Loyty. Novo sistema de fidelização integra canais físicos e digitais
A plataforma Loyty permite saber em segundos quais os produtos favoritos dos seus clientes, o valor médio das compras e o número de visitas à loja. O software é 100% português
Rita Gonçalves
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A plataforma Loyty permite saber em segundos quais os produtos favoritos dos seus clientes, o valor médio das compras e o número de visitas à loja. O software é 100% português
Como nasceu a Loyty?
A plataforma surgiu de um ‘gap’ detetado no mercado de retalho, B2C [Business to Consumer] e B2B [Business to Business], em relação às necessidades de fidelização, comunicação e análise dos clientes. O mercado procura soluções que permitam não só criar campanhas promocionais nas lojas, mas também analisar o seu retorno e conhecer o comportamento de compra do cliente.
Qual o investimento?
Em 2014, a criação da empresa foi feita através de capitais próprios, não tendo tido ainda, até ao momento, qualquer tipo de investimento ou apoio. Foi necessário um investimento inicial de mais de 25 mil horas de desenvolvimento. Obter financiamento para internacionalização é um dos principais objetivos para 2016.
Como define o software?
O Loyty é um software de fidelização “omnichannel” que permite comunicar e medir a interação com o cliente em lojas físicas, de e-commerce e aplicações mobile, tirando o máximo partido da sinergia comunicacional. Possibilita delinear o perfil de compra de cada cliente, atribuir-lhe benefícios direcionados e definir métricas ao negócio que potenciam os resultados. Não chegava apenas oferecer aleatoriamente produtos aos clientes, era necessário medir o retorno das campanhas, construir perfis de compra, analisar resultados e métricas e construir uma estratégia de comunicação integrada, baseada nesses princípios.
Como monitoriza o comportamento do consumidor nas diversas plataformas?
Para monitorizarmos o cliente em lojas físicas, este tem que ser portador de um smartphone com acesso à internet. Esta monotorização em loja é um projeto piloto que só estará disponível no decorrer do primeiro semestre de 2016 e que assenta em princípios de “instore conversion”. O objetivo é analisar o comportamento do cliente nas lojas físicas e em tempo real, captando o número de entradas e não entradas nas lojas (de pessoas que passam perto da porta), mapeando as suas posições e deslocações dentro da loja e calculando a taxa de conversão efetiva. No que toca ao online consegue desenhar a pegada dos clientes tendo em conta eventos que são definidos e mapeados através de programas de “analytics”, que integram essa informação no Loyty, que a organiza e expõe no perfil de cliente.
Que tipo de informação disponibiliza?
Fornece aos utilizadores a análise sociológica e demográfica do cliente, um conjunto de KPI [indicador-chave de desempenho] e métricas que traçam o perfil de compra, entre os quais se destacam: o número, valor médio e total de transações, o CLTV [Combined Loan To Value] e RFM [Recency, Frequency, Monetary] do cliente, a taxa de retenção e conversão, o grau de satisfação e a taxa de sucesso. Além de métricas de cliente, o software permite analisar as taxas de conversões das comunicações nas campanhas, ou seja, dos SMS/E-mail/Contatos efetuados quais foram entregues e resultaram em compras.
Como se consegue transformar essa informação em valor acrescentado para o negócio?
Ao ter acesso a informação organizada e em tempo real as empresas conseguem rentabilizar o tempo despendido na descodificação de dados e maximizar os seus resultados, comunicando de forma assertiva e inteligente com os seus públicos-alvo. Com isso, conseguem não só otimizar as ações de marketing como também incrementar o valor médio de compras e número de compras repetidas.
Quais as vantagens da solução para uma comunicação personalizada?
Tendo como base o perfil e o cabaz de compra de cada de cliente é possível criar segmentos homogéneos e comunicar de forma personalizada com cada um deles, através da utilização do canal de comunicação mais adequado.
E como é que a solução ajuda a fidelizar?
Criando uma proposta de valor aumentada para cada tipo de cliente, possibilitando a atribuição de benefícios em função do seu comportamento e o fornecimento de informação exclusiva e ajustada às suas preferências. Oferecendo uma comunicação adequada à sua posição no ciclo de compra, criando empatia e alimentando uma relação de continuidade com a marca.
A plataforma ajuda também a ganhar novos clientes?
A solução tem como objetivo principal apoiar as empresas a fidelizar e rentabilizar a carteira de clientes existente, em última análise incrementando a taxa de retenção.
É inquestionável que nas estratégias de fidelização, a excelência do serviço e o acompanhamento do cliente são fatores chave de sucesso. Se os retalhistas mantiverem uma boa relação de reciprocidade com o seu cliente, inevitavelmente conseguirão por recomendação dos mesmos atrair novos clientes motivados.
A solução possibilita o aumento médio das vendas entre 5 e 35%, dependendo do negócio. Como chegaram a este número?
De acordo com vários investigadores, o custo de adquirir continuamente novos clientes é superior aos custos de reter os clientes existentes, sendo que se aumentarmos em média 5% a taxa de retenção conseguimos potenciar os lucros entre 25% a 95% (fonte: Harvard Business School – “E-loyalty – Your Screet Weapon on the Web”), porém estes parâmetros relacionam-se diretamente com as condições do mercado em análise. No caso supracitado, o aumento médio das vendas entre 5% a 35%, baseia-se na experiência e ‘case study’ levado a cabo com o cliente Seaside, em 2014.