APTECE promove turismo gastronómico português com foco em peixe e mariscos
Tendo obtido a aprovação do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização, para um investimento elegível de 894.795,35 euros no projeto “Portugal Figura de Proa”, a APTECE compromete-se a promover o turismo gastronómico português até setembro 2017

Ana Catarina Monteiro
Nova campanha do Continente reforça compromisso com a produção nacional e uma alimentação saudável
App da Ifthenpay integra faturação sem limites e capta 300 novos clientes em menos de um mês
Check Point Software vence prémio de Segurança na Cloud nos Globee Cybersecurity Awards 2025
Pepco abre nova loja no centro comercial Alegro Sintra
Loja Pingo Doce do Forum Madeira reabre totalmente renovada
Trabalho remoto impulsiona a produtividade conclui estudo da Michael Page
Manzwine abre a votação pública a escolha do rótulo do vinho Jagoz
8ª Avenida, LoureShopping e RioSul Shopping lançam nova app
Novo polo logístico vai permitir à WineStone acelerar a estratégia de expansão
Vestuário, calçado e artigos de moda entre os artigos mais comprados online
A Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE) lança o projeto “Portugal Figura de Proa” com o objetivo de elevar o posicionamento do peixe e da gastronomia portuguesa. A primeira ação passa pela criação da “Rota do Peixe Português”, que será apresentada em breve.
Tendo obtido a aprovação do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização, para um investimento elegível de 894.795,35 euros no projeto “Portugal Figura de Proa”, a APTECE compromete-se a promover o turismo gastronómico português até setembro 2017.
O peixe será a “âncora” para a promoção do turismo gastronómico do país e o elo de ligação a diversos produtos tradicionais da gastronomia portuguesa. “O principal objetivo operacional é a criação de uma Rota do Peixe Português, com o propósito de promover o peixe e mariscos contribuindo para a sua afirmação como produto de excelência e qualidade, não só em Portugal como em todo o Mundo. Pretende-se dar a conhecer ao mundo não só os nossos principais peixes de mar e rio, mas pratos de pescado nacionais e produtos típicos complementares e ligados à gastronomia regional, como promover os restaurantes portugueses que bem trabalham o peixe”, explica o presidente da APTECE, José Borralho.
A inspiração para este projeto surgiu também do reconhecimento de “um dos maiores chefs do mundo”, Ferran Adriá, que afirmou em 2011 que “o que mais me marcou em Portugal foi a qualidade do seu peixe e marisco. Maravilhoso e impressionante. Para mim são os melhores do mundo”, cita a associação.
Assente no Turismo Gastronómico, a entidade promotora pretende com este projeto “valorizar e promover ingredientes, alimentos e tradições gastronómicas de cada uma das regiões portuguesas, contribuindo para uma prática de cross-selling regional”.