Feiras Homepage Newsletter

IFFA: Feira internacional de soluções para indústria alimentar regressa este ano

Por a 3 de Maio de 2016 as 10:45

IFFA corredorDe 7 a 12 de maio realiza-se a IFFA 2016, o principal certame na Europa de soluções para a indústria alimentar. A feira de negócios que acontece a cada três anos em Frankfurt, Alemanha, conta com a habitual presença da produtora alemã Multivac, empresa de soluções de embalamento, que opera em Portugal há mais de 40 anos.

A IFFA volta este ano a Frankfurt. A feira de processamento, embalamento e vendas para a indústria alimentar recebeu na última edição, em 2013, 60 mil visitantes comerciais de cerca de 142 países, contando com 960 empresas em exposição. Na última edição, a feira registou um crescimento de 61% do número de visitantes vindos de fora da Alemanha.

A multinacional alemã Multivac, especialista em máquinas para embalagens, detém “há já bastantes anos o maior ‘stand’ de equipamento da IFFA e em 2016 não será diferente”, garante em entrevista ao HIPERSUPER, Diogo Teixeira de Abreu, diretor geral para Portugal. Com produção na Alemanha e sede na Suíça, a empresa está representada em Portugal há mais de 40 anos mas só em 2002 fixou a filial portuguesa Multivácuo.

Este certame “é extremamente importante porque traça uma radiografia clara das tendências de produtos (processados, frescos, marinados), métodos e tecnologia de produção e finalmente novidades de embalagens e materiais. Tendo um mercado, cada vez mais virado para a exportação, consideramos ser muito importante para os nossos produtores estarem a par de todas estas inovações, que lhes permitirão concorrer com outros ‘players’ de mercados diversos, com os mesmos meios”.

A empresa pretende divulgar no certame as suas “soluções integradas”, que são “cada vez mais procuradas pelos clientes, tanto para as grandes indústrias como para as pequenas. A Multivac, melhor que ninguém, está preparada para os fornecer”, aponta o responsável. Além disso, um dos objetivos da participação da empresa passa por proporcionar “a muitos clientes portugueses” a presença nesta mostra. Na última edição, a Multivácuo levou uma comitiva de 17 empresas portuguesas dos setores de lacticínios, produtos cárnicos e peixe congelado a Frankfurt.

Este ano, a feira arranca no próximo sábado, dia 7 de maio, estando confirmada a presença de três empresas nacionais: a ICEL (Indústria de Cutelarias da Estremadura), Ivo Cutelarias e Sicoeste (Sociedade Industrial de Cutelarias), segundo o site da feira.

Principais tendências do setor

Segundo o diretor geral, “as principais preocupações destas indústrias condicionam de uma certa forma as tendências de mercado”.

Por um lado, crescem as “exportações para locais mais longínquos, com custos de transporte altíssimos”. “Pelo que temos que garantir uma maior longevidade dos produtos e manutenção das características das embalagens, para evitar quebras no destino”. Por outro, o setor observa uma “diminuição dos custos produtivos, para fazer face à constante redução nas margens de lucro dos produtos, tanto a nível dos custos operacionais diretos (energia, ar comprimido, água) como dos indiretos, como sejam manutenções, retorno de investimento”.

A política da Multivac “tem-se pautado por apoiar os clientes neste repto de redução de custos, a nível da construção dos equipamentos, substituindo sempre que possível a utilização de ar comprimido por sistemas eléctricos, como a nível de apoio de investimento, com a realização de protocolos com empresas de crédito e leasing, que permitem não só melhores condições financeiras na aquisição de equipamentos, como não lhes retiram capacidade de crédito junto das entidades bancárias com quem normalmente trabalham”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *