Continente alarga prémios à produção nacional a todos os produtores de frescos e estudantes
O Clube de Produtores Continente acaba de lançar novos prémios para o setor agroalimentar português. Pela primeira vez, as distinções abrangem produtos e ideias de produtores nacionais e de jovens universitários, além de incidirem sobre os produtores associados ao clube
Ana Catarina Monteiro
Agriloja conquista Prémio Cinco Estrelas
Checkpoint Systems lança etiqueta RFID pioneira
Trends 2025 vai revelar as tendências de inovação no agroalimentar
Fernando Félix: “O e-commerce aproximou os produtores dos consumidores”
Dachser e JAC Motors Iberia reforçam estratégia para uma mobilidade sustentável
Telma Oliveira é a nova managing director Portugal da Retail Mind
Reciclagem de embalagens: Portugal longe da nova meta definida
Comitiva da Coviran recebida pelo Papa Francisco
LactAçores volta a conquistar o Prémio Cinco Estrelas
Adega do Cartaxo recebe certificação de sustentabilidade do setor vitivinícola
O Clube de Produtores Continente acaba de lançar novos prémios para o setor agroalimentar português. Pela primeira vez, as distinções abrangem produtos e ideias de produtores nacionais e de jovens universitários, além de incidirem sobre os produtores associados ao clube.
Os novos “Prémios Clube de Produtores Continente” foram apresentados esta segunda-feira num evento que contou com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural Capoulas Santos na Frutalvor, cooperativa de fruticultores e Organização de Produtores, constituída por 25 produtores e cerca de dez produtores da região Oeste do País. A cooperartiva é também um dos membros fundadores do Clube de Produtores Continente.
A cadeia de retalho alimentar da Sonae compra anualmente aos membros daquele clube cerca de 136 mil toneladas de produtos no valor de 217 milhões de euros. Com atualmente 234 membros, o clube representa mais de 4 000 produtores individuais e gera indiretamente mais de 12 000 postos de trabalho, distribuídos de Norte a Sul do país, Açores e Madeira.
A cerimónia de entrega de prémios de este ano, que vai ter lugar no Encontro Anual do Clube de Produtores Continente, durante a Feira Nacional da Agricultura no mês de junho em Santarém, vai contar assim com três novas categorias: Prémio Inovação, Prémio Excelência e Prémio Ideias Férteis. As inscrições estão abertas até dia 30 de abril através do contato [email protected].
As novas categorias levam o concurso além do Clube de Produtos, sendo que o Prémio Inovação é dirigido a todos os produtores nacionais na área dos frescos (frutas, carnes, charcutaria, peixaria e padaria/pastelaria), com o objetivo de reconhecer as “boas práticas ao nível da inovação e da sustentabilidade do setor”. Podem concorrer todos os produtos em desenvolvimento ou já desenvolvidos por produtores nacionais em solo português, nos 12 meses anteriores à data limite de fecho das candidaturas. O prémio consiste no escoamento do produto vencedor durante um ano nas lojas Continente, num certificado do Prémio Inovação e na atribuição de um Selo, que traduz o reconhecimento do Júri.
O Prémio Excelência pretende reconhecer e divulgar os produtores de excelência que fazem parte do Clube de Produtores Continente e, por último, o Prémio Ideias Férteis é dirigido a três alunos finalistas ou recém-mestres que frequentem as universidades portuguesas, aos quais a retalhista vai oferecer a “integração num programa de estágio com a duração de nove meses, dividido pela Sonae (seis meses) e por um dos produtores membro do Clube de Produtores Continente (três meses)”. O objetivo passa por fomentar a ligação entre o clube e as universidades portuguesas.
O Júri será presidido pelo Continente e terá como membros entidades representativas do setor económico e agroalimentar nacional, designadamente, APED (Associação Portuguesa de Empresas e Distribuição), APN (Associação Portuguesa dos Nutricionistas), CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal), CPC (Clube de Produtores Continente), DECO (Associação Portuguesa do Consumidor), FIPA (Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares), IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação), Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia, a Portugal Fresh, a Portugal Foods e a QUERCUS (Associação Nacional de Conservação da Natureza).
“O Continente quer ter um papel-chave no desenvolvimento e sustentabilidade da produção nacional. Com estes prémios vamos fomentar o conhecimento, a inovação e a criação de valor no mercado”, explica Eunice Silva, administradora da Sonae MC. “O apoio à produção nacional é fundamental para conseguirmos ter nas lojas frescos de elevada qualidade e a preços competitivos para os nossos clientes”.