Distribuição Homepage Logística Newsletter

Reciclagem de embalagens cresce 5% nos lares e pequeno comércio

Por a 15 de Fevereiro de 2016 as 14:54

LVM_SPVA Sociedade Ponto Verde (SPV) encaminhou para reciclagem, em 2015, mais 5% de resíduos de embalagens provenientes dos ecopontos e recolha porta a porta. Foram encaminhadas para reciclagem 442 mil toneladas de embalagens (de origem doméstica e provenientes do pequeno comércio e do canal horeca (hotéis, restaurantes e cafés). Este valor representa um crescimento de seis por cento relativamente a 2014, sendo o valor mais elevado de sempre das embalagens recuperadas no fluxo urbano.
Embora todos os materiais recuperados através da recolha seletiva tenham crescido no ano passado, totalizando 320.629 toneladas. O vidro cresceu 5% para as 160.813 toneladas; o plástico aumentou 13% para as 54.536 toneladas; o papel/cartão subiu 2,5% atingindo as 91.623 toneladas; o metal avançou 8%, alcançando as 9.108 toneladas; e, por último, a madeira registou um crescimento de 27%, fixando-se nas 4.537 toneladas.
Nos últimos 20 anos, a Sociedade Ponto Verde, enquanto entidade responsável em Portugal pela gestão dos resíduos de embalagens, tem sido o motor para o crescimento da recolha seletiva rentabilizando desta forma a infraestrutura de ecopontos e porta a porta, assim como para a consciencialização ambiental dos portugueses, salienta Luís Veiga Martins, diretor geral da SPV. No global dos dois fluxos (urbano e não urbano), a Sociedade Ponto Verde enviou para reciclagem 729 mil toneladas de embalagens, um valor em linha com o resultado do ano anterior.

A Sociedade Ponto Verde está com os portugueses desde o início da reciclagem em Portugal. Desde a sua criação em 1996, foram encaminhados para reciclagem mais de 6,8 milhões de toneladas de resíduos de embalagens, o equivalente ao peso de três Pontes Vasco da Gama. Atualmente, 7 em cada 10 lares portugueses fazem a separação de embalagens.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *