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“Apenas 13% das empresas espanholas prestam serviço ecommerce”

Por a 26 de Abril de 2016 as 14:23

Luis_simõesA transportadora Luís Simões participou, no dia 21 de abril, no debate organizado pela Fundação ICIL, entidade que promove em Espanha a investigação, formação e divulgação de aplicações empresariais de logística, intitulado “Para uma Cadeia de Distribuição Sustentável”. O evento, que teve lugar em Madrid, reuniu distribuidores e fabricantes do setor do retalho, no sentido de debaterem sobre a atual situação do ecommerce em Espanha e as tendências deste novo canal de venda.

Ainda que tenha penetrado bastante em Espanha e apresente um crescimento anual de 15 a 20%, o ecommerce “tem ainda um longo percurso pela frente”, foi a conclusão unânime dos oradores que participaram no evento promovido pela Fundação ICIL, a 21 de abril de 2016, em Madrid. No país vizinho, “apenas 13% das empresas utilizam o canal de venda online, número que se concentra nos setores da saúde, beleza e moda”. O que significa que existe uma grande percentagem de empresas que ainda não segue a tendência.

Um dos oradores do encontro foi Javier Hernández Colom, diretor Regional de ‘Business Development’ da Luis Simões (LS), operadora no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos. O responsável destacou que “o e-commerce está dá aos operadores logísticos, pela primeira vez, uma grande visibilidade face ao cliente final”. “Devemos reinventar-nos e ser imaginativos. Neste caso, o processo mais complexo é o home delivery, pelo que estamos a trabalhar neste tema com os nossos parceiros para melhorar a experiência de compra do consumidor final, reforça.

O diretor regional referiu que o setor “irá ser alvo de mudanças nos próximos tempos”, já que a maioria dos compradores digitais são indivíduos com idades compreendidas entre “os 16 e os 39 anos”, o que significa que “em dez anos a população geral terá hábitos de compra muito diferentes” dos atuais. “Devemos ter em conta o tipo de mercados aos quais nos dirigimos, já que existem muitos fatores que influenciam a sua evolução. As facilidades no acesso a uma compra online, o grau de interação com os diferentes canais ou a segurança dos sistemas de pagamento são alguns desses exemplos”.

Presentes estiveram ainda vários especialistas como Jesús Sánchez Lladó, chefe da Unidade de ecommerce e correios/encomendas, Pol Lligoña, Supply Chain Espanha da Privalia e Juan José Ojeda, Head of Logistics de Camper. Cristina Martínez, diretora de Business Development & Account Management Consumer MLEMEA DSC- CHL Supply Chain desempenhou o papel de moderadora. Os intervenientes expuseram diversas opiniões centradas em questões como a estratégia seguida em ecommerce a partir dos pontos de vista logístico, distribuição e cliente.

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