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Little Buddha aposta em Portugal por ser residência de “grandes empresas que apostam na inovação”

Por a 5 de Fevereiro de 2016 as 12:17
Ana_Higuera_Little Buddha

Colombiana Ana Higuera abre filial da Little Buddha no Porto

Fundada em Barcelona há oito anos pela mão de Bertrand Massane, ex-diretor de marketing de empresas ligadas ao grande consumo, como a Danone e a Reckitt Benckiser, a agência de ‘brand design’ Little Buddha abriu uma filial no Porto no verão do ano passado, sob a batuta da colombiana Ana Higuera, a viver na Invicta há cerca de três anos.

Licenciada em Engenharia Industrial pela Universidade Nacional de Colômbia e com uma especialização em Direção de Marketing na Universidade de Barcelona, Ana Higuera exercia funções de brand manager na Gallina Blanca, empresa líder em Espanha no mercado de sopas e caldos, quando, enquanto cliente, contratou os serviços da Little Buddha. Ao longo do seu percurso profissional passou pelo “departamento de marketing de diversas empresas com marcas líderes” no grande consumo.

“O convite para liderar este projeto nasceu de uma conversa que tive com o fundador Bertrand Massane, já em janeiro deste ano, a propósito da internacionalização da empresa”, conta em entrevista ao Hipersuper a coordenadora do trabalho da agência a partir do Porto. “O facto de sempre ter valorizado o trabalho desenvolvido pela agência, aliado à condição de estar a viver no Porto há três anos, tornou esta decisão num grande desafio para mim. Mas também a minha paixão pelo marketing, a par do conhecimento que reuni sobre os consumidores e a vontade de ajudar a construir marcas, foram fatores decisivos para a minha integração na equipa desta agência internacional”.

Com presença física em quatro países – além de Portugal, Espanha, Reino Unido e França – a Little Buddha desenvolve projetos para mais de 20 países, como EUA, Canadá, Rússia e Alemanha, entre outros. “Já tínhamos desenvolvido alguns projetos para Portugal geridos diretamente a partir de Barcelona. Empresas como a Henkel e as rações Ultima (Affinity) fazem parte dos nossos clientes”.

O mercado português é estratégico por ser residência de “grandes empresas que apostam na inovação”, sublinha Ana Higuera. “Reforçar a presença na Península Ibérica e aproximar a agência dos países de língua portuguesa como Brasil e Angola”, são alguns dos principais objetivos da expansão para o nosso País. A escolha do Porto para abertura de escritório não é alheia ao facto de a região Norte (concretamente o Grande Porto) “concentrar importantes grupos económicos em diversos setores, como laticínios, bebidas, vinhos, distribuição e setor alimentar em geral”.

Criação, estratégia e desenvolvimento de marcas (naming, branding, identidade coorporativa), packaging, design de produtos, comunicação e ‘brand engagement (incluindo ativação no ponto de venda), fazem parte dos serviços que a agência disponibiliza agora também às empresas portuguesas do mercado de bens de grande consumo.

XTRAAtivação no ponto de venda

A diretora de projeto da Little Buddha é por enquanto, nesta fase inicial, a única funcionária da filial portuense da agência que a breve prazo vai contratar uma gestora de contas e um designer, ambos de nacionalidade portuguesa, para reforçar a equipa que vai trabalhar o mercado luso. “Mas da nossa equipa de Barcelona, constituída por mais de 35 profissionais oriundos de mais de dez países, estão destacadas duas diretoras de projeto e uma equipa de designers para dar resposta aos ‘briefings’ das empresas portuguesas. Aliás, a multiculturalidade e a multidisciplinariedade – conjunto de profissionais com uma vasta experiência em marketing de grande consumo, criativos e gestores de conta com experiência em agências multinacionais – constituem dois fatores de diferenciação no ADN da agência”. A empresa procura perfis internacionais e aposta forte no talento para “marcar a diferença no mercado”.

O que traz, então, a agência de ‘brand design’ de inovador ao mercado nacional? “O talento, a experiência e a visão únicas de profissionais oriundos de distintos mercados, destilando esta visão do mundo nas soluções que apresentam; a experiência de profissionais de marketing com provas dadas no mercado empresarial que permite melhor entender e até desafiar o briefing do cliente; e ainda a experiência multi-setor e multi-categoria que confere uma visão 360 graus que abrange alimentação, bebidas, higiene, cosmética, entre outros setores. Por exemplo, no vinho temos trabalhado para muitas marcas espanholas, conhecemos muito bem o setor e as suas dinâmicas”.

A Little Buddha promete a construção de estratégias diferenciadoras para as empresas que queiram dar uma “nova vida às suas marcas”. Concretamente para a indústria de retalho, a agência trabalha o ‘branding’ desde a fase inicial de design até à ativação no ponto de venda. “Trabalhamos a comunicação gráfica da marca, incluindo: ativação na loja, design das peças de comunicação – expositores, ilhas, cartazes, painéis, ‘stickers’ e ‘display’, entre outros materiais como ‘sales folders’ e ‘roll-up’”.

A empresa deverá ter fechado o exercício de 2015 com um volume de negócios global de cerca de 1,5 milhões de euros, mais 15% face a igual período do ano anterior.

Nova estratégia de comunicaçãoLittle_Buddha

Depois de oito anos a fazer “levitar” as marcas, a Little Buddha lançou uma nova identidade corporativa e um novo site. A operar no mercado luso desde julho deste ano, a agência de ‘brand design’ adota uma imagem renovada, a par de uma nova política de comunicação nos meios digitais e nas redes sociais. “O novo logotipo e a nova estratégia traduzem a forma como a agência perceciona o processo criativo e estratégico de cada projeto, processo esse que conta com a participação de uma equipa multicultural, com cerca de 10 nacionalidades diferentes, o que permitiu criar uma metodologia de ‘brand design’ muito característica e diferenciada”.

Além da imagem, a marca estreia uma “nova política de comunicação nos meios digitais e nas redes sociais. O novo site foi redesenhado com o objetivo de criar um espaço de comunicação mais prático, atual e útil, e de forma a projetar o amplo portefólio da agência, que trabalha com marcas de setores tão diversos como alimentação, bebidas, higiene e cosmética, ração para animais”, entre outros. Quando se apresenta no site, a agência revela o seu ADN em Manifesto que, segundo o fundador, Bertrand Massanes, “reflete o eixo diferencial e a vantagem competitiva”.

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