Homepage Logística Newsletter

Porto de Leixões promove “autoestradas marítimas” em parceria com portos francês e inglês

Por a 14 de Março de 2016 as 15:51

ATLANTIS 1A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) apresentou à Comunidade Portuária de Leixões, no dia 8 de março, o projecto ATLANTIS – Atlantic Interoperable Services, que tem o objetivo de desenvolver novos serviços de autoestradas do mar no espaço do “Arco Atlântico”.

Criado em parceria entre a APDL e os portos de Brest, em França, e Liverpool, em Inglaterra, o projeto ANTLANTIS pretende identificar novos serviços que respondam às exigências de uma via marítima “competitiva” e integrada na cadeia logística entre os três portos.

O programa conta com um investimento global superior a 4 milhões de euros com vista à criação de condições necessárias para a integração de novos serviços que melhorem as ligações marítimas entre estas regiões, que delimitam o “Arco Atlântico” da costa marítima da Europa.

Neste âmbito, o Porto de Leixões será promotor do projeto-piloto da “LSW – Logistic Single Window”, rede de plataformas colaborativas, disponibilizando aos “importadores e exportadores a oferta de serviços logísticos porta-a-porta. Pretende-se optimizar a rede dos serviços logísticos no espaço do Arco”, explica a administração em comunicado.

Financiado em 50% pelo programa comunitário CEF – Connecting Europe Facility, o projeto ATLANTIS decorrerá até março de 2017.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *