Despesas mensais fixas de famílias portuguesas estão mais pesadas
O peso das despesas fixas no orçamento mensal das famílias portuguesas aumentou. Para um terço dos consumidores nacionais, as despesas mensais fixas pesam mais de 50% do orçamento, segundo o estudo sobre a Literacia Financeira, realizado em Portugal pela Cetelem

Ana Catarina Monteiro
Clube de Produtores Continente comprou mais de 620 milhões de euros à produção nacional em 2024
Simple lança Oat Shakes e reforça aposta em soluções práticas e nutritivas
Mercadona aumenta em 19% o volume de compras a fornecedores nacionais em 2024
Portugal Sou Eu comemora o Dia da Produção Nacional
Lidl relança programa de estágios de verão para universitários com modelo flexível e remunerado
Absorvit lança nova campanha e reforça importância do magnésio na performance desportiva
A Leiteira estreia-se no segmento dos iogurtes com nova gama 100% natural
Nova loja Intermarché em Leiria permite a criação de 50 postos de trabalho
Fundação Mendes Gonçalves quer nutrir futuros e regenerar legados na Golegã
Vinted reforça parceria logística com a InPost para entregas em oito países, incluindo Portugal
O peso das despesas fixas no orçamento mensal das famílias portuguesas aumentou. Para um terço dos consumidores nacionais, as despesas mensais fixas pesam mais de 50% do orçamento, segundo o estudo sobre a Literacia Financeira, realizado em Portugal pela Cetelem.
30% dos inquiridos no estudo sobre a Literacia Financeira dos portugueses, levado a cabo pela Cetelem, diz gastar entre 50% a 75% do orçamento familiar nas despesas mensais, enquanto no último ano 18% dos participantes indicavam o mesmo.
O grupo de consumidores que despendem mais de 75% do seu orçamento no pagamento de despesas cresceu de 3% para os 5%. Já 25% dos portugueses afirma usar entre um quarto e metade do orçamento do seu agregado familiar no pagamento de despesas fixas. Apenas 11% declaram despender menos de 25%.
41% dos portugueses conhece com exatidão o seu rendimento mensal e 25% sabe quanto gastam com as despesas mensais fixas. Por outro lado, 19% dos consumidores portugueses não sabe quanto recebe por mês e outros 19% desconhece o valor dos seus gastos.
Além disso, “uma grande parte dos inquiridos afirma saber quanto recebe e gasta por mês, mas não com exatidão” explica em comunicado a marca de financiamento. 39% dos consumidores declara conhecer aproximadamente o valor dos seus ganhos e 56% diz não conhecer exatamente o valor dos suas despesas.
“O facto de muitos portugueses desconhecerem quanto ganham e gastam por mês é para nós algo de preocupante e que deve ser corrigido. No nosso entender, só é possível fazer uma boa gestão orçamental conhecendo com exatidão o valor dos rendimentos e das despesas mensais fixas”, afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.
O estudo sobre a Literacia Financeira foi realizado entre os dias 16 e 19 de fevereiro em colaboração com a consultora Nielsen, através de 500 entrevistas telefónicas a portugueses de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal.