Homepage Logística Newsletter

“O futuro da logística num contexto digital” em debate no 4º encontro anual da GS1 Portugal

Por a 17 de Março de 2016 as 16:51

gs1_portugalO quarto Seminário Internacional de Boas Práticas Colaborativas da GS1 Portugal, realizado esta terça feira no Learning Centre da Sonae, na Maia, contou com mais de 80 profissionais de vários setores e cadeias de valor para debaterem sobre práticas de logística colaborativas com o consumidor no centro da atuação.

Destinado a todos os agentes ao longo das diferentes Redes de Valor, de líderes e quadros de topo a gestores de Marketing, Sistemas de Informação, Logística, Compras e Aprovisionamento ou Gestão de Qualidade, o encontro organizado pela GS1 Portugal no passado dia 15 de março promoveu o debate sobre o “futuro da logística num contexto digital”.

“Eficiência logística, gestão e visibilidade do fluxo de informação entre parceiros comerciais, mas também as boas práticas e as últimas tendências no digital” foram as questões em debate na iniciativa anual da entidade que gere o Sistema de Normas GS1.

O “anfitrião” do evento foi João Gunther do Amaral, Executive Board Member Logistics da Sonae MC, que lançou a máxima “adotar boas práticas colaborativas na logística para saber em que lugar estamos e como nos posicionamos perante a concorrência”.

Além das “virtudes” do Sistema de Normas GS1 e da Etiqueta Logística Global (GS1-128) para toda a cadeia logística, os participantes ficaram a conhecer a “redefinição estratégica da logística da Sonae, nomeadamente no eixo ‘segurança, saúde e bem-estar’ dos colaboradores, e respetivos impactos para as operações”.

Nesta edição, o seminário promovido pela entidade que introduziu o código de barras em Portugal teve como tema “Das Cadeias de Valor às Redes de Valor: porquê mudar?”, sublinhado a necessidade das empresas de procederem a um “progressivo enfoque e conhecimento do consumidor e tirarem partido dos dados – big data – e da tecnologia para criarem oportunidades de negócio” de forma a gerar “visibilidade do inventário e vendas”.

Além disso, no seminário discutiu-se a transparência e as práticas colaborativas entre os vários agentes da cadeia de valor. Segundo João castro Guimarães, diretor executivo da GS1 Portugal, “cada vez mais mobile e à procura de experiências de consumo 360, o consumidor está no centro da cadeia de valor, exigindo das suas marcas de eleição dados de qualidade e transparência”. Para o responsável, “a adoção de boas práticas colaborativas na logística, que inclui a adoção de standards globais, acaba por se refletir na proposta ao consumidor, traduzindo-se numa melhor gestão do inventário e, acima de tudo, em melhor serviço e mais vendas”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *