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“Amazon tem maior potencial de crescimento que Walmart”

Por a 23 de Fevereiro de 2016 as 16:52
Alexandre Nilo da Fonseca

Alexandre Nilo Fonseca, presidente da Associação da Economia Digital

Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI (Associação da Economia Digital), foi um dos convidados da conferência “Do convencional ao digital”, organizada pela Centromarca. O responsável apresentou o “case study”: Amazon versus Walmart.

As vendas online atingiram em 2014 os “três mil milhões de euros em Portugal”. No Reino Unido, já valem “5,7% do PIB (Produto Interno Bruto)”, mas é a China que domina o “Top 15” das maiores empresas de ecommerce.

“Pela primeira vez, a Amazon vale mais em bolsa do que a Walmart, neste momento”. Ao analisar as receitas das duas concorrentes nos últimos 20 anos, verifica-se que a gigante do comércio eletrónico, criada em 1994, ultrapassou pela primeira vez em 2015 a cadeia de lojas físicas. Em 2014, enquanto a primeira acumula um total de 408 mil milhões de dólares em vendas, na moeda norte-americana, a Walmart conquistou receitas de 485 mil milhões de dólares. Nascida em 1962, a multinacional especializada no retalho físico está presente em 27 países. Por sua vez, a Amazon opera em 85 mercados. Ainda assim, no último ano, a retalhista online cresceu 117%. A concorrente, por sua vez, perdeu 30% da capitalização em bolsa, tendo vindo a anunciar “reajustamentos do parque de lojas”.

A aproximar-se está a chinesa Alibaba, que em 2015 conquistou receitas de 394,58 mil milhões de dólares. Desta forma, o responsável conclui que “o modelo de negócio da Amazon tem um maior potencial de crescimento, dado que necessita de menos colaboradores, apresenta preços mais competitivos e maior aposta em inovação, além de conseguir obter uma maior base de dados”.

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