Servir um copo de vinho sem retirar a rolha da garrafa
Robert Parker, crítico de vinhos norte-americano, diz que o Coravin é “o produto mais transformador e excitante para apreciadores de vinho desenvolvido ou inventado em mais de 30 anos”
Rita Gonçalves
Ferreira do Zêzere organiza Festival Gastronómico do Ovo
Lidl investe na abertura de loja em Gaia e reabertura em Paços de Ferreira
Amarguinha apresenta novos sabores da gama cremosa
Época natalícia de 2024 será mais competitiva para o retalho mundial
Garland Academy celebra um ano e lança novos projetos formativos
Bruno Amaro assume o Departamento de Rural da Savills Portugal
Saldos são momento promocional mais crítico para Portugal
Quinta da Lagoalva lança Reserva Alfrocheiro e Syrah de 2021
Normal reforça presença em Lisboa com nova loja de rua
Quinta do Pessegueiro lança a quarta edição limitada do Plenitude
Abrir uma garrafa, provar o vinho e voltar a guardá-la, sem comprometer a qualidade, é agora possível com o lançamento do Coravin, um sistema que permite servir vinho da garrafa sem nunca retirar a rolha.
Pensado e desenvolvido nos EUA por um enófilo que pretendia desfrutar da sua coleção privada de vinhos de forma livre, Coravin estreia-se agora em Portugal pelas mãos da Heritage Wines. Uma ideia inovadora descrita por Robert Parker, crítico de vinhos norte-americano, como “o produto mais transformador e excitante para apreciadores de vinho desenvolvido ou inventado em mais de 30 anos”.
Mas o que torna este sistema tão especial? Em primeiro lugar, permite prolongar a durabilidade do vinho e multiplicar os momentos em que é servido, em particular em restaurantes e wine bars com serviço de vinho a copo. Depois, permite explorar garrafeiras e avaliar o estado de evolução dos vinhos de guarda, decidindo se é ou não o momento certo para os abrir e partilhar.
“O segredo deste sistema está na agulha fina e oca introduzida na rolha (apenas funciona em cortiça) para chegar ao vinho, sem a danificar. De seguida, a garrafa é pressurizada com Árgon, um gás inerte usado no processo de produção de vinho, que permite que o vinho saia pela agulha substituindo o espaço que este ocupava sem deixar entrar oxigénio (evitando a oxidação). Assim que a agulha é removida, a rolha retoma a sua forma e o vinho restante continua a evoluir naturalmente durante meses ou mesmo anos”.