Análise Data Center Newsletter

Retrato das empresas comerciais com capital estrangeiro em Portugal

Por a 18 de Abril de 2016 as 14:39

exportacao_internacionalizacao_mundoAs empresas comerciais em Portugal com participação estrangeira no capital são responsáveis por 45% do volume de negócios, 21% do emprego e 54% das exportações de todo o universo empresarial, segundo a primeira edição do estudo ‘Participação estrangeira no capital das empresas portuguesas’, realizado pela Informa D&B.

No total, existem 7988 empresas comerciais em Portugal com participação estrangeira. Uma das principais conclusões do estudo passa pela grande concentração do capital estrangeiro nas empresas de maior dimensão. “Face à totalidade do tecido empresarial, apenas 3% das empresas tem participação estrangeira, mas esta participação está presente em 64% das grandes empresas. Entre as microempresas, esta participação não vai além dos 2%”, revela o estudo.

A dimensão média das empresas com participação estrangeira é bastante superior à média do universo empresarial, quer em relação ao volume de negócios (16,2 milhões de euros versus 1 milhão), quer ao número de empregados (62 versus 8).

Entre as empresas com capital estrangeiro, 45% são exportadoras. “Entre as empresas sem capital estrangeiro, apenas 17% são exportadoras. Do total do tecido nacional, 7% das empresas exportadoras têm participação estrangeira no capital. Mas estes 7% de empresas com capital estrangeiro são responsáveis por mais de metade de todas as exportações nacionais (54%)”.

O estudo revela ainda os setores que merecem mais atenção por parte dos investidores internacionais. “Analisando por volume de negócios, verifica-se que, quer as empresas com controlo estrangeiro quer o universo empresarial, têm um perfil semelhante, com os principais setores (Indústrias Transformadoras, Grossista e Retalho) a representarem 70% e 62%, da faturação, respetivamente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *