Sonae MC dá a trabalhadores de logística oportunidade de subirem de nível de qualificação
A Sonae MC implementou um programa de Reconhecimento e Validação de Competências para permitir aos colaboradores na área de logística obtenham níveis de escolaridade equivalentes ao 9º ou 12º anos, com qualificação profissional

Ana Catarina Monteiro
Clube de Produtores Continente comprou mais de 620 milhões de euros à produção nacional em 2024
Simple lança Oat Shakes e reforça aposta em soluções práticas e nutritivas
Mercadona aumenta em 19% o volume de compras a fornecedores nacionais em 2024
Portugal Sou Eu comemora o Dia da Produção Nacional
Lidl relança programa de estágios de verão para universitários com modelo flexível e remunerado
Absorvit lança nova campanha e reforça importância do magnésio na performance desportiva
A Leiteira estreia-se no segmento dos iogurtes com nova gama 100% natural
Nova loja Intermarché em Leiria permite a criação de 50 postos de trabalho
Fundação Mendes Gonçalves quer nutrir futuros e regenerar legados na Golegã
Vinted reforça parceria logística com a InPost para entregas em oito países, incluindo Portugal
A Sonae MC implementou um programa de Reconhecimento e Validação de Competências para permitir aos colaboradores na área de logística obtenham níveis de escolaridade equivalentes ao 9º ou 12º anos, com qualificação profissional.
A iniciativa da divisão de retalho alimentar da Sonae é a “primeira deste género em Portugal” e alinha-se com a política europeia para a validação e reconhecimento de competências profissionais. “Em 2012, o Conselho da União Europeia emitiu uma recomendação sobre a validação da aprendizagem não formal e informal, que chama a atenção para a relevância da intervenção, entre outros, de organizações patronais, de empregadores, de sindicatos e de organismos nacionais, no processo de reconhecimento e validação das qualificações profissionais”, explica em comunicado a Sonae MC.
Desenvolvido pelo grupo em conjunto com a Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP) e o Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional (CEFOSAP), o programa de validação das qualificações destina-se à área de logística, dando aos colaboradores da empresa a possibilidade de verem atribuído, o nível 2 ou 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificação (equivalentes, respetivamente, ao 9º ano ou 12º, com qualificação profissional).
O projeto-piloto de “Validação de Competências nas Empresas” tem por base os conteúdos e a oferta formativa da Escola da Logística, criada em abril de 2012 dentro da Sonae Retail School, a partir da colaboração entre a Direção de Logística e a Direção de Recursos Humanos. O processo de atribuição dos níveis de escolaridade tem por base a “aplicação de instrumentos de reconhecimento e validação de competências profissionais, após ser realizada uma prova de certificação desenhada para o efeito”.
Isabel Barros, diretora de Recursos Humanos da Sonae MC, diz que “desta forma, a empresa promove o enriquecimento pessoal e profissional dos colaboradores da área da logística, atendendo ao papel relevante que assumem no desenvolvimento do negócio, e considerando também o gap de competências e ausência de ofertas formativas atualmente existentes ao nível do ensino”.