Análise Consumo FMCG Homepage Newsletter

Blogues de moda influenciam decisão da maioria dos seus seguidores

Por a 16 de Fevereiro de 2016 as 12:35

A pipoca mais doceAté que ponto é que os blogues de moda influenciam e determinam as decisões de compra dos seus seguidores? A resposta a esta questão é dada pelo mais recente estudo realizado pelo “IPAM – The Marketing School” que procura aferir o peso que os conteúdos disponibilizados nos blogues de moda têm no processo de pré-compra dos seus mini-saia_blogleitores.

A investigação confirma e atesta o impacto que estas páginas assumem nas decisões de consumo dos seus seguidores: mais de 60% dos inquiridos assume que os blogues de moda influenciam as suas intenções de compra.

Um total de 72% dos indivíduos inquiridos afirma utilizar blogues de moda como fonte de informação pré-compra. Destes, cerca de dois terços admitem que o fazem “muitas vezes” ou “quase sempre”. “Fonte de informação” ou “fonte de inspiração”, são as principais razões para iniciar e manter a leitura de blogues de moda. Mais de metade dos seguidores de blogues visitam estas páginas diariamente (32,9%) ou quase todos os dias (22,7%).

Confiança em blogs trabalhados por consumidores

Três em cada quatro leitores (73 por cento) inquiridos admite sentir-se mais influenciado pelos ‘posts’, ‘reviews’ e opiniões partilhados pelos bloggers do que por qualquer outra forma de comunicação como, por exemplo, ‘banners’ (publicidade). No que diz respeito à credibilidade da informação disponibilizada, 84% dos indivíduos revela depositar mais confiança nos blogues de moda que são orientados e trabalhados por consumidores do que os que são desenvolvidos por marcas. 80% dos inquiridos, por sua vez, revela ainda que os blogues desenvolvidos pelos consumidores exercem maior influência para a compra quando comparados com os blogues corporativos.

Perfil do leitor

O estudo traça ainda o perfil-tipo dos leitores de blogues de moda em Portugal. São jovens adultos e, na sua esmagadora maioria, do sexo feminino. Um total de 74 por cento tem menos de 35 anos, mais de metade (61,4 por cento) são solteiros e têm formação superior (86 por cento).

Da autoria de André Carvalho, investigador e aluno de Mestrado do IPAM – The Marketing School, o estudo teve como base um inquérito efetuado junto de 498 leitores de blogues.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *