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Starbucks reabre ‘flagship store’ em Belém. Marca quer abrir 2 lojas este ano e introduzir pagamentos ‘contacless’

Por a 3 de Maio de 2016 as 15:36

DSCF2282A Starbucks reabriu esta segunda-feira a loja em Belém, Lisboa, considerada a ‘flagship store’ da marca em Portugal. O espaço apresenta um novo ‘design ‘, inspirado no “mar e no café”. Na reabertura foram também apresentados os novos produtos da marca norte-americana, que chegam às lojas portuguesas e espanholas no próximo dia 10 de maio.

A Starbucks apresentou esta segunda-feira, dia 2 de maio, o novo design e disposição da loja de Belém em Lisboa, a sua ‘flagship store’ no mercado nacional. Depois da loja no Alegro Alfragide ter passado por uma “simples renovação” no último ano, esta é a segunda loja da marca a apresentar uma nova imagem em Portugal, sendo a primeira a passar por uma remodelação mais profunda. “Vamos renovar pelo menos uma por ano”, explica em entrevista ao HIPERSUPER, Luis Rocha e Mello, diretor de Operações da Starbucks Portugal, divisão inserida no grupo Vips, responsável pela gestão da marca de café na Península Ibérica. O espaço instalado na zona emblemática de Belém é considerado o “principal ponto de venda entre os 11 espaços detidos pela empresa em Portugal”.

Mantendo a fachada do edifício pombalino protegido, cuja construção remonta ao séc. XVIII, o espaço que se distribui por dois andares e uma varanda apresenta uma nova disposição e um ‘design’ inspirado em “Lisboa, no mar e no café”. “No início a Starbucks tinha três modelos de ‘design’ de loja e entretanto evoluiu. Agora cada loja é única, específica e com ‘design’ relacionado com o País, cidade e local onde está instalada. DSCF2183Queremos que cada loja em Portugal seja única, seguindo uma lógica de ‘design’ e tipos de materiais comuns. No mercado nacional fez sentido adotar a cortiça, o que nos outros países não é normal”.

Cortiça e madeiras portuguesas

Além das paredes de cortiça com a sereia (símbolo da marca desde 1971) gravada, entre as novidades está também o balcão de granito “português”, instalado à entrada da loja, que foi alterado para uma melhor circulação dos clientes. “Retiramos a vitrina do balcão da entrada porque as pessoas acumulavam-se a olhar para os produtos. Agora, as pessoas são encaminhadas para o fundo”. As escadas para o segundo andar estão também mais “iluminadas”, incentivando os clientes a subirem até ao segundo andar. “As escadas não se viam e as pessoas que não conheciam não percebiam desde logo que tinham um segundo andar disponível. A sereia nas paredes de cortiça, que se estendem ao andar de cima, também está a convidar os consumidores a subir”, explica o diretor de operações. O mobiliário da loja também é novo e de um fornecedor português, “que fabrica os móveis das lojas para Espanha e Portugal”.

DSCF2162Subindo as escadas, o cliente depara-se com uma parede, que se destaca neste nova apresentação do espaço. Como se de um quadro de giz se tratasse, ostenta vários desenhos com elementos náuticos, ligado á marca, ao mar – em representação da história de Portugal – e ao café. “Vemos no meio um polvo a engolir a sede da Starbucks em Seattle”, aponta o responsável. “Quem pintou foi um artista local, de Lisboa”, mas o design do espaço foi concebido pela ‘designer’ holandesa, responsável pela imagem das lojas na Península Ibérica. “Já trabalha conosco há algum tempo e esteve cá para ver como poderia tornar esta loja numa nova experiência para os muitos clientes que já temos”.

Pagamentos Contactless chegam até final do ano

“Preservamos o relacionamento com os nossos clientes e queremos criar uma comunidade na loja. Temos muitas pessoas que vêm para aqui estudar, trabalhar, então temos tomadas integradas por baixo das mesas para as pessoas poderem ligar os seus dispositivos á corrente, wi-fi gratuito e tentamos manter um ambiente propício para estes clientes”.

Além disso, a Starbucks está a desenvolver novas tecnologias para introduzir nas lojas de forma a melhorar a experiência em loja dos seus clientes. “Temos um sistema de multibanco que está ultrapassado. Queremos introduzir até ao final do ano os sistemas de pagamento ‘contacless’. A começar por esta loja de Belém, este serviço vai chegar a todas as lojas, assim como a aplicação ‘mobile’ que estamos a desenvolver, dentro do grupo espanhol Vips, que gere a Starbucks na Península Ibérica. A app, que nos permite fazer pagamentos e pedidos através do telemóvel, vai também estar disponível até final deste ano”.

Starbucks abre “no mínimo” duas lojas este ano

DSCF2193A empresa pretende renovar “pouco a pouco as lojas mais antigas” no país, introduzindo um ‘design’ personalizado em cada uma das 11 lojas da Starbucks em Portugal. A próxima loja a ser renovada ainda não está definida mas será “talvez a do Rossio”, no centro de Lisboa.

Além das renovações, a empresa quer “alargar o número de lojas em Portugal”, sendo que as prioridades são “Lisboa e Porto”. “Na zona Norte, temos ainda apenas uma loja, no El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia, e vamos continuar a expandir no Porto. Em Lisboa, ainda estamos longe de estar com lojas suficientes”, explica Luís Mello.

A primeira loja no Norte do país abriu por via do acordo que o grupo Vips firmou, “a nível ibérico, com os centros El Corte Inglés para aberturas da Starbucks nesses expaços. Em Espanha já abriram mais de uma dezena de lojas”. Em Portugal, já chegaram a ambos os centros. “As duas últimas lojas que abrimos, no El Corte Inglés – em Lisboa e em Vila Nova de Gaia, já têm este novo ‘design’ personalizado”. Depois destas aberturas, a empresa prevê “abrir no mínimo duas lojas” este ano, no mercado nacional. “Temos uma quase com contrato assinado mas ainda não podemos revelar”.

A primeira loja a abrir em Portugal foi no centro comercial Alegro de Alfragide em 2008 e um mês depois, em novembro, abriu a loja de Belém, inauguração que se atrasou mas na qual se celebrou “a grande estreia de mercado” da marca em Portugal. “Entre 2008 e 2010 abrimos sete lojas. Depois entramos numa situação de crise e o grupo onde estamos entegrados sofreu muito, passando por uma reestruturação. O que fez com que todo o investimento do grupo parasse um pouco mais de três anos. E nós ficamos com 7 lojas à espera. A marca em Portugal sempre funcionou bem mas precisava de chegar a mais clientes e tinhamos muitos pedidos para abrir. Voltamos a abrir no final de 2011. Em 2015, já voltamos abrir mais do que uma loja”, conta o responsável.

Novos produtos chegam às lojas dia 10 de maio

Em Portugal, o produto mais consumido na Starbucks é o “expresso” (ou a “bica”) em quantidade. Em valor de vendas é o capucciono, seguindo-se mais uma vez a “bica”. “O que não acontece em mais nenhum país onde a marca está presente”, sublinha o responsável.

DSCF2280A marca oferece “87 mil diferentes bebidas”, englobando as combinações possíveis entre leite, café e outros elementos. “Queremos que cada pessoa tenha uma experiencia única. Uma bebida personalizada ao seu gosto, por isso temos tantas hipóteses. Nos Estados Unidos, as pessoas só pedem bebidas elaboradas, personalizadas, como mais gosta. Já ninguém chega a uma loja e pede simplemente um café ou um capuccino”.

A Starbucks realiza todos os anos “seis campanhas de lançamento de novos produtos” na sua rede lojas. Temos sempre produtos ‘core’, quer em bebida quer em ‘food’. Há produtos que são desde sempre muito procurados, como as ‘cookies’, os ‘muffins’ ou os ‘cheesecakes’. Depois vamos sempre inovando em cada campanha, como temos seis campanhas por ano, vamos sempre introduzindo novas bebidas e novos alimentos, que são lançadas em Portugal e Espanha em simultâneo. Podem também surgir novos produtos entre campanhas, particularmente em termos de ‘food’. Por exemplo, lançamos há pouco tempo uma nova gama de salgados em Portugal. Temos um produtor de salgados português e quisemos inovar para os portugueses”, relata o diretor de operações para Portugal. “No próximo dia dez chegam as novas cookies, bebidas, café, entre outros produtos”.

A próxima campanha vai trazer novidades para as lojas da marca como as “Cookies de Pistachio, de Caramelo, Amêndoa e Chocolate, as novas saladas de Grão e Couscous com Tangerina, as novas ‘bars’, as novas bolachas e o S’mores Frappuccino. Estes últimos são bebidas que “têm uma base de marshmallow, e depois têm as variedades de caramelo e baunilha com bolacha esmagada”.

DSCF2279Além destes, o responsável destaca os novos “Cold Brew”, introduzidos “há pouco tempo” e que são também abrangidos pela nova campanha. Este produto “passa por uma nova forma de fazer café, a frio, na própria loja. Todo o processo de confeção é realizado sempre a frio, que dá ao café um aroma e sabor muito especiais e é ótimo para ser bebido sem acompanhamento. Este processo já tem uma longa história. Foi desenvolvido há muitos anos por um químico e agora voltou. Em Inglaterra esta é uma tendência, as pessoas pensam ser mais saudável porque tem menos cafeína. Também acaba por se mais filtrado e por ser mais saudável”.

Sem revelar investimentos ou faturação, o diretor de operações em Portugal revela que as vendas da empresa no mercado nacional têm verificado uma dinâmica de crescimento “acima da verificada no ano anterior”.

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