Distribuição Homepage Newsletter

Auchan Holding atinge os €54 milhões em volume de negócios em 2015

Por a 16 de Março de 2016 as 15:40

auchan.jpgO grupo francês Auchan, que desenvolve atividade no retalho, através da Auchan Retail, no setor dos centros comerciais com a Immochan e na banca com a Oney Banque Accord, conquistou em 2015 a faturação global de 54 232 milhões de euros, sem as vendas de gasolina. O resultado representa um crescimento de 1,5% face ao ano anterior.

A Auchan Retail, dona do Jumbo em Portugal, fechou o ano com uma faturação de 52 731 milhões de euros, registando um crescimento de 1,5% face ao anterior. No país de origem, em França, as vendas a retalho caíram 2,7% e na restante zona euro o decréscimo foi de 4,1%, “devido principalmente ao mau desempenho notado em Itália”. Apesar disso, cresceu 9% na Europa central e oriental e 5,1% na Ásia, avança a Inforetail.

Ao longo do último ano, a divisão de retalho do grupo, conquistou 54 novos hipermercados, localizados sobretudo na China (38) e Rússia (8) e 63 estabelecimentos de proximidade (dos quais 29 na Rússia e 25 em Itália). Neste momento, conta com 962 hipermercados, 2 874 supermercados de proximidade e loja online em 16 países.

Através da Immochan, a empresa abriu 22 galerias comercias no ano passado, dispondo atualmente de um portefólio de 379 centros comerciais em 12 países, incluindo Portugal, onde opera os centros Alegro. A divisão de centros comerciais registou uma queda de 0,3% em vendas para os 633 milhões de euros.

O grupo adotou a denominação Auchan Holding em outubro de 2015 para simplificar a organização e gestão das três divisões de operação. Segundo o presidente da direção, Wilhelm Hubner, o grupo “progrediu significativamente na Europa de Leste e Ásia. No final do ano, a situação da divisão de retalho em França e Itália estava um pouco dificil”.

A empresa investiu 1 877 milhões de euros em 2015, 40% aplicados na zona euro. A dívida financeira líquida reduziu 4,9% para os 1 743 milhões de euros, diz a mesma fonte. Para 2016, o grupo espera “potenciar os formatos comerciais, tornando-os mais atrativos, dinâmicos e diferentes. Os resultados de 2015 dão-nos uma base sólida para crescermos ainda mais em 2016”, dá conta o presidente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *