Consumo FMCG Homepage Newsletter

Consumo global de smartphones aumenta 6,4% para 1,3 mil milhões de unidades em 2015

Por a 9 de Março de 2016 as 17:40

SmartphoneEm 2015, foram vendidos 1,3 mil milhões smartphones, um aumento de 6,4% face ao ano transato. Por outro lado, as receitas entraram num ligeiro declínio, com o preço de venda médio anual a diminuir 0,2% face a 2014, segundo a análise da consultora GfK.

O crescimento unitário de smartphones na Europa Ocidental foi de 5% no último trimestre 2015, face ao período homólogo, ajudado pelo crescimento de 61% na gama ultrabaixa. A região registou um “acelerado crescimento global” nos três maiores mercados: França, Alemanha e Grã-Bretanha. Já Portugal revelou ser um país em crescimento, estando alinhado com os restantes países. A consultora prevê que este ano a venda se smartphones na Europa Ocidental cresça 3,8%.

Por sua vez, o crescimento unitário de smartphones na Europa Central manteve-se nos 4%, face ao período homólogo, sendo que foi ajudado, sobretudo, pelo forte crescimento da Polónia (36%). “Devido a questões políticas e económicas”, a procura em relação ao ano anterior na Rússia e na Ucrânia decresceu 7 e 14% respetivamente.

A China foi o mercado que mais impulsionou a procura de smartphones em 2015. No último trimestre do ano, os chineses compraram 106 600 000 unidades, um crescimento de 12% face ao período homólogo, de acordo com os dados da GfK. Em 2015, “verificou-se neste mercado uma melhoria na procura, face ao ano homólogo, transversal a todos os segmentos de preços, com uma mudança mais assinalável nos dispositivos de gama alta. Este último segmento aumentou a quota de mercado para 18%, em comparação com os 15% do trimestre anterior. O resultado foi um aumento no Preço Médio de Venda em 4%, face ao ano anterior”.

Os Países Emergentes (APAC) registam o maior crescimento em vendas, 20,5% no total, tendo sido adquiridas 50 milhões de unidades nesta região nos últimos três meses do ano. Entre os países envolvidos neste grupo, a Índia “continua a ser um dos principais impulsionadores do crescimento unitário, com 34%, impulsionado pela dominante gama de preços baixos, assistindo-se assim a um rápido crescimento em unidades de 76% face ao ano anterior. Mais ainda há espaço na procura de smartphones, através dos consumidores que o fazem pela primeira vez”.

Segue-se a zona do Médio Oriente e África (MEA) que obteve mesmo período um crescimento homólogo de 11,7%, com a compra de 42 100 000 unidades. A maioria dos países da região registraram aumentos, mas o Egito destacou-se com um crescimento na procura de 27%, em relação ao ano transato.

Por outro lado, a América Latina foi a região onde as vendas mais caíram (-12,7%), face ao período do ano anterior, registando um total de 31 500 000 smartphones vendidos no último trimestre do ano. Esta queda deve-se, “em parte, à fraca macroeconomia do Brasil que provocou um decréscimo na procura de 26% em relação ao ano anterior. O Preço Médio da Venda na região diminuiu 12% face ao ano anterior, como resultado das alterações de preferências dos consumidores para aparelhos de gamas inferiores”.

Globalmente, as receitas caíram 0,2%. A consultora prevê que a procura mundial de smartphones possa aumentar 7% em 2016.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *