Análise Data Center Newsletter

Cisco, Diageo e Merck Sharp & Dohme: as melhores empresas para se trabalhar em Portugal

Por a 7 de Março de 2016 as 15:03

As vencedorasA Cisco Systems Portugal, a Diageo e a Merck Sharp & Dohme são as melhores empresas para se trabalhar em Portugal, segundo os colaboradores que participaram no estudo “Great Place to Work Portugal 2016”.

A Lista Great Place to Work Institute Portugal distingue 25 empresas (do agrupamento Royal Canin e Mars) que representam 5 707 colaboradores e cuja taxa de resposta este ano assentou nos 86% (4 554 inquiridos). As empresas que integram a lista Nacional são automaticamente candidatas às Listas Europeia e Mundial.

Em Portugal, a Cisco, Diageo e Merck Sharp & Dohme lideram na sua categoria, repetivamente, nos setores de Tecnologias de Informação, Comércio e Distribuição e Farmacêutica. As empresas Biogen, Cisco, Diageo e ROFF, por sua vez, distinguem-se pelos resultados obtidos em categorias ‘sociais’.

88% dos participantes portugueses na análise considera que “trabalha numa óptima empresa/organização”. Este orgulho que os colaboradores sentem na organização traduz uma tendência nacional e internacional apurada pelo Instituto Great Place to Work.

Em 2016, os pontos a destacar no indicador para Portugal são o acolhimento agradável (93%), o orgulho nos resultados da atividade e na organização (93%) e a ética e honestidade da liderança na gestão do negócio (92%), a par da ausência da discriminação (96%) e da qualidade das instalações (94%).

Para estes resultados, e em estreia na Lista Nacional das 25 empresas, contribuem as empresas Boiron (Farmacêutica), Growin (consultoria e tecnologias de informação), Merck Sharp & Dohme (Farmacêutica), NÓS (telecomunicações) e Robbialac (indústria química).

greatAs organizações que registam um índice de confiança mais elevado são maioritariamente empresas consideradas fornecedoras de ambientes “Great Place to Work” há mais de cinco anos, já distinguidas a nível europeu, e que se encontram tendencialmente, e de forma consistente, entre o Top dez Nacional, composto em 2016 por Cisco Systems, Diageo, EMC, SAS Institute Software, Biogen Idec, Grünenthal, Medtronic, AbbVie e Merck Sharp & Dohme e Volkswagen Financial Services. Destaque-se o Top cinco com níveis de satisfação superior a 92% em todas as dimensões, destacando-se o Orgulho e a Camaradagem (97%).

As vencedoras de 2016 reconhecidas em 2015 registarem uma média de 22% de crescimento ao nível do volume de receitas. Face ao ano transato, a perceção dos colaboradores denota uma ligeira melhoria relativamente a tópicos como a ‘intenção de continuidade na empresa’, o acreditar no ‘recurso a despedimentos em último caso’ ou ‘a disponibilidade de dar mais de si’.

Na área “Desenvolver”, o desenvolvimento de planos de carreira personalizados que incluem a formação – teórica e comportamental -, a avaliação de desempenho e das expectativas pessoais dos colaboradores, assim como a formação complementar dos colaboradores, (financiamento de licenciaturas, pós-graduações ou MBA’s) são os trunfos dos sectores Farmacêutico e de Tecnologias de Informação e Consultoria.

Do universo de empresas que integram a lista nacional, maioritariamente representada pelos setores de Tecnologias de Informação e Consultoria (23%), Comércio e Distribuição (27%), e Farmacêutico (27%), 27% obtiveram reconhecimentos na Lista Europeia do Great Place to Work em anos anteriores (AbbVie, Cisco, Janssen-Cilag, Medtronic, One Mars, ROFF e SAS Institute).

Para a Lista Europeia 2015, concebida no âmbito da lista dos 100 Best Workplaces do Great Place to Work, foram avaliadas mais de 2 322 organizações, oriundas de 19 países europeus. As 100 entidades reconhecidas a nível europeu são apresentadas em três categorias: Best Small and Medium-sized Workplaces (PME’s) Best Large Workplaces (Grandes Empresas) e Best Multinational Workplaces (MNC’s). No TOP dez estão a Cyni (Consultoria e Tecnologias de Informação – TI), Key Solutions (Serviços profissionais) e Vincit (Consultoria e TI).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *