Análise Consumo FMCG Homepage Newsletter

Eletrodomésticos e telecomunicações salvam bens tecnológicos de uma profunda depressão

Por a 17 de Fevereiro de 2016 as 16:46

electrodomesticos.jpgO mercado português de Bens de Consumo Tecnológicos (TCG) esteve mais uma vez abaixo da linha de água no quarto trimestre de 2015, face a igual período do ano anterior.

Os aparelhos domésticos registaram a melhor perfomance, tal como as telecomunicações (TC), que registaram um crescimento marginal. Os outros setores reforçaram ou mantiveram tendências negativas em contraste com os dois primeiros trimestres de 2015. O mercado global de TCG em Portugal atingiu €730 milhões no último trimestre de 2015, menos 5% face ao trimestre anterior.

Eletrónica Consumo: Som em crescimento

O mercado da eletrónica de consumo apresentou-se muito estável face ao período homólogo, registando um decréscimo de 6,7%. No acumulado do ano registou uma tendência negativa de 10% em valor. Contrariando a tendência negativa do setor, as ‘docking mini speakers’ apresentam um crescimento de 26% face ao anterior ano.

Fotografia: Fotos com mais qualidade

O mercado de fotografia continuou a apresentar quebras, tendo o quarto trimestre registado um crescimento negativo de 14% comparativamente com o período homólogo. Apesar de 2015 ter terminado com uma queda de 20%, o preço médio regista um crescimento de 26% impulsionado pelas câmaras compactas com e sem lente fixa de sensores de maior dimensão.

Grandes Eletrodomésticos: Lideram o crescimento

O último trimestre do ano de 2015 confirmou o bom desempenho das vendas no setor dos eletrodomésticos. Exceto para as máquinas de lavar/ seca roupa, todos os produtos estão bastante positivos. No último trimestre de 2015, este setor cresceu 7%, superando a média do ano, tornando-se o setor com melhor desempenho no índice TEMAX para 2015.

Pequenos Eletrodomésticos: Tempo de comprar

Os pequenos eletrodomésticos apresentaram um melhor desempenho no último trimestre de 2015, mas a tendência é de estagnação e ficou abaixo da média do ano (1%). A maioria dos produtos de cozinha, casa e de cuidados pessoais foram crescendo, enquanto os sazonais, como aquecimento, tiveram um pior desempenho no final do ano. Isto confirma os pequenos domésticos como um dos melhores setores ao nível da faturação durante todo o ano.

Tecnologias de Informação: Media Tablets continuam com tendência negativa

Apesar de o quarto trimestre de 2015 ter ficado um pouco acima do trimestre anterior, cai face ao período homólogo em 17%. 2015 encerra assim com uma queda 13% em valor neste setor, sendo que os media tablets registam a queda mais significativa deste setor.

Telecomunicações: Trimestre negativo mas ano positivo!

O setor das telecomunicações caiu 9% em valor no último trimestre do ano relativamente ao período homólogo. Com um total de 737 milhões de euros, este segmento cresceu 2% em valor no acumulado de 2015. Os smartphones foram, mais uma vez, o equipamento na área das telecomunicações que apresentou taxas de crescimento mais fortes.

Office Equipment: Laser em crescimento

O último trimestre de 2015 registou um crescimento de 3,3% face ao período homólogo, terminando o ano com uma tendência positiva de 3,9%. Este setor continua a ser dominado pelos tinteiros e tonners, no entanto as impressoras laser têm vindo crescer.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *