FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Servir um copo de vinho sem retirar a rolha da garrafa

Por a 10 de Fevereiro de 2016 as 15:21

Heritage Wines_sistema CoravinAbrir uma garrafa, provar o vinho e voltar a guardá-la, sem comprometer a qualidade, é agora possível com o lançamento do Coravin, um sistema que permite servir vinho da garrafa sem nunca retirar a rolha.

Pensado e desenvolvido nos EUA por um enófilo que pretendia desfrutar da sua coleção privada de vinhos de forma livre, Coravin estreia-se agora em Portugal pelas mãos da Heritage Wines. Uma ideia inovadora descrita por Robert Parker, crítico de vinhos norte-americano, como “o produto mais transformador e excitante para apreciadores de vinho desenvolvido ou inventado em mais de 30 anos”.

Mas o que torna este sistema tão especial? Em primeiro lugar, permite prolongar a durabilidade do vinho e multiplicar os momentos em que é servido, em particular em restaurantes e wine bars com serviço de vinho a copo. Depois, permite explorar garrafeiras e avaliar o estado de evolução dos vinhos de guarda, decidindo se é ou não o momento certo para os abrir e partilhar.

“O segredo deste sistema está na agulha fina e oca introduzida na rolha (apenas funciona em cortiça) para chegar ao vinho, sem a danificar. De seguida, a garrafa é pressurizada com Árgon, um gás inerte usado no processo de produção de vinho, que permite que o vinho saia pela agulha substituindo o espaço que este ocupava sem deixar entrar oxigénio (evitando a oxidação). Assim que a agulha é removida, a rolha retoma a sua forma e o vinho restante continua a evoluir naturalmente durante meses ou mesmo anos”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *