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Estudo. “Canal online não trava expansão física do retalho”

Por a 31 de Março de 2016 as 12:21

Retalho Luxo LisboaO crescimento das vendas online não vai travar os planos de expansão de lojas físicas dos retalhistas em 2016, de acordo com a sétima edição do estudo “How Active Are Retailers Globally?” da consultora imobiliária CBRE, que abrangeu 150 grandes marcas internacionais nos cinco continentes.

Um total de 83% das marcas admite que os seus planos de expansão das lojas não serão afetados pelo crescimento do comércio online em 2016, apesar deste cenário poder vir a alterar-se no futuro. 22% está, no entanto, preocupada com o impacto que a forte concorrência do retalho online poderá vir a ter no mercado este ano.

Do total de inquiridos, 17% mantêm ambições de larga escala, com muitos retalhistas a estimarem a abertura de mais de 40 lojas (mais 9% que em 2015) em 2016 e a grande maioria (67%) prevê abrir até 20 lojas.

A Europa Ocidental está no topo da estratégia de expansão dos retalhistas, com a Alemanha a a liderança para 35% dos retalhistas, seguida pela França com 33% e pelo Reino Unido com 29%. Portugal encontra-se na lista de mercados em expansão para 5% dos retalhistas. A China, por sua vez, reuniu a preferência de 27% dos retalhistas e os Estados Unidos da América estão na mira de um quarto dos retalhistas em 2016.

Lojas de rua lideram preferência

As lojas de ruas (76%) e os centros comerciais regionais (72%) foram enumerados como os formatos mais populares para uma estratégia de expansão, com um número crescente de marcas a procurarem os principais centros de ligação de viagens. Um quinto das marcas admitiu orientar as estratégias de expansão para estes centros de ligação de viagens em 2016, tendo desta forma acesso a locais muito movimentados. “O desafio para os retalhistas passa agora pela construção de uma oferta atrativa, que leve as pessoas a permanecerem mais tempo no espaço comercial e a gastarem mais dinheiro”, sublinha Mark Burlton, Global Executive de Retail da CBRE para a região EMEA.

“Apesar do contexto de incerteza económica e do aumento anual da popularidade das compras online, a presença de uma loja em locais chave mantém-se um elemento essencial para reforçar a presença e a força da marca junto do público. As lojas continuam a ter que criar uma afinidade emocional com os consumidores e os clientes continuam a sentir a necessidade de se deslocar a uma loja tradicional, de tocar no produto e de usufruir do bem-estar associado à inigualável experiência de loja. A loja é essencial no contexto de experiência de compra e pode ser utilizada de diferentes formas: como ponto de recolha, como local de procura de um determinado produto ou marca ou como ponto para testar um produto. A importância da loja não se esgota na componente transacional”, lembra, por sua vez, Carlos

“Os retalhistas continuam a depositar confiança no mercado europeu, já testado e aprovado. Estes três mercados europeus – Alemanha, França e Reino Unido – estão integrados em cidades com valores de consumo muito positivos e com indicadores estáveis de turismo. A Alemanha oferece aos retalhistas a oportunidade de explorarem seis importantes cidades com uma grande densidade populacional e um poder de compra significativo. A França e o Reino Unido são duas das maiores capitais da moda do mundo, onde a presença de loja por si só garante uma exposição de marca muito grande. As marcas europeias continuam a ver um grande potencial nas suas próprias regiões e como tal encontram-se ainda muito focadas na expansão da sua estratégia dentro de portas”, sublinha Mark Burlton.

Apesar dos valores positivos, os retalhistas mantêm-se “prudentemente otimistas” em 2016. Quando questionados acerca dos fatores de risco no próximo ano, e à semelhança do que aconteceu o ano passado, identificam os crescentes custos do setor imobiliário (56%) e as incertezas económicas relativamente ao futuro (42%) como as principais preocupações.

 

 

 

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