Destaque Distribuição Homepage Newsletter Produção

Setor de cortiça nacional quer chegar aos €1000 milhões em exportações até 2018

Por a 27 de Abril de 2016 as 15:06

cortica.jpgA Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) acaba de lançar o programa internacional InterCork III, que tem como objetivo investir na promoção externa da cortiça nacional, de forma a alcançar em 2018 os “mil milhões de euros” em exportações.

O programa InterCork III prevê um investimento de 7,8 milhões de euros, a partir de “fundos comunitários”, numa campanha de promoção da cortiça portuguesa em dez mercados, nomeadamente, EUA, França, Alemanha, Itália, China, Brasil, Espanha, Suécia, Dinamarca e Reino Unido – mais um do que na edição anterior.

A escolha das agências de comunicação responsáveis pela criação da estratégia de promoção será feita através de um “concurso público internacional”, que deverá estar “concluído até ao final do terceiro trimestre de 2016”. A campanha, “dirigida essencialmente ao grande público, mas também às indústrias nas quais a matéria-prima apresenta um forte potencial”, deve arrancar ainda este ano e decorrerá até 2017 nos mercados identificados.

O InterCork III é a sétima campanha de comunicação e promoção da cortiça portuguesa, organizada pela APCOR desde 1999, num investimento global que representa já os “50 milhões de euros”. O objetivo da associação é atingir os “mil milhões de euros” em exportações de cortiça nos próximos dois anos.

“Em 2015 registámos um crescimento na ordem dos 6,3%, atingindo assim os 899,3 milhões de euros  em exportações, pelo que, a manter a atual rota de crescimento constante e com uma campanha de promoção internacional eficaz, a meta dos mil milhões em 2018 é cada vez mais uma realidade”, sublinha João Rui Ferreira, presidente da APCOR, que representa atualmente 270 empresas, responsáveis por 80% do volume total de negócios do setor da cortiça e 85% das exportações portuguesas deste material.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *