Os oitos passos da Gestão de Categorias
“Ao compreender os principais processos e o valor acrescentado da gestão de categorias”, retalhistas e fornecedores “serão capazes de usar uma linguagem comum” para três objetivos principais. “Satisfazer as necessidades dos consumidores, aumentar a sua satisfação e fazer crescer a categoria, e não marcas individuais”
Rita Gonçalves
Paulo Figueiredo assume direção comercial da Cofidis
Vanessa Silva: “Acreditamos que a inovação e a paixão são os ingredientes-chave para o futuro da gastronomia em Portugal”
Porto Ferreira celebra o Natal com rótulos exclusivos inspirados na cultura portuguesa
Luís Vieira: “25 anos não são dois dias, mas parece que foi ontem”
Simple Foods lança nova gama de cereais funcionais
Quinas Beverage Industries lança nova gama de refrigerantes de bagas Goji
Rita Mendes Coelho é a nova Country Manager da Visa Portugal
Restaurante Cozinha Continente abre no Seixal
Natal do Freeport Lisboa Fashion Outlet abriu portas ao Mercado de Natal
Museu do Pão apresenta uma programação especial de Natal
A consultora Nielsen vai lançar a terceira edição do curso de Gestão de Categorias, ministrada em inglês, por Paris Galanis, regional Bussiness Consultant para a Europa. O responsável internacional da Nielsen cuja função é viajar pela Europa para “ensinar” retalhistas e fabricantes de produtos de grande consumo já formou cerca de cinco mil profissionais no Velho Continente.
Ao longo de dois dias, entre 9 e 10 de maio, no Júpiter Hotel, em Lisboa, produtores e retalhistas vão trabalhar em conjunto “através de uma linguagem comum e objetivos partilhados”.
“A dinâmica de mercado, a concorrência intensa e o comportamento exigente do ‘shopper’ acentuam a necessidade de cooperação entre retalhistas e fornecedores”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Aristides Mendes, MS Manager da Nielsen.
“Ao compreender os principais processos e o valor acrescentado da gestão de categorias”, estes profissionais “serão capazes de usar uma linguagem comum” para alcançar três objetivos principais. A saber: “satisfazer as necessidades dos consumidores, aumentar a sua satisfação e fazer crescer a categoria, e não marcas individuais”.
Leia também “Lineares devem refletir o que vai na cabeça do consumidor”
O curso, dirigido aos profissionais das áreas de vendas, marketing, compras, planogramação, gestão de espaço e de sortido, entre outros, está estruturado através do processo de oito passos da gestão de categorias. Saiba quais.
1: Definição da Categoria
- Que produtos devem fazer parte da categoria?
2: Papel da Categoria
- Qual deve ser o papel da categoria tendo em conta a sua importância para o retalhista? É uma categoria que atrai consumidores à loja (destino)? Os seus produtos fazem parte da lista de compras do consumidor (rotina)? É uma categoria normalmente vendida noutro tipo de lojas (conveniência)? É uma categoria sazonal?
3: Avaliação da Categoria
- Avaliar o desempenho da categoria e identificar oportunidades.
4: Cartão de Metas da Categoria
- Definir os indicadores de desempenho tendo por base a avaliação da categoria e o papel definido para a mesma.
5: Estratégias da Categoria
- Definir as estratégias a adotar (gerar tráfego na loja, aumentar o valor do talão de compra, aumentar a rentabilidade, entre outros)
6: Táticas da Categoria
- Definir ações específicas para atingir as metas de acordo com as estratégias delineadas. Sortido, Espaço, Preço e Promoções.
7: Implementação do Plano
- Definir o cronograma de implementação e responsáveis por cada uma das ações.
8: Revisão da Categoria
- Definir o plano de monitoramento e responsáveis pelo processo.