Distribuição Homepage Newsletter

Carrefour adquire 36 hipermercados Eroski em Espanha

Por a 29 de Fevereiro de 2016 as 15:05

carrefourO Carrefour anunciou esta segunda-feira a aquisição de 36 hipermercados, oito galerias comerciais e 22 postos de combustível em Espanha, detidos pelo grupo Eroski.

Embora ainda não concluído, o acordo anunciado pelo Carrefour com a retalhista Eroski vai permitir ao grupo francês chegar a “27 novas cidades espanholas e fortalecer a sua posição no setor da alimentação”, avança o El País.

A aquisição abrange 36 hipermercados, incluindo oito galerias comerciais e 22 postos de gasolina associados aos estabelecimentos. O negócio totalizou os 205 milhões de euros.

Os 36 pontos de venda agora nas mãos da cadeia de retalho francesa representam no total 235 mil metros quadrados, sendo que o negócio aguarda ainda a aprovação das autoridades de concorrência, além de estar sujeito a “outras condições”.

EroskiEstes espaços representam 8,5% das vendas totais da cadeia espanhola. Considerando as vendas nas gasolineiras o valor sobe para 10,9%. Para a retalhista, a venda representa uma estratégia para “alcançar uma melhor situação financeira”.

A empresa assegurou, no entanto, que os postos de trabalho se irão manter e que vai investir em outras lojas. Pretende apostar em novas lojas próprias e sobretudo em aberturas sob o modelo de ‘franchising’. Garante ainda que vai remodelar uma parte da sua rede.

Esta é a segunda “grande” venda de lojas que a Eroski efetua no espaço de um ano, depois de em 2015 ter cedido por trespasse 144 supermercados à concorrente DIA, por 140 milhões de euros. Neste momento, a cadeia de origem basca conta com 53 hipermercados e 1 288 supermercados, dos quais 467 são franquias distribuídas por toda a Espanha, além de 19 espaços de comércio grossista.

Por sua vez, o Carrefour detém 173 hipermercados, 126 supermercados, 419 lojas de conveniência e 123 postos de combustível no país vizinho.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *