aumento de 49% face ao primeiro semestre de 2023. O interesse dos investidores nesta classe de ativos tem aumentado, suportado pela resiliência deste segmento, que goza de sólidos fundamentos de mercado com elevada resistência aos ciclos económicos.”, comenta José Galvão, head of retail na Savills Portugal.

Já  James Burke, global cross border investment da Savills, afirma que “embora a falta de stock possa limitar o número de transações, os negócios de sale & leaseback e as fusões e aquisições apoiarão a atividade no mercado. Esperamos continuar a assistir à consolidação dos portfólios à medida que os grandes intervenientes no setor do retalho alimentar procuram aumentar a sua quota de mercado”. “Espera-se que as yields dos supermercados permaneçam estáveis ​​durante o resto do ano e comecem a subir em 2025, à medida que as taxas de juro em toda a Europa caem e os investidores procuram aumentar a sua exposição ao mercado.”, acrescenta.

Larry Brennan, head of european retail Agency da Savills, sublinha que “estamos a começar a assistir a um aumento na preferência dos consumidores por lojas de conveniência e de menor dimensão, levando muitos retalhistas a concentrarem-se em lojas ‘express’ no centro da cidade e a reduzirem o formato de hipermercado maior”. Para o responsável, “as lojas independentes e de conveniência, que se tornaram cada vez mais proeminentes desde o início da pandemia, permitem aos consumidores fazer compras mais pequenas, mais frequentes e essenciais, perto das suas casas” e que,  como resultado, “os compradores tornaram-se muito mais dependentes do que é local e menos frequentes nos supermercados maiores. Isto está a fazer com que muitos retalhistas repensem a sua presença com hipermercados.”.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

MO abre nova loja em Vila Nova de Famalicão

A nova loja da marca de moda da Sonae junta-se a outras conceituadas insígnias do grupo no Famalicão Retail Park.

Hipersuper

A MO abriu a loja Famalicão Retail, em Vila Nova de Famalicão, localizada na galeria comercial Famalicão Retail Park.

A nova loja da marca de moda da Sonae junta-se a outras insígnias do grupo.

Com uma estrutura moderna em termos de design e decoração e uma área de 549 m quadrados, a loja disponibiliza a coleção mais recente da MO, que inclui uma seleção de vestuário, calçado e acessórios para adultos e crianças, “caracterizados pela sua praticidade e versatilidade, mantendo sempre preços competitivos”, apresenta a marca.

A Sonae refere-se a esta nova loja como mais um passo na expansão e fortalecimento da MO no distrito de Braga, especialmente na cidade de Vila Nova de Famalicão. A nova loja está aberta ao público todos os dias, das 09h às 21h.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Oakberry abre duas lojas em Coimbra

As lojas Oakberry de Coimbra estão estão localizadas na Baixa da cidade e no Centro Comercial Alma Shopping

Hipersuper

Coimbra foi a cidade escolhida para duas das lojas Oakberry. Os novos espaços estão localizados em dois pontos estratégicos da cidade – Baixa Coimbra Centro Comercial Alma Shopping – e vêm fortalecer presença da marca na zona centro país.

Conhecida pelas clássicas bowls, smoothies naturais e a uma vasta variedade de combinações, a marca investe no conceito de lifestyle ligado à saúde, bem-estar e desporto, sem esquecer as preocupações ambientais, como refere Ricardo Cherto, managing partner OAKBERRY.

Localizada no número 10 da Rua dos Gatos, a loja da Baixa de Coimbra está no coração da cidade. Já a loja do Alma Shopping atua como estratégia, sendo o centro comercial de eleição da zona.

Fundada em 2016, a Oakberry tornou-se um fenómeno de vendas no Brasil, tendo alargado fronteiras em 2018, ao abrir a sua primeira loja nos Estados Unidos. Está presente em 40 países, nos cinco continentes.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.