Análise Consumo Data Center Distribuição FMCG Homepage Marcas Newsletter

Retrato dos hábitos de limpeza dos portugueses

Por a 5 de Abril de 2016 as 17:28

 limpezaQuais os hábitos dos portugueses no que se refere à limpeza da casa e da roupa? Para dar resposta à pergunta, a Nielsen levou a cabo o estudo “Home Cleaning Trends” nos principais países europeus.

Em Portugal, 37% dos inquiridos limpa a casa uma vez por semana e 32% assume que algumas divisões são sujeitas à limpeza com mais frequência comparativamente com outras. 12% refere que limpa diariamente a casa. Entre os europeus, são os italianos, polacos e turcos quem mais frequentemente limpa a casa.

E quem é que habitualmente está incumbido das tarefas domésticas? Em 51% dos lares, essa é uma tarefa destinada à mulher, em 32% é partilhada entre os dois membros do casal e, apenas, 5% dos homens assumem sozinhos a responsabilidade dessa tarefa. A Grécia é o país da Europa com uma maior percentagem de mulheres dedicadas às limpezas do lar (62%) e a Roménia é o país com maior percentagem de casais que optam por partilhar este tipo de tarefas (57%).

Sarah Peters, Nielsen Global Business Partner, sublinha que “a perceção de que as limpezas da casa são apenas da responsabilidade das mulheres está errada. A mulher continua a ter um papel fundamental neste processo, no entanto há cada vez mais homens a desempenhar um papel ativo nas tarefas domésticas. As estratégias de marketing precisam, assim, de refletir uma abordagem mais equilibrada, no que se refere às inovações e mensagens de marketing. Isto requer um conhecimento mais profundo do papel do homem e da mulher nas tarefas domésticas”.

De quem é a decisão da compra?

Onde e quem compra os produtos de limpeza? Em Portugal, são maioritariamente as mulheres (62%) que tomam a decisão de compra no que se refere aos produtos de limpeza e 26% partilham essa responsabilidade. Novamente, a Roménia destaca-se pela opção de partilhar essa responsabilidade entre os dois membros do casal (50%).

Um total de 94% dos portugueses compra estes produtos nas grandes superfícies e 62% admite que a decisão do local da compra está relacionada com a oferta de bons preços e de vales de descontos. O preço é um fator determinante, no entanto serem produtos que proporcionam uma boa limpeza é, também, um fator chave para 64% dos inquiridos. As promoções, a experiência anterior com o produto, o facto de ser uma marca da sua confiança e o tamanho da embalagem ir ao encontro das necessidades da família (23%), são também fatores determinantes.

Os produtos mais utilizados 

A água e sabão é a combinação preferida dos portugueses para as limpezas domésticas, sendo o vinagre o segundo produto de eleição. Na sua maioria, usam habitualmente esfregonas, baldes e vassouras, recorrendo também às esponjas e toalhitas absorventes em papel.

Em média, os europeus utilizam essencialmente esponjas e baldes, mas também as esfregonas e panos. Os portugueses, quando questionados sobre os benefícios de um produto com várias finalidades, a maioria responde a sua eficácia, no entanto, o facto de ter um custo mais baixo, ser desinfetante, fácil de usar, ser um produto multiusos e a fragrância são, também, fatores a ter em atenção. A eficácia é, também, o fator mais indicado entre os europeus, seguida da facilidade em usar o produto e o fato de ser multiusos.

Já no que se refere aos detergentes para a roupa, o benefício mais procurado é a eficácia para retirar manchas da roupa mas os consumidores procuram, também, detergentes eficazes e com preços baixos. A fragrância é outro fator importante, assim como poder ser utilizado em diferentes tipos de roupa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *