Consumidores da Europa querem proibir fronteiras no comércio online
A Organização Europeia dos Consumidores (BEUC), do qual a Deco é membro, alertou para a necessidade de Bruxelas produzir regulamentação que proíba barreiras geográficas ao comércio eletrónico na União Europeia, penalizadoras de países periféricos como Portugal.
“Estas barreiras impedem com frequência os consumidores de encomendar um produto noutro Estado-membro ou confrontam-no com preços mais elevados do que os praticados para os habitantes locais quando reservam um serviço no exterior apenas por causa do país de origem”, explicou o jurista da Deco, Diogo Nunes, à agência Lusa, destacando que Portugal, tal como outros países e periféricos, é ainda mais prejudicado do que outros Estados-membros europeus.
Para Diogo Nunes, um dos responsáveis por este bloqueio geográfico (geo-bloking) são as próprias empresas que erguem barreiras artificiais para os consumidores que vivem num Estado-membro da União Europeia diferente daquele onde a empresa está estabelecida, mas este bloqueio tem de ser eliminado num mercado único digital europeu.
“Os consumidores devem ter a possibilidade de comprar em qualquer local da União Europeia e, se isso não for possível, devido a razões justificadas, devem ser informados da razão desse bloqueio”, lembrou o jurista, baseando-se na legislação já em vigor na União Europeia.
Há vários tipos de práticas de ‘geo-bloking’, entre os quais a recusa de venda (os consumidores conseguem aceder ao site do comerciante, mas não conseguem comprar produtos ou serviços), a recusa de entrega (o consumidor pode comprar a partir do site, mas o produto não pode ser entregue no seu país), de ‘Rerouting’ (os consumidores podem ser reencaminhados para um site local da mesma empresa com preços diferentes ou um produto diferente) e a discriminação de preços com base na localização geográfica ou nacionalidade.
Um inquérito da Deco a 515 consumidores, realizado em fevereiro passado, concluiu 81% dos inquiridos têm nenhum ou pouco conhecimento sobre o comércio eletrónico e cerca de 80% não tem confiança neste, revela a mesma fonte.
- Tweet
-
-
- BRANDED
- PUB
Hipersuper Premium 
-
Leia a edição (403) de junho de 2022 do Hipersuper
A edição de junho do Hipersuper tem como destaque de primeira página um trabalho sobre o futuro do setor...
-
Leia a edição (402) de maio de 2022 do Hipersuper
Nesta edição de maio, o destaque é dado a uma entrevista a Pedro Pimentel, diretor geral da Centromarca, na...
-
Leia a edição (401) de abril do Jornal Hipersuper
Na edição de abril, o Hipersuper faz capa com uma entrevista a Jorge Tomás Henriques, presidente da Fipa. Se...
-
Leia a edição (400) de março do Hipersuper
Em grande destaque na edição impressa de março está a entrevista a Gonçalo Lobo Xavier. O secretário geral da...
-
Leia a edição (399) de fevereiro do Hipersuper
Na edição de fevereiro, o Hipersuper faz capa com uma entrevista a Leonor Freitas, proprietária da Casa Ermelinda Freitas....
-
Leia a edição (398) de Janeiro do Hipersuper
A primeira edição de 2022 do Hipersuper dá destaque a uma entrevista a Tomás Lince Fernandes, diretor geral do...
-
Leia a edição (397) de dezembro do Hipersuper
O ano está prestes a acabar. E depois de uma pandemia, que ainda existe, estamos perante um cenário inflacionista...
-
Leia a edição (396) de novembro do Hipersuper
Na edição de novembro, o Hipersuper faz capa com um artigo sobre o mercado de entregas ultrarápidas para as...
-
Leia a edição 395 (outubro) do Hipersuper
Esta edição tem em destaque um amplo artigo sobre vinhos, no qual são abordados temas como o impacto do...
-
Leia a edição 394 (setembro) do Hipersuper
A edição de setembro tem como destaque de capa um artigo dedicado às bebidas de origem vegetal. Falámos com...
-
Leia a edição 393 (julho/agosto) do Hipersuper
Nesta edição, o destaque vai para um artigo alargado sobre a aposta que as empresas de vinhos nacionais estão...
-
Leia a edição de junho (392) do Hipersuper
A capa da edição de junho dá destaque à entrevista a Vicente Moreno, vice CEO da Aldi Portugal, na...
-
Leia a edição de maio do Hipersuper (391)
Esta edição do Hipersuper tem como destaque um artigo sobre cacifos inteligentes. Duas empresas portuguesas, a Lokk e a...
-
Leia a edição de março do Hipersuper (389)
A edição de março do Hipersuper, de 56 páginas, dá destaque a uma entrevista feita pela jornalista Rita Gonçalves...
-
Leia a edição de fevereiro do Hipersuper (388)
Nesta edição, de 60 páginas, o destaque de capa vai para a entrevista a Acácio Santana, diretor-geral da Coviran em...
-
Leia a edição de dezembro (386) do Hipersuper
Na edição de dezembro do Hipersuper, o destaque vai para uma entrevista ao secretário de Estado do Comércio, João...
-
Leia a edição (385) de novembro do Hipersuper
Na edição de novembro, o Hipersuper faz capa com uma entrevista a Martinho Lopes, administrador do Intermarché, que explica...
-
Leia a edição de outubro (384) do Hipersuper
Na edição de outubro, o destaque vai para um artigo que demonstra como o mercado dos snacks está a...
-
Leia a edição de setembro do Jornal Hipersuper (383)
Na edição de setembro o Hipersuper faz capa com um artigo sobre como a Amazon e o seu líder,...
-
“Mercadona não vai mudar a estratégia devido à pressão dos preços”
Em entrevista ao Hipersuper, Elena Aldana, diretora-geral internacional de relações externas da Mercadona, faz um balanço do primeiro ano...
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB

Edições Digitais
-
A edição de junho do Hipersuper tem como destaque de primeira página um trabalho sobre o futuro do setor da cerveja, no âmbito do European Brewery Conventio...><
-
Nesta edição de maio, o destaque é dado a uma entrevista a Pedro Pimentel, diretor geral da Centromarca, na qual, em vésperas da realização do Congresso d...><
-
“É preciso olhar atentamente para a capacidade produtiva da Europa” Na edição de abril, o Hipersuper faz capa com uma entrevista a Jorge Tomás ...><
-
Minipreço lança gama de bronzeadores Imaqe
- 24 Junho 2022
-
Ações da Zalando afundam depois de profit warning
- 24 Junho 2022
-
CHATBOT DE IA – a ferramenta do futuro?
- 24 Junho 2022