Marcas da Sonae dominam confiança dos portugueses no que diz respeito ao retalho
Este ano, o estudo “Marcas de Confiança” da revista Selecções do Reader’s Digest foi alargado a 65 categorias de produto ou serviços, com 25 novas. A análise anual que revela as marcas de eleição dos portugueses vai já na sua 16ª edição.
Consulte abaixo a lista das Marcas de Confiança 2016.
Através de um questionário com perguntas abertas, dirigido a 13 200 assinantes, a publicação verificou que “29 insígnias portuguesas destacam-se pelos elevados níveis de confiança junto dos consumidores”. Entre elas, a Fula eleita por 85% dos questionados na categoria de Óleos Alimentares), Well’s (74% em Cadeias e Lojas de Parafarmácia), Molaflex (64% em Colchões), Luso (64% em Águas de Mesa), Sagres (63% em Cervejas), Continente (63% em Hiper/Supermercados) e Delta (62% em Cafés).
Das novas 25 categorias estão por exemplo “Bacalhau” (Riberalves com 31%), “Cás e infusões” (Lipton com 42%), “Conservas de Peixe” (Bom Petisco com 44%), “Lojas de bricolage e Decoração” (Aki com 36%), “Cadeias de hotéis” (Pestana com 21%), “Empresas de crédito ao consumo (Cofidis com 34%), “Empresas de imobiliários” (ERA com 45%) ou “Lentes Oftálmicas Corretivas” (Essilor com 57%).
Algumas das marcas dominam a sua categoria há mais de dez anos. São elas a Abreu (57% em Agências de Viagem), Centrum (61% em Vitaminas) e Nivea (40% em Produtos de Cuidado para o Corpo) – Marcas de Confiança há 16 anos consecutivos. Já a Delta (62% em Cafés) e o Continente (63% em Hiper / Supermercados) são líderes, respetivamente, há 15 e 14 anos, desde a introdução das respetivas categorias no estudo criado em 2001.
Este ano, na categoria “Distribuição e Retalho”, as marcas da Sonae venceram cinco das seis distinções entregues (veja abaixo). A única marca reconhecida nesta categoria sem pertencer ao grupo portuense foi a Aki, que ganhou o prémio “Lojas de bricolage/Decoração”.
As respostas dos leitores foram apuradas por método de pergunta aberta, entre 15 de setembro e 30 de novembro de 2015. De notar que quem participa neste estudo está sujeito a uma inibição por 24 meses, o que assegura uma nova amostra todos os anos. O processamento de dados foi feito por Wyman Dillon, empresa sediada em Bristol, no Reino Unido, e a margem de erro é de 3,9%.
Lista Marcas de Confiança 2016
ALIMENTAÇÃO E BEBIBAS
Água de mesa: Luso (64%)
Alimentação para animais: Friskies (42%)
Arroz: Cigala (53%)
Bacalhau: Riberalves (31%)
Cafés: Delta (62%)
Cereais de pequeno-almoço: Nestlé (53%)
Cervejas: Sagres (63%)
Chás e infusões: Lipton (42%)
Conservas de peixe: Bom Petisco (44%)
Cremes para barrar: Becel (39%)
Farinhas: Branca de Neve (50%)
Massas alimentares: Milaneza (39%)
Óleos alimentares: Fula (85%)
Produtos de charcutaria: Nobre (51%)
Vinhos: Adega de Borba (6%)
DISTRIBUIÇÃO E RETALHO
Cadeias e lojas de distribuição não alimentar: Worten (40%)
Cadeias e lojas de parafarmácia: Well’s (74%)
Hiper / Supermercados: Continente (63%)
Lojas de bricolage / Decoração: Aki (36%)
Lojas de desporto e moda desportiva: Sport Zone (57%)
Lojas de roupa infantil e puericultura: Zippy (57%)
HIGIENE PESSOAL
Anti-rugas de farmácia: Vichy (31%)
Anticelulíticos: Nivea (22%)
Creme / Pomadas para cuidados do bebé: Halibut (36%)
Fixadores de próteses dentárias: Corega (76%)
Produtos de cuidados com o cabelo: Elvive (49%)
Produtos de cuidado com o corpo: Nivea (40%)
Produtos de cuidados com o rosto / Cosmética: L’Oréal (51%)
Produtos de cuidados com os pés: Dr. Scholl (20%)
Produtos para coloração do cabelo: L’Oréal (57%)
Produtos para incontinência: Tena (61%)
Protetores solares: Ambre Solaire (52%)
CUIDADOS DE SAÚDE
Centros auditivos: Minisom (71%)
Hospitais privados: CUF (30%)
Lentes oftálmicas corretivas: Essilor (57%)
Óticas: MultiOpticas (47%)
Seguros de saúde: Médis (53%)
Vitaminas: Centrum (61%)
TURISMO E LAZER
Agências de viagens: Abreu (57%)
Cadeias de hotéis: Pestana (21%)
Canais de televisão: SIC (26%)
Estações de rádio: RFM (26%)
Jornais (diários / semanários): Expresso (26%)
Regiões de Turismo: Algarve (23%)
BANCA E SERVIÇOS
Bancos: BPI (46%)
Cartões de crédito: Visa (55%)
Empresas de crédito ao consumo: Cofidis (34%)
Empresas de imobiliário: ERA (45%)
Empresas de serviço público: EDP (46%)
Operadores Telecomunicações e Multimédia: NOS (58%)
Seguradoras: Fidelidade (20%)
AUTOMÓVEL
Automóveis: Toyota (47%)
Cadeiras auto para crianças: Chicco (66%)
Gasolineiras: Galp (57%)
Reparação de vidro automóvel: Carglass (58%)
LAR E TECNOLOGIA
Ambientadores: Brise (32%)
Aspiradores: Hoover (25%)
Colchões: Molaflex (64%)
Computadores pessoais / Tablets: Toshiba (47%)
Detergentes para a loiça: Fairy (36%)
Detergentes para a roupa: Skip (59%)
Detergentes para limpeza do lar: Sonasol (53%)
Grandes eletrodomésticos: Míele (49%)
Telemóveis / Smartphones: Samsung (44%)
Tintas de interior: Robbialac (47%)