FMCG Homepage Marcas Newsletter

Marcas da Sonae dominam confiança dos portugueses no que diz respeito ao retalho

Por a 3 de Março de 2016 as 19:19

confiançaEste ano, o estudo “Marcas de Confiança” da revista Selecções do Reader’s Digest foi alargado a 65 categorias de produto ou serviços, com 25 novas. A análise anual que revela as marcas de eleição dos portugueses vai já na sua 16ª edição.  

Consulte abaixo a lista das Marcas de Confiança 2016.

Através de um questionário com perguntas abertas, dirigido a 13 200 assinantes, a publicação verificou que “29 insígnias portuguesas destacam-se pelos elevados níveis de confiança junto dos consumidores”. Entre elas, a Fula eleita por 85% dos questionados na categoria de Óleos Alimentares), Well’s (74% em Cadeias e Lojas de Parafarmácia), Molaflex (64% em Colchões), Luso (64% em Águas de Mesa), Sagres (63% em Cervejas), Continente (63% em Hiper/Supermercados) e Delta (62% em Cafés).

Das novas 25 categorias estão por exemplo “Bacalhau” (Riberalves com 31%), “Cás e infusões” (Lipton com 42%), “Conservas de Peixe” (Bom Petisco com 44%), “Lojas de bricolage e Decoração” (Aki com 36%), “Cadeias de hotéis” (Pestana com 21%), “Empresas de crédito ao consumo (Cofidis com 34%), “Empresas de imobiliários” (ERA com 45%) ou “Lentes Oftálmicas Corretivas” (Essilor com 57%).

Algumas das marcas dominam a sua categoria há mais de dez anos. São elas a Abreu (57% em Agências de Viagem), Centrum (61% em Vitaminas) e Nivea (40% em Produtos de Cuidado para o Corpo) – Marcas de Confiança há 16 anos consecutivos. Já a Delta (62% em Cafés) e o Continente (63% em Hiper / Supermercados) são líderes, respetivamente, há 15 e 14 anos, desde a introdução das respetivas categorias no estudo criado em 2001.

Este ano, na categoria “Distribuição e Retalho”, as marcas da Sonae venceram cinco das seis distinções entregues (veja abaixo). A única marca reconhecida nesta categoria sem pertencer ao grupo portuense foi a Aki, que ganhou o prémio “Lojas de bricolage/Decoração”.

As respostas dos leitores foram apuradas por método de pergunta aberta, entre 15 de setembro e 30 de novembro de 2015. De notar que quem participa neste estudo está sujeito a uma inibição por 24 meses, o que assegura uma nova amostra todos os anos. O processamento de dados foi feito por Wyman Dillon, empresa sediada em Bristol, no Reino Unido, e a margem de erro é de 3,9%.

Lista Marcas de Confiança 2016

ALIMENTAÇÃO E BEBIBAS

Água de mesa: Luso (64%)

Alimentação para animais: Friskies (42%)

Arroz: Cigala (53%)

Bacalhau: Riberalves (31%)

Cafés: Delta (62%)

Cereais de pequeno-almoço: Nestlé (53%)

Cervejas: Sagres (63%)

Chás e infusões: Lipton (42%)

Conservas de peixe: Bom Petisco (44%)

Cremes para barrar: Becel (39%)

Farinhas: Branca de Neve (50%)

Massas alimentares: Milaneza (39%)

Óleos alimentares: Fula (85%)

Produtos de charcutaria: Nobre (51%)

Vinhos: Adega de Borba (6%)

 

DISTRIBUIÇÃO E RETALHO

Cadeias e lojas de distribuição não alimentar: Worten (40%)

Cadeias e lojas de parafarmácia: Well’s (74%)

Hiper / Supermercados: Continente (63%)

Lojas de bricolage / Decoração: Aki (36%)

Lojas de desporto e moda desportiva: Sport Zone (57%)

Lojas de roupa infantil e puericultura: Zippy (57%)

 

HIGIENE PESSOAL

Anti-rugas de farmácia: Vichy (31%)

Anticelulíticos: Nivea (22%)

Creme / Pomadas para cuidados do bebé: Halibut (36%)

Fixadores de próteses dentárias: Corega (76%)

Produtos de cuidados com o cabelo: Elvive (49%)

Produtos de cuidado com o corpo: Nivea (40%)

Produtos de cuidados com o rosto / Cosmética: L’Oréal (51%)

Produtos de cuidados com os pés: Dr. Scholl (20%)

Produtos para coloração do cabelo: L’Oréal (57%)

Produtos para incontinência: Tena (61%)

Protetores solares: Ambre Solaire (52%)

 

CUIDADOS DE SAÚDE

Centros auditivos: Minisom (71%)

Hospitais privados: CUF (30%)

Lentes oftálmicas corretivas: Essilor (57%)

Óticas: MultiOpticas (47%)

Seguros de saúde: Médis (53%)

Vitaminas: Centrum (61%)

 

TURISMO E LAZER

Agências de viagens: Abreu (57%)

Cadeias de hotéis: Pestana (21%)

Canais de televisão: SIC (26%)

Estações de rádio: RFM (26%)

Jornais (diários / semanários): Expresso (26%)

Regiões de Turismo: Algarve (23%)

 

BANCA E SERVIÇOS

Bancos: BPI (46%)

Cartões de crédito: Visa (55%)

Empresas de crédito ao consumo: Cofidis (34%)

Empresas de imobiliário: ERA (45%)

Empresas de serviço público: EDP (46%)

Operadores Telecomunicações e Multimédia: NOS (58%)

Seguradoras: Fidelidade (20%)

 

AUTOMÓVEL

Automóveis: Toyota (47%)

Cadeiras auto para crianças: Chicco (66%)

Gasolineiras: Galp (57%)

Reparação de vidro automóvel: Carglass (58%)

 

LAR E TECNOLOGIA

Ambientadores: Brise (32%)

Aspiradores: Hoover (25%)

Colchões: Molaflex (64%)

Computadores pessoais / Tablets: Toshiba (47%)

Detergentes para a loiça: Fairy (36%)

Detergentes para a roupa: Skip (59%)

Detergentes para limpeza do lar: Sonasol (53%)

Grandes eletrodomésticos: Míele (49%)

Telemóveis / Smartphones: Samsung (44%)

Tintas de interior: Robbialac (47%)

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *