“O futuro da logística num contexto digital” em debate no 4º encontro anual da GS1 Portugal
O quarto Seminário Internacional de Boas Práticas Colaborativas da GS1 Portugal, realizado esta terça feira no Learning Centre da Sonae, na Maia, contou com mais de 80 profissionais de vários setores e cadeias de valor, que debateram sobre “práticas de logística colaborativas com o consumidor no centro da atuação”
Ana Catarina Monteiro
Costa Boal lança o seu primeiro Rosé
Sabe bem neste verão: a sugestão de Raul Silva, diretor da Manzwine
Academia Ponto Verde de regresso com a maior edição de sempre
Continente chega a Aljustrel
Pingo Doce reforça garrafeira com quatro novos lançamentos
Inteligência Artificial na Black Friday: Guia Grátis da E-goi Reúne Especialistas e Dicas Exclusivas
Aldi Portugal lança campanha “Stop Stress”
ID Logistics implementa sistema de picking inovador
Bimi patrocina o maior prémio de fotografia de comida do mundo
Henkell Freixenet adquire a totalidade do capital da Vinicom
O quarto Seminário Internacional de Boas Práticas Colaborativas da GS1 Portugal, realizado esta terça feira no Learning Centre da Sonae, na Maia, contou com mais de 80 profissionais de vários setores e cadeias de valor para debaterem sobre práticas de logística colaborativas com o consumidor no centro da atuação.
Destinado a todos os agentes ao longo das diferentes Redes de Valor, de líderes e quadros de topo a gestores de Marketing, Sistemas de Informação, Logística, Compras e Aprovisionamento ou Gestão de Qualidade, o encontro organizado pela GS1 Portugal no passado dia 15 de março promoveu o debate sobre o “futuro da logística num contexto digital”.
“Eficiência logística, gestão e visibilidade do fluxo de informação entre parceiros comerciais, mas também as boas práticas e as últimas tendências no digital” foram as questões em debate na iniciativa anual da entidade que gere o Sistema de Normas GS1.
O “anfitrião” do evento foi João Gunther do Amaral, Executive Board Member Logistics da Sonae MC, que lançou a máxima “adotar boas práticas colaborativas na logística para saber em que lugar estamos e como nos posicionamos perante a concorrência”.
Além das “virtudes” do Sistema de Normas GS1 e da Etiqueta Logística Global (GS1-128) para toda a cadeia logística, os participantes ficaram a conhecer a “redefinição estratégica da logística da Sonae, nomeadamente no eixo ‘segurança, saúde e bem-estar’ dos colaboradores, e respetivos impactos para as operações”.
Nesta edição, o seminário promovido pela entidade que introduziu o código de barras em Portugal teve como tema “Das Cadeias de Valor às Redes de Valor: porquê mudar?”, sublinhado a necessidade das empresas de procederem a um “progressivo enfoque e conhecimento do consumidor e tirarem partido dos dados – big data – e da tecnologia para criarem oportunidades de negócio” de forma a gerar “visibilidade do inventário e vendas”.
Além disso, no seminário discutiu-se a transparência e as práticas colaborativas entre os vários agentes da cadeia de valor. Segundo João castro Guimarães, diretor executivo da GS1 Portugal, “cada vez mais mobile e à procura de experiências de consumo 360, o consumidor está no centro da cadeia de valor, exigindo das suas marcas de eleição dados de qualidade e transparência”. Para o responsável, “a adoção de boas práticas colaborativas na logística, que inclui a adoção de standards globais, acaba por se refletir na proposta ao consumidor, traduzindo-se numa melhor gestão do inventário e, acima de tudo, em melhor serviço e mais vendas”.